O presente trabalho tem como objetivo analisar como o conteúdo de Física Moderna (FM) vem sendo abordado nos livros didáticos de física na Educação Básica (EB), em especial o Efeito Fotoelétrico (EFE) e Efeito Fotovoltaico (EFV). Inicialmente foram analisadas 08 obras aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) já para o ano de 2018, assim como foi feito um estudo dos referidos temas em livros de Ensino Superior (ES). Posteriormente, foi realizado estudos acerca dos temas em livros de ES e também como os livros didáticos de EB o abordam. Em seguida aborda-se conceitos básicos de semicondutores dopados, e junção PN e sua aplicação na geração de energia elétrica a partir da radiação solar. Posteriormente fez-se comparações para identificar suas semelhanças e diferenças básicas. Concluiu-se que os dois referidos efeitos são bastantes distintos, pois o Efeito fotovoltaico é um processo interno ao material e é descrito para semicondutores, diferentemente do Efeito Fotoelétrico, que é um fenômeno de arranchamento de elétrons do material por radiação incidente e foi descrito para metais, e que sim, há algumas semelhanças entre o EFE e o EFV. Também através desse estudo, foi possível perceber que por mais que os livros didáticos busquem atualizações no que diz respeito à divulgação de Ciência e tecnologias, em muitas situações ainda são pobres em conceitos capitais de FM tão presentes na sociedade, como por exemplo sobre o tema “Energia Solar Fotovoltaica” que é um tema ligado tanto ao presente, como ao futuro, devido à crise energética instalada no cenário mundial.