EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ÁCIDOS
E BASES CAMINHOS E DESCAMINHOS RUMO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O PRIMEIRO ANO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36936 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2946 "inscrito_id" => 3943 "titulo" => """ EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ÁCIDOS\r\n E BASES CAMINHOS E DESCAMINHOS RUMO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O PRIMEIRO ANO. """ "resumo" => "O trabalho parte de observação do ensino de química através da aula experimental ácido e bases caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa no ensino médio: Objetiva-se o desenvolvimento deste trabalho para verificar a importância de experimentos em Química e Ciências da Natureza. Considerando que o professor é o mediador desse processo na sala de aula. Pode abordar as relações existentes entre os fatos cotidianos e científicos, bem como apresentar os conteúdos que compõem os eixos temáticos numa visão interdisciplinar. Podendo contribuir para que o aluno seja um sujeito questionador e crítico, com as implicações da ciência e da tecnologia em sua vida diária. Para tanto, procede-se, a metodologia usada na analise dos dados obtidos, no ensino de química nas escolas do município de Açailândia – Maranhão, o que permite concluir que há dificuldades de relacionar a teoria e a prática. Foi aplicado um questionário para professores e alunos, realização de oficinas com substâncias encontradas no dia-a-dia, soluções de ácidos e bases, utilizando o indicador (extrato de repolho) fator principal para diferenciar ácidos de bases,e distribuição de panfletos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EXPERIMENTAÇÃO, CONSTRUÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3943_28092017154552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERBENA LUCIA GONZAGA" "autor_nome_curto" => "VERBENA LUCIA" "autor_email" => "verbenalucia2@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36936 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2946 "inscrito_id" => 3943 "titulo" => """ EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ÁCIDOS\r\n E BASES CAMINHOS E DESCAMINHOS RUMO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O PRIMEIRO ANO. """ "resumo" => "O trabalho parte de observação do ensino de química através da aula experimental ácido e bases caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa no ensino médio: Objetiva-se o desenvolvimento deste trabalho para verificar a importância de experimentos em Química e Ciências da Natureza. Considerando que o professor é o mediador desse processo na sala de aula. Pode abordar as relações existentes entre os fatos cotidianos e científicos, bem como apresentar os conteúdos que compõem os eixos temáticos numa visão interdisciplinar. Podendo contribuir para que o aluno seja um sujeito questionador e crítico, com as implicações da ciência e da tecnologia em sua vida diária. Para tanto, procede-se, a metodologia usada na analise dos dados obtidos, no ensino de química nas escolas do município de Açailândia – Maranhão, o que permite concluir que há dificuldades de relacionar a teoria e a prática. Foi aplicado um questionário para professores e alunos, realização de oficinas com substâncias encontradas no dia-a-dia, soluções de ácidos e bases, utilizando o indicador (extrato de repolho) fator principal para diferenciar ácidos de bases,e distribuição de panfletos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EXPERIMENTAÇÃO, CONSTRUÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3943_28092017154552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERBENA LUCIA GONZAGA" "autor_nome_curto" => "VERBENA LUCIA" "autor_email" => "verbenalucia2@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }