Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CUIDADORAS RESIDENTES E O TRABALHO EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO: PROCESSOS EDUCATIVOS

Palavra-chaves: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL, PROCESSOS EDUCATIVOS, CUIDADOR RESIDENTE Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35919
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2712
    "inscrito_id" => 4514
    "titulo" => "AS CUIDADORAS RESIDENTES E O TRABALHO EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO: PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "resumo" => "No sistema de garantia de direitos para crianças e adolescentes no Brasil, o acolhimento institucional constitui uma das medidas protetivas ofertadas aos sujeitos que dele necessitem. O trabalho realizado nas instituições de acolhimento é bastante complexo, envolvendo, por exemplo, a consideração ao desenvolvimento integral dos sujeitos e às situações de separação e violência que já vivenciaram, a fim de se trabalhar a apropriação e ressignificação de sua história de vida, com fortalecimento de sua autonomia, cidadania e inserção social. Para isso, os profissionais atuantes nesse espaço precisam passar por uma formação introdutória acerca das especificidades de sua atuação, o que inclui uma capacitação prática, bem como por um processo de formação continuada, para reflexão da rotina e do atendimento que está sendo realizado. Diante disso, este trabalho objetiva discutir como esses processos educativos são percebidos por uma cuidadora residente, aqui denominada Ana, responsável por uma das casas-lares de uma instituição de acolhimento atuante na região metropolitana de Natal-RN, utilizando-se como procedimentos metodológicos: observações participantes e entrevista semiestruturada. Nas formações periódicas realizadas pela pedagoga da equipe técnica com as cuidadoras da ONG, há discussões acerca do método de avaliação do atendimento, de modo que a avaliação do serviço ofertado exige das cuidadoras um processo de autorreflexão acerca do seu fazer cotidiano. Ana destaca a necessidade de se trabalhar individualmente com cada sujeito acolhido, a partir das demandas que chegam a ela, identificadas na relação com as crianças e adolescentes à medida que vai conhecendo suas histórias de vida. Assim, percebe-se a importância da formação continuada, trabalho realizado pela equipe técnica com as cuidadoras residentes, para que estas possam, sempre conscientes de seu papel no desenvolvimento e formação dos sujeitos acolhidos, atender aos princípios e aspectos destacados pelas orientações técnicas e diretrizes que regem o seu trabalho, voltado à proteção e garantia de direitos para crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL, PROCESSOS EDUCATIVOS, CUIDADOR RESIDENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID4514_17092017083136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BLENDA CARINE DANTAS DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "BLENDA MEDEIROS"
    "autor_email" => "blenda_carine@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35919
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2712
    "inscrito_id" => 4514
    "titulo" => "AS CUIDADORAS RESIDENTES E O TRABALHO EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO: PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "resumo" => "No sistema de garantia de direitos para crianças e adolescentes no Brasil, o acolhimento institucional constitui uma das medidas protetivas ofertadas aos sujeitos que dele necessitem. O trabalho realizado nas instituições de acolhimento é bastante complexo, envolvendo, por exemplo, a consideração ao desenvolvimento integral dos sujeitos e às situações de separação e violência que já vivenciaram, a fim de se trabalhar a apropriação e ressignificação de sua história de vida, com fortalecimento de sua autonomia, cidadania e inserção social. Para isso, os profissionais atuantes nesse espaço precisam passar por uma formação introdutória acerca das especificidades de sua atuação, o que inclui uma capacitação prática, bem como por um processo de formação continuada, para reflexão da rotina e do atendimento que está sendo realizado. Diante disso, este trabalho objetiva discutir como esses processos educativos são percebidos por uma cuidadora residente, aqui denominada Ana, responsável por uma das casas-lares de uma instituição de acolhimento atuante na região metropolitana de Natal-RN, utilizando-se como procedimentos metodológicos: observações participantes e entrevista semiestruturada. Nas formações periódicas realizadas pela pedagoga da equipe técnica com as cuidadoras da ONG, há discussões acerca do método de avaliação do atendimento, de modo que a avaliação do serviço ofertado exige das cuidadoras um processo de autorreflexão acerca do seu fazer cotidiano. Ana destaca a necessidade de se trabalhar individualmente com cada sujeito acolhido, a partir das demandas que chegam a ela, identificadas na relação com as crianças e adolescentes à medida que vai conhecendo suas histórias de vida. Assim, percebe-se a importância da formação continuada, trabalho realizado pela equipe técnica com as cuidadoras residentes, para que estas possam, sempre conscientes de seu papel no desenvolvimento e formação dos sujeitos acolhidos, atender aos princípios e aspectos destacados pelas orientações técnicas e diretrizes que regem o seu trabalho, voltado à proteção e garantia de direitos para crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL, PROCESSOS EDUCATIVOS, CUIDADOR RESIDENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID4514_17092017083136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BLENDA CARINE DANTAS DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "BLENDA MEDEIROS"
    "autor_email" => "blenda_carine@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No sistema de garantia de direitos para crianças e adolescentes no Brasil, o acolhimento institucional constitui uma das medidas protetivas ofertadas aos sujeitos que dele necessitem. O trabalho realizado nas instituições de acolhimento é bastante complexo, envolvendo, por exemplo, a consideração ao desenvolvimento integral dos sujeitos e às situações de separação e violência que já vivenciaram, a fim de se trabalhar a apropriação e ressignificação de sua história de vida, com fortalecimento de sua autonomia, cidadania e inserção social. Para isso, os profissionais atuantes nesse espaço precisam passar por uma formação introdutória acerca das especificidades de sua atuação, o que inclui uma capacitação prática, bem como por um processo de formação continuada, para reflexão da rotina e do atendimento que está sendo realizado. Diante disso, este trabalho objetiva discutir como esses processos educativos são percebidos por uma cuidadora residente, aqui denominada Ana, responsável por uma das casas-lares de uma instituição de acolhimento atuante na região metropolitana de Natal-RN, utilizando-se como procedimentos metodológicos: observações participantes e entrevista semiestruturada. Nas formações periódicas realizadas pela pedagoga da equipe técnica com as cuidadoras da ONG, há discussões acerca do método de avaliação do atendimento, de modo que a avaliação do serviço ofertado exige das cuidadoras um processo de autorreflexão acerca do seu fazer cotidiano. Ana destaca a necessidade de se trabalhar individualmente com cada sujeito acolhido, a partir das demandas que chegam a ela, identificadas na relação com as crianças e adolescentes à medida que vai conhecendo suas histórias de vida. Assim, percebe-se a importância da formação continuada, trabalho realizado pela equipe técnica com as cuidadoras residentes, para que estas possam, sempre conscientes de seu papel no desenvolvimento e formação dos sujeitos acolhidos, atender aos princípios e aspectos destacados pelas orientações técnicas e diretrizes que regem o seu trabalho, voltado à proteção e garantia de direitos para crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.