A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: COMO TRABALHÁ-LAS DE FORMA SIGINIFICATIVA EM SALA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35070 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1850 "inscrito_id" => 583 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: COMO TRABALHÁ-LAS DE FORMA SIGINIFICATIVA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Considerando a importância da contação de história para uma aprendizagem significativa para a criança, este artigo tem como objetivo compreender como a contação de histórias e como pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de crianças, assim como investigar o surgimento da contação de histórias infantis e seu processo nos dias atuais. As inquietações surgiram na Disciplina de Psicologia da educação através de um trabalho proposto pela docente, na qual apresentaríamos formas lúdicas de aprendizagem para a educação infantil, ficando o grupo com a contação de histórias, e a partir deste, buscamos compreender como ocorre efetivamente o desenvolvimento infantil e um ensino promotor de aprendizagem com sentido. A pesquisa se encontra situada em três momentos: no primeiro ponto, discorremos uma breve história da descoberta da infância, posteriormente abordaremos as contribuições da história para o desenvolvimento da criança e por fim, procuramos apresentar como trabalhar a história de forma significativa dentro da sala de aula. O estudo é de cunho bibliográfico e qualitativo, no qual utilizamos autores como: RODRIGUES (2008), KUHLMANN E FERNANDES (2004), ARIÉS (1981), HEYWOOD (2004), SOUZA (2011), dentre outros para fundamentar a compreensão e a explanação da temática. Portanto, as histórias infantis se tornam cruciais no crescimento em todas as áreas que compõem a criança, seja desde o físico ao emocional. Sabemos que existem diversos aspectos que estão envolvidos diretamente com o desenvolvimento infantil. Ao percebermos que as histórias infantis contribuem de forma direta e indiretamente para as crianças da educação infantil, como também para os outros níveis, proporcionando prazer e várias formas de aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, DESENVOLVIMENTO, IMAGINAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID583_11092017133748.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ BEZERRA DE MORAES" "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ" "autor_email" => "anaa_bea@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35070 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1850 "inscrito_id" => 583 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: COMO TRABALHÁ-LAS DE FORMA SIGINIFICATIVA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Considerando a importância da contação de história para uma aprendizagem significativa para a criança, este artigo tem como objetivo compreender como a contação de histórias e como pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de crianças, assim como investigar o surgimento da contação de histórias infantis e seu processo nos dias atuais. As inquietações surgiram na Disciplina de Psicologia da educação através de um trabalho proposto pela docente, na qual apresentaríamos formas lúdicas de aprendizagem para a educação infantil, ficando o grupo com a contação de histórias, e a partir deste, buscamos compreender como ocorre efetivamente o desenvolvimento infantil e um ensino promotor de aprendizagem com sentido. A pesquisa se encontra situada em três momentos: no primeiro ponto, discorremos uma breve história da descoberta da infância, posteriormente abordaremos as contribuições da história para o desenvolvimento da criança e por fim, procuramos apresentar como trabalhar a história de forma significativa dentro da sala de aula. O estudo é de cunho bibliográfico e qualitativo, no qual utilizamos autores como: RODRIGUES (2008), KUHLMANN E FERNANDES (2004), ARIÉS (1981), HEYWOOD (2004), SOUZA (2011), dentre outros para fundamentar a compreensão e a explanação da temática. Portanto, as histórias infantis se tornam cruciais no crescimento em todas as áreas que compõem a criança, seja desde o físico ao emocional. Sabemos que existem diversos aspectos que estão envolvidos diretamente com o desenvolvimento infantil. Ao percebermos que as histórias infantis contribuem de forma direta e indiretamente para as crianças da educação infantil, como também para os outros níveis, proporcionando prazer e várias formas de aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, DESENVOLVIMENTO, IMAGINAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID583_11092017133748.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ BEZERRA DE MORAES" "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ" "autor_email" => "anaa_bea@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }