Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO DE ESTUDANTES DE UM PROGRAMA DE CORREÇÃO DE DEFASAGEM IDADE-ANO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PESQUISA-AÇÃO, RELATO DE EXPERIÊNCIA Pôster (PO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37175
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 249
    "inscrito_id" => 3533
    "titulo" => "INCLUSÃO DE ESTUDANTES DE UM PROGRAMA DE CORREÇÃO DE DEFASAGEM IDADE-ANO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => """
      O presente artigo, de natureza descritiva, é desdobramento do projeto “Pisando o Chão da Escola” que teve por objetivo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão na busca pela inclusão de alunos no ensino de língua inglesa e pela formação de professores do curso de Letras Inglês do Instituto Federal de Brasília (IFB). Este texto apresenta um relato de experiência sobre a inclusão de alunos de um programa de correção de defasagem idade-ano de uma escola da Secretaria de Estado da Educação (SEE) do Distrito Federal no desenvolvimento de atividades inovadoras que buscassem integrar os estudantes por meio de práticas sociais do cotidiano. A primeira intervenção consistiu na simulação de um mercado em que os alunos deveriam se comunicar em língua inglesa; a segunda intervenção por meios de compras de produtos de higiene que traziam rótulos em inglês. \r\n
      Fazendo-se uso da pesquisa-ação, os participantes deste projeto de extensão em conjunto com estudantes das turmas de Práticas de Ensino II do curso de Letras realizaram observações durante as aulas de língua inglesa nas turmas do Programa para Avanço das Aprendizagens Escolares (PAAE), acompanharam as reuniões pedagógicas da escola, discutiram e planejaram as ações interventivas realizadas na escola com o grupo de professores e bolsistas membros do projeto. Esse processo teve a finalidade de se verificar como se dava o aprendizado da língua inglesa nas turmas desse programa de aceleração e, a partir dessas observações, foram propostas atividades interventivas para inclusão desses alunos no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, tendo sido estendidas aos alunos de recuperação do 6º, 7, 8° e 9° anos.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PESQUISA-AÇÃO, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA15_ID3533_17072017165240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MAYARA PEREIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA BARBOSA"
    "autor_email" => "juliana.mpb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37175
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 249
    "inscrito_id" => 3533
    "titulo" => "INCLUSÃO DE ESTUDANTES DE UM PROGRAMA DE CORREÇÃO DE DEFASAGEM IDADE-ANO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => """
      O presente artigo, de natureza descritiva, é desdobramento do projeto “Pisando o Chão da Escola” que teve por objetivo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão na busca pela inclusão de alunos no ensino de língua inglesa e pela formação de professores do curso de Letras Inglês do Instituto Federal de Brasília (IFB). Este texto apresenta um relato de experiência sobre a inclusão de alunos de um programa de correção de defasagem idade-ano de uma escola da Secretaria de Estado da Educação (SEE) do Distrito Federal no desenvolvimento de atividades inovadoras que buscassem integrar os estudantes por meio de práticas sociais do cotidiano. A primeira intervenção consistiu na simulação de um mercado em que os alunos deveriam se comunicar em língua inglesa; a segunda intervenção por meios de compras de produtos de higiene que traziam rótulos em inglês. \r\n
      Fazendo-se uso da pesquisa-ação, os participantes deste projeto de extensão em conjunto com estudantes das turmas de Práticas de Ensino II do curso de Letras realizaram observações durante as aulas de língua inglesa nas turmas do Programa para Avanço das Aprendizagens Escolares (PAAE), acompanharam as reuniões pedagógicas da escola, discutiram e planejaram as ações interventivas realizadas na escola com o grupo de professores e bolsistas membros do projeto. Esse processo teve a finalidade de se verificar como se dava o aprendizado da língua inglesa nas turmas desse programa de aceleração e, a partir dessas observações, foram propostas atividades interventivas para inclusão desses alunos no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, tendo sido estendidas aos alunos de recuperação do 6º, 7, 8° e 9° anos.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PESQUISA-AÇÃO, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA15_ID3533_17072017165240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MAYARA PEREIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA BARBOSA"
    "autor_email" => "juliana.mpb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo, de natureza descritiva, é desdobramento do projeto “Pisando o Chão da Escola” que teve por objetivo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão na busca pela inclusão de alunos no ensino de língua inglesa e pela formação de professores do curso de Letras Inglês do Instituto Federal de Brasília (IFB). Este texto apresenta um relato de experiência sobre a inclusão de alunos de um programa de correção de defasagem idade-ano de uma escola da Secretaria de Estado da Educação (SEE) do Distrito Federal no desenvolvimento de atividades inovadoras que buscassem integrar os estudantes por meio de práticas sociais do cotidiano. A primeira intervenção consistiu na simulação de um mercado em que os alunos deveriam se comunicar em língua inglesa; a segunda intervenção por meios de compras de produtos de higiene que traziam rótulos em inglês. Fazendo-se uso da pesquisa-ação, os participantes deste projeto de extensão em conjunto com estudantes das turmas de Práticas de Ensino II do curso de Letras realizaram observações durante as aulas de língua inglesa nas turmas do Programa para Avanço das Aprendizagens Escolares (PAAE), acompanharam as reuniões pedagógicas da escola, discutiram e planejaram as ações interventivas realizadas na escola com o grupo de professores e bolsistas membros do projeto. Esse processo teve a finalidade de se verificar como se dava o aprendizado da língua inglesa nas turmas desse programa de aceleração e, a partir dessas observações, foram propostas atividades interventivas para inclusão desses alunos no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, tendo sido estendidas aos alunos de recuperação do 6º, 7, 8° e 9° anos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.