NÓBREGA, Raquel. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38914>. Acesso em: 22/11/2024 05:15
A evasão escolar é apontada como um dos maiores entraves ao desenvolvimento das escolas públicas brasileiras. Presente em todos os períodos escolares, o abandono precoce é mais intenso das séries finais do ensino fundamental para as séries iniciais do ensino médio. Neste trabalho, novamente contextualizamos a temática discutida por profissionais que trabalham internamente nas escolas públicas, tais como alunos, professores e gestores, e por especialistas em educação, classificando fatores motivacionais da evasão escolar no ensino médio. Veremos que os aspectos motivadores são distribuídos em internos, ou que dizem respeito às questões interiores das escolas - como as relações interpessoais - e os externos, ou de ordem política, econômica e social. A metodologia indicada é de característica qualitativa e lança mão de referenciais teóricos e empíricos sobre evasão escolar no ensino médio das escolas públicas no Brasil. Entre os referenciais bibliográficos destacamos Silva (2016), Soares (2011) e Barroso (2008). Os referenciais empíricos são entrevistas realizadas em telejornais nacionais e documentários com especialistas na área da educação que problematizam a temática. Nosso intuito é fortalecer as reflexões sobre abandono escolar no Brasil, que constituindo um dilema atual e cotidiano deve ser pauta ininterrupta das investigações científicas e dos profissionais que atuam diretamente no interior das escolas.