Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VISÃO REFLEXIVA SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA E NEGRA

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, POVOS INDÍGENAS, POVO NEGRO Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Tendo como pressuposto o Livro didático como um dos norteadores do fazer docente, mais utilizado no cotidiano escolar, apresentamos através deste artigo, uma pesquisa em processo de andamento, intitulada “Livro Didático de História e as Questões sobre o Povo Indígena e Negro”, pesquisa essa, que se constitui em uma continuidade de pesquisas anteriores, realizadas pelo grupo de pesquisa Dialogando com a Diversidade Étnico-racial, em que se discuti a questão negra sendo acrescentado nessa nova proposta, também a questão indígena. Nessa nova proposta, as discussões sobre o LD terão como base o estudo de coleções de história do 1º ao 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é averiguar e analisar, qual conteúdo da história e cultura do povo indígena e negro está representado nos livros didáticos de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizados nas escolas da rede Municipal de Campina Grande. Para isso, inicialmente, pretendemos verificar quais os conteúdos da história referentes aos indígenas são representados nos livros didáticos de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental, quais os conteúdos da história referentes à temática afro-brasileira presentes, identificar os conteúdos das culturas indígena e negra que estão apresentados nos livros didáticos e, assim, posteriormente, poder avaliar qual a relação entre os povos indígenas e o povo negro representada nos livros didáticos utilizados nas escolas da rede Municipal de Campina Grande/PB. Durante o percurso de realização de nossa pesquisa, temos como meta analisar a pelo menos cinco coleções de livros didáticos de história usados na rede de ensino municipal, no intuito de descobrir se os livros usados estão coerentes com as diretrizes oficiais sobre a temática, bem como sensibilizar os/as professores/as da necessidade de estudar e aprofundar os conteúdos referentes à temática em questão para um melhor desempenho profissional. A metodologia utilizada em nossa pesquisa é de natureza qualitativa. Assim, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva uma vez que apresenta como finalidade conhecer, esclarecer e aprimorar conceitos e ideias sobre os povos indígena e negro e também uma pesquisa documental porque faremos uma abordagem sobre os conteúdos relacionados à temática indígena e afro-brasileira presentes no livro didático de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizados nas escolas da rede pública da cidade de Campina Grande. Buscaremos através desse estudo bibliográfico e documental, discutir os avanços da lei 11.645/2008 e suas reais possibilidades de aplicação nos ambientes educativos propostos para o estudo. Esperamos com esse trabalho, contribuir com a reflexão sobre o LD e a melhoria da qualidade de estudo sobre a temática indígena e negra.

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