Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÃO DO PERSONALISMO À EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PRÁXIS EDUCATIVA, PERSONALISMO, EDUCAÇÃO PERSONALISTA, EDUCAÇÃO PERSONALISTA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36281
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3382
    "inscrito_id" => 1041
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO PERSONALISMO À EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa analisou as contribuições da Filosofia do Personalista nas práticas pedagógicas docente do ensino médio. E tem como objetivo descrever as contribuições que o Personalismo aporta no melhoramento das práxis pedagógicas. Tal filosofia supera as limitações da educação tradicional, buscando um equilíbrio entre o desenvolvimento das competências da educação para o mundo do trabalho, a educação para si, e uma educação para a formação da pessoa. Além disso, concretamente a Pedagogia Personalista concede nova visão antropológica, teleológica e metodológica que melhora as atividades pedagógicas docentes no ensino médio por contribuir plenamente com uma práxis educativa que coloca a pessoa no centro da educação, valorizando o ser humano na busca de sua plenitude, constituindo-se como guia e norte no desenvolvimento das potencialidades que são inerentes à condição da “pessoa” humana. A abordagem metodológica é com enfoque bibliográfico, com analise em algumas das obras dos autores como Mounier, Guardini, Maritain, Quiles, Freire, Winfried Böhm e outros; Consulta a artigos acadêmicos disponibilizados pela WEB. Dos resultados mais ressaltantes o personalismo valoriza o surgimento da liberdade pessoal, a ideia sobre a qual está assentada toda reflexão teleológica com poder ativo da vontade pelo qual o homem toma uma posição frente a si mesmo e dos demais. Com isso, o leva a criatividade, a autonomia, a autogestão, a cogestão e a emancipação do aluno; e a Educação Personalista que concede a educação um processo intrapessoal, com fundamentos antropológicos, sobretudo que na sua essência estão situados na íntima relação com o homem; e a Pedagogia Personalista que promove a capacidade humana de apropriar-se, de criar, de encontrar novas técnicas para se encaixar a situação do ambiente. Encontrar soluções para as adversidades é a sua habilidade, a comunicação é o fator que possibilita os sujeitos a coparticipação no ato de pensar, o que se dá por meio da reciprocidade, da intencionalidade e da não passividade, tudo isso, significa promover a concepção do educando e a finalidade da educação do Ensino Médio para a construção de uma sociedade auto gestionada e profundamente humanista, emancipadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PRÁXIS EDUCATIVA, PERSONALISMO, EDUCAÇÃO PERSONALISTA, EDUCAÇÃO PERSONALISTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1041_11102017230707.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ROSAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANTOS"
    "autor_email" => "psingrid@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD AMERICANA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36281
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3382
    "inscrito_id" => 1041
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO PERSONALISMO À EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa analisou as contribuições da Filosofia do Personalista nas práticas pedagógicas docente do ensino médio. E tem como objetivo descrever as contribuições que o Personalismo aporta no melhoramento das práxis pedagógicas. Tal filosofia supera as limitações da educação tradicional, buscando um equilíbrio entre o desenvolvimento das competências da educação para o mundo do trabalho, a educação para si, e uma educação para a formação da pessoa. Além disso, concretamente a Pedagogia Personalista concede nova visão antropológica, teleológica e metodológica que melhora as atividades pedagógicas docentes no ensino médio por contribuir plenamente com uma práxis educativa que coloca a pessoa no centro da educação, valorizando o ser humano na busca de sua plenitude, constituindo-se como guia e norte no desenvolvimento das potencialidades que são inerentes à condição da “pessoa” humana. A abordagem metodológica é com enfoque bibliográfico, com analise em algumas das obras dos autores como Mounier, Guardini, Maritain, Quiles, Freire, Winfried Böhm e outros; Consulta a artigos acadêmicos disponibilizados pela WEB. Dos resultados mais ressaltantes o personalismo valoriza o surgimento da liberdade pessoal, a ideia sobre a qual está assentada toda reflexão teleológica com poder ativo da vontade pelo qual o homem toma uma posição frente a si mesmo e dos demais. Com isso, o leva a criatividade, a autonomia, a autogestão, a cogestão e a emancipação do aluno; e a Educação Personalista que concede a educação um processo intrapessoal, com fundamentos antropológicos, sobretudo que na sua essência estão situados na íntima relação com o homem; e a Pedagogia Personalista que promove a capacidade humana de apropriar-se, de criar, de encontrar novas técnicas para se encaixar a situação do ambiente. Encontrar soluções para as adversidades é a sua habilidade, a comunicação é o fator que possibilita os sujeitos a coparticipação no ato de pensar, o que se dá por meio da reciprocidade, da intencionalidade e da não passividade, tudo isso, significa promover a concepção do educando e a finalidade da educação do Ensino Médio para a construção de uma sociedade auto gestionada e profundamente humanista, emancipadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PRÁXIS EDUCATIVA, PERSONALISMO, EDUCAÇÃO PERSONALISTA, EDUCAÇÃO PERSONALISTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1041_11102017230707.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ROSAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANTOS"
    "autor_email" => "psingrid@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD AMERICANA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa analisou as contribuições da Filosofia do Personalista nas práticas pedagógicas docente do ensino médio. E tem como objetivo descrever as contribuições que o Personalismo aporta no melhoramento das práxis pedagógicas. Tal filosofia supera as limitações da educação tradicional, buscando um equilíbrio entre o desenvolvimento das competências da educação para o mundo do trabalho, a educação para si, e uma educação para a formação da pessoa. Além disso, concretamente a Pedagogia Personalista concede nova visão antropológica, teleológica e metodológica que melhora as atividades pedagógicas docentes no ensino médio por contribuir plenamente com uma práxis educativa que coloca a pessoa no centro da educação, valorizando o ser humano na busca de sua plenitude, constituindo-se como guia e norte no desenvolvimento das potencialidades que são inerentes à condição da “pessoa” humana. A abordagem metodológica é com enfoque bibliográfico, com analise em algumas das obras dos autores como Mounier, Guardini, Maritain, Quiles, Freire, Winfried Böhm e outros; Consulta a artigos acadêmicos disponibilizados pela WEB. Dos resultados mais ressaltantes o personalismo valoriza o surgimento da liberdade pessoal, a ideia sobre a qual está assentada toda reflexão teleológica com poder ativo da vontade pelo qual o homem toma uma posição frente a si mesmo e dos demais. Com isso, o leva a criatividade, a autonomia, a autogestão, a cogestão e a emancipação do aluno; e a Educação Personalista que concede a educação um processo intrapessoal, com fundamentos antropológicos, sobretudo que na sua essência estão situados na íntima relação com o homem; e a Pedagogia Personalista que promove a capacidade humana de apropriar-se, de criar, de encontrar novas técnicas para se encaixar a situação do ambiente. Encontrar soluções para as adversidades é a sua habilidade, a comunicação é o fator que possibilita os sujeitos a coparticipação no ato de pensar, o que se dá por meio da reciprocidade, da intencionalidade e da não passividade, tudo isso, significa promover a concepção do educando e a finalidade da educação do Ensino Médio para a construção de uma sociedade auto gestionada e profundamente humanista, emancipadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.