AS CUIDADORAS RESIDENTES E O TRABALHO EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO: PROCESSOS EDUCATIVOS
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O trabalho realizado nas instituições de acolhimento é bastante complexo, envolvendo, por exemplo, a consideração ao desenvolvimento integral dos sujeitos e às situações de separação e violência que já vivenciaram, a fim de se trabalhar a apropriação e ressignificação de sua história de vida, com fortalecimento de sua autonomia, cidadania e inserção social. Para isso, os profissionais atuantes nesse espaço precisam passar por uma formação introdutória acerca das especificidades de sua atuação, o que inclui uma capacitação prática, bem como por um processo de formação continuada, para reflexão da rotina e do atendimento que está sendo realizado. Diante disso, este trabalho objetiva discutir como esses processos educativos são percebidos por uma cuidadora residente, aqui denominada Ana, responsável por uma das casas-lares de uma instituição de acolhimento atuante na região metropolitana de Natal-RN, utilizando-se como procedimentos metodológicos: observações participantes e entrevista semiestruturada. Nas formações periódicas realizadas pela pedagoga da equipe técnica com as cuidadoras da ONG, há discussões acerca do método de avaliação do atendimento, de modo que a avaliação do serviço ofertado exige das cuidadoras um processo de autorreflexão acerca do seu fazer cotidiano. Ana destaca a necessidade de se trabalhar individualmente com cada sujeito acolhido, a partir das demandas que chegam a ela, identificadas na relação com as crianças e adolescentes à medida que vai conhecendo suas histórias de vida. 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