Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO ONTOGÊNESE ATRAVÉS DO JOGO DIDÁTICO.

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA., ONTOGÊNESE., JOGOS DIDÁTICOS. Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35858
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4199
    "inscrito_id" => 9261
    "titulo" => "APRENDENDO ONTOGÊNESE ATRAVÉS DO JOGO DIDÁTICO."
    "resumo" => "Ontogênese é o desenvolvimento do animal ao longo da vida, desde a fecundação até à sua morte, passando pelos diferentes estágios de desenvolvimento. As dificuldades que os alunos têm sobre esse conteúdo são diversas, pois além da ontogênese ser um conteúdo de grande complexidade, muitas vezes o professor utiliza apenas uma metodologia tradicional de forma fragmentada e distante da realidade dos alunos, que infelizmente acaba não levando uma aprendizagem significativa. A maioria dos alunos se preocupam apenas com a repercussão das notas que vão tirar, na necessidade de passar, assim acabam memorizando fatos, informações para atender as mínimas exigências escolares depois acabam esquecendo. É preciso que os alunos se apropriem do conhecimento cientifico e desenvolvam uma autonomia no pensar e no agir, e saber o porquê é importante aprender sobre ontogênese. Esse trabalho tem como objetivo utilizar o jogo como facilitador do processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos sobre ontogênese animal. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Ferreira Itajubá, na 2a série do ensino médio. Inicialmente foi aplicado um questionário para analisar os conhecimentos prévios dos alunos e em seguida elaborado uma sequência didática utilizando o jogo como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que através da utilização do jogo ocorreu uma maior interação entre os alunos, tornando a aula mais dinâmica e motivadora, favorecendo a construção de conhecimentos dentro do conteúdo abordado em que os alunos a partir da montagem das peças do quebra cabeça observaram as adaptações e função biológica e a interação do animal com o meio ambiente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA., ONTOGÊNESE., JOGOS DIDÁTICOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9261_16102017190602.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADNA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADNA MARIA"
    "autor_email" => "Adnasilva29@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35858
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4199
    "inscrito_id" => 9261
    "titulo" => "APRENDENDO ONTOGÊNESE ATRAVÉS DO JOGO DIDÁTICO."
    "resumo" => "Ontogênese é o desenvolvimento do animal ao longo da vida, desde a fecundação até à sua morte, passando pelos diferentes estágios de desenvolvimento. As dificuldades que os alunos têm sobre esse conteúdo são diversas, pois além da ontogênese ser um conteúdo de grande complexidade, muitas vezes o professor utiliza apenas uma metodologia tradicional de forma fragmentada e distante da realidade dos alunos, que infelizmente acaba não levando uma aprendizagem significativa. A maioria dos alunos se preocupam apenas com a repercussão das notas que vão tirar, na necessidade de passar, assim acabam memorizando fatos, informações para atender as mínimas exigências escolares depois acabam esquecendo. É preciso que os alunos se apropriem do conhecimento cientifico e desenvolvam uma autonomia no pensar e no agir, e saber o porquê é importante aprender sobre ontogênese. Esse trabalho tem como objetivo utilizar o jogo como facilitador do processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos sobre ontogênese animal. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Ferreira Itajubá, na 2a série do ensino médio. Inicialmente foi aplicado um questionário para analisar os conhecimentos prévios dos alunos e em seguida elaborado uma sequência didática utilizando o jogo como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que através da utilização do jogo ocorreu uma maior interação entre os alunos, tornando a aula mais dinâmica e motivadora, favorecendo a construção de conhecimentos dentro do conteúdo abordado em que os alunos a partir da montagem das peças do quebra cabeça observaram as adaptações e função biológica e a interação do animal com o meio ambiente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA., ONTOGÊNESE., JOGOS DIDÁTICOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9261_16102017190602.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADNA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADNA MARIA"
    "autor_email" => "Adnasilva29@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Ontogênese é o desenvolvimento do animal ao longo da vida, desde a fecundação até à sua morte, passando pelos diferentes estágios de desenvolvimento. As dificuldades que os alunos têm sobre esse conteúdo são diversas, pois além da ontogênese ser um conteúdo de grande complexidade, muitas vezes o professor utiliza apenas uma metodologia tradicional de forma fragmentada e distante da realidade dos alunos, que infelizmente acaba não levando uma aprendizagem significativa. A maioria dos alunos se preocupam apenas com a repercussão das notas que vão tirar, na necessidade de passar, assim acabam memorizando fatos, informações para atender as mínimas exigências escolares depois acabam esquecendo. É preciso que os alunos se apropriem do conhecimento cientifico e desenvolvam uma autonomia no pensar e no agir, e saber o porquê é importante aprender sobre ontogênese. Esse trabalho tem como objetivo utilizar o jogo como facilitador do processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos sobre ontogênese animal. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Ferreira Itajubá, na 2a série do ensino médio. Inicialmente foi aplicado um questionário para analisar os conhecimentos prévios dos alunos e em seguida elaborado uma sequência didática utilizando o jogo como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que através da utilização do jogo ocorreu uma maior interação entre os alunos, tornando a aula mais dinâmica e motivadora, favorecendo a construção de conhecimentos dentro do conteúdo abordado em que os alunos a partir da montagem das peças do quebra cabeça observaram as adaptações e função biológica e a interação do animal com o meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.