O presente artigo apresenta discussões sobre as formações continuadas para os professores que lecionam na educação infantil, observam-se as possibilidades de construir materiais pedagógicos como ferramentas de baixo custo, para o aprendizado dos discentes no dia a dia em sala de aula. A pesquisa teve como objetivo transmitir conhecimentos através de relatos dos educadores obtidos durante o período de observações em sala. O estudo desencadeou-se em análise qualitativa com pesquisa de campo, artigos científicos e livros. Os dados foram obtidos através de observações realizadas durante as aulas, utilizando materiais pedagógicos desenvolvido pelos docentes que lecionam na educação infantil com crianças de quatro e cinco anos. Fotos registram o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos através da aplicação e a absorção dos mesmos, interagindo e descobrindo com o lúdico as brincadeiras os jogos as músicas novas descobertas. Os resultados revelam que as formações dos docentes apresentam resultados satisfatórios, quando é refletida no aprendizado do aluno. Nas formações os professores terão a oportunidade de ampliar os conhecimentos, fazerem reciclagem, muitas vezes os mesmo já conhecem, mas é nas formações que inova, percebe que a outras formas de colocar em prática e alcançar o resultado desejado mais rápido e eficaz, incrementando seus conhecimentos e suas práticas em sala de aula. As mudanças são perceptíveis quando há um engajamento por parte dos mestres, no momento em que é de fato colocado em execução saindo da teoria e tornar ação concreta, isso sem duvida reflete no aprendizado do aluno. Com isso percebe que são validas as formações para o crescimento do professor e consequentemente o aprendizado dos alunos.