Este trabalho propõe algumas reflexões sobre o ensino de Matemática, utilizando o Tangram como um recurso didático para introdução de conceitos de Geometria Plana. A construção do Tangram, através do contexto histórico e da oficina para a manipulação das peças como jogo, possibilitou aos alunos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos por meio de material didático concreto de fácil acesso. A metodologia foi organizada a partir de uma abordagem qualitativa, em uma pesquisa de campo. A turma contemplada foi do 8º ano de uma Escola Estadual situada no Sítio Gavião, zona rural de Juazeiro do Norte-CE. Os sujeitos estudados foram 18 alunos. Buscou-se realizar uma atividade que fosse capaz de aproximar o conteúdo matemático da realidade dos alunos. Desta forma, o Tangram, que é um jogo constituído por figuras geométricas, foi usado levando em consideração que essas figuras também estão presentes em nosso cotidiano. Dessa forma, procurou-se enfatizar uma aplicação do conteúdo através de uma proposta lúdica na qual, inicialmente, falou-se do contexto em que as formas geométricas estariam presentes na atividade. Após terem reconhecido as formas que seriam trabalhadas no Tangram, em grupos, os próprios alunos iriam construir os seus. Após a atividade lúdica, foi requisitado uma breve apresentação, tratando do que entenderam sobre figuras geométricas. Neste contexto, concluiu-se que é de significativa importância para o professor utilizar jogos, brincadeiras e outros recursos que sirvam como suporte para desenvolver aspectos afetivos, motores, sociais e de compreensão da realidade, além de provocar desafios e, acima de tudo, instigar os alunos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.