Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ÁCIDOS E BASES CAMINHOS E DESCAMINHOS RUMO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O PRIMEIRO ANO.

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EXPERIMENTAÇÃO, CONSTRUÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O trabalho parte de observação do ensino de química através da aula experimental ácido e bases caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa no ensino médio: Objetiva-se o desenvolvimento deste trabalho para verificar a importância de experimentos em Química e Ciências da Natureza. Considerando que o professor é o mediador desse processo na sala de aula. Pode abordar as relações existentes entre os fatos cotidianos e científicos, bem como apresentar os conteúdos que compõem os eixos temáticos numa visão interdisciplinar. Podendo contribuir para que o aluno seja um sujeito questionador e crítico, com as implicações da ciência e da tecnologia em sua vida diária. Para tanto, procede-se, a metodologia usada na analise dos dados obtidos, no ensino de química nas escolas do município de Açailândia – Maranhão, o que permite concluir que há dificuldades de relacionar a teoria e a prática. Foi aplicado um questionário para professores e alunos, realização de oficinas com substâncias encontradas no dia-a-dia, soluções de ácidos e bases, utilizando o indicador (extrato de repolho) fator principal para diferenciar ácidos de bases,e distribuição de panfletos.

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