Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA EREM MACIEL MONTEIRO NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA, PE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ALUNOS SURDOS, INCLUSÃO Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar quais dificuldades encontradas pelos docentes, discentes surdos e pela escola no ensino e aprendizagem matemática, analisando os depoimentos e ações de todos os envolvidos nesse processo. Os lócus da pesquisa se deu na Escola de Referência em Ensino Médio Maciel Monteiro do município de Nazaré da Mata – PE. O trabalho é do tipo exploratório, não detido a descrever ou explicar um fenômeno. Trata-se de um estudo de caso com busca bibliográfica e com pesquisa de campo, através de entrevistas nas quais coletou informações e depoimentos das pessoas envolvidas sobre o assunto abordado. Foram abrangidas na elaboração dos dados três alunos surdos, dois professores de matemática, três interpretes de língua portuguesa/libras e coordenação escolar do local. Na escola pode-se constar que a problemática do ensino vai além de uma dificuldade do aluno, mas, na verdade, que a problemática maior gira em torno da falta de preparação dos profissionais para lhe dar com a situação e dos défices que os alunos carregam da sua alfabetização. Os professores de matemática mostraram-se despreparados para trabalhar com alunos surdos e um dos motivos para isso ocorrer deve-se a formação das nossas universidades que não prepara academicamente o profissional para lhe dar com esses tipos de situações. E, por mais que a escola busque conseguir recursos para melhorar no ensino para os deficientes, ainda se tem uma carência de atenção para esse ponto, acarretando mais dificuldades nesse processo de aprendizagem. A grande preocupação dos professores é conseguir fazer os alunos entenderem a mensagem proposta na atividade, pois na escola Maciel Monteiro os alunos realizam seus estudos juntamente com interpretes e a formação desses profissionais não são efetuadas com a qualidade que o cargo demanda. Assim, acaba, por muitas vezes, as atividades matemáticas tomando um novo rumo e não sendo trabalhado e entendido pelo aluno como deveria acontecer, comprometendo seus desenvolvimento na área. Por isso, este trabalho nos traz a problemática com base em um caso de uma escola especifica, com intuito de causar reflexão e inquietude sobre o tema de forma que possamos perceber a necessidade de analisarmos o quanto é importante a preocupação com a educação para os deficientes auditivos, devendo ter uma atenção maior por partes de todos os profissionais da educação envolvidos e assim possamos atingir uma educação inclusiva e de qualidade.

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