A UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO UM POTENCIAL LÚDICO PARA A INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA PLANA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35668 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4849 "inscrito_id" => 1940 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO UM POTENCIAL LÚDICO PARA A INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "Este trabalho propõe algumas reflexões sobre o ensino de Matemática, utilizando o Tangram como um recurso didático para introdução de conceitos de Geometria Plana. A construção do Tangram, através do contexto histórico e da oficina para a manipulação das peças como jogo, possibilitou aos alunos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos por meio de material didático concreto de fácil acesso. A metodologia foi organizada a partir de uma abordagem qualitativa, em uma pesquisa de campo. A turma contemplada foi do 8º ano de uma Escola Estadual situada no Sítio Gavião, zona rural de Juazeiro do Norte-CE. Os sujeitos estudados foram 18 alunos. Buscou-se realizar uma atividade que fosse capaz de aproximar o conteúdo matemático da realidade dos alunos. Desta forma, o Tangram, que é um jogo constituído por figuras geométricas, foi usado levando em consideração que essas figuras também estão presentes em nosso cotidiano. Dessa forma, procurou-se enfatizar uma aplicação do conteúdo através de uma proposta lúdica na qual, inicialmente, falou-se do contexto em que as formas geométricas estariam presentes na atividade. Após terem reconhecido as formas que seriam trabalhadas no Tangram, em grupos, os próprios alunos iriam construir os seus. Após a atividade lúdica, foi requisitado uma breve apresentação, tratando do que entenderam sobre figuras geométricas. Neste contexto, concluiu-se que é de significativa importância para o professor utilizar jogos, brincadeiras e outros recursos que sirvam como suporte para desenvolver aspectos afetivos, motores, sociais e de compreensão da realidade, além de provocar desafios e, acima de tudo, instigar os alunos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAS GEOMÉTRICAS, TANGRAM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1940_17102017120621.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMYA DE OLVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "SAMYA LIMA" "autor_email" => "samyasol@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35668 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4849 "inscrito_id" => 1940 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO UM POTENCIAL LÚDICO PARA A INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "Este trabalho propõe algumas reflexões sobre o ensino de Matemática, utilizando o Tangram como um recurso didático para introdução de conceitos de Geometria Plana. A construção do Tangram, através do contexto histórico e da oficina para a manipulação das peças como jogo, possibilitou aos alunos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos por meio de material didático concreto de fácil acesso. A metodologia foi organizada a partir de uma abordagem qualitativa, em uma pesquisa de campo. A turma contemplada foi do 8º ano de uma Escola Estadual situada no Sítio Gavião, zona rural de Juazeiro do Norte-CE. Os sujeitos estudados foram 18 alunos. Buscou-se realizar uma atividade que fosse capaz de aproximar o conteúdo matemático da realidade dos alunos. Desta forma, o Tangram, que é um jogo constituído por figuras geométricas, foi usado levando em consideração que essas figuras também estão presentes em nosso cotidiano. Dessa forma, procurou-se enfatizar uma aplicação do conteúdo através de uma proposta lúdica na qual, inicialmente, falou-se do contexto em que as formas geométricas estariam presentes na atividade. Após terem reconhecido as formas que seriam trabalhadas no Tangram, em grupos, os próprios alunos iriam construir os seus. Após a atividade lúdica, foi requisitado uma breve apresentação, tratando do que entenderam sobre figuras geométricas. Neste contexto, concluiu-se que é de significativa importância para o professor utilizar jogos, brincadeiras e outros recursos que sirvam como suporte para desenvolver aspectos afetivos, motores, sociais e de compreensão da realidade, além de provocar desafios e, acima de tudo, instigar os alunos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAS GEOMÉTRICAS, TANGRAM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1940_17102017120621.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMYA DE OLVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "SAMYA LIMA" "autor_email" => "samyasol@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }