Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUDIOVISUAL COM MÍDIAS DE BOLSO COMO FORMA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE-PB

Palavra-chaves: EDUCOMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO MIDIÁTICA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, AUDIOVISUAL Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36016
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2072
    "inscrito_id" => 6629
    "titulo" => "AUDIOVISUAL COM MÍDIAS DE BOLSO COMO FORMA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "Apresenta-se um relato de intervenção educomunicativa planejada e desenvolvida a partir da relação comunicação-educação, bem como da possibilidade de inserção de tecnologias e mídias de bolso, como aparelhos smartphones, no processo de mediação na construção do conhecimento e senso crítico de alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande, Paraíba. A intervenção promovida em formato de oficina audiovisual com mídias de bolso, alocada nas áreas de produção midiática, educação para comunicação e mediação tecnológica, se utilizou dos aparelhos de comunicação móvel dos próprios alunos para produção de material audiovisual. Foram utilizados aparelhos celulares, fones de ouvido e microfones, disponíveis nos próprios aparelhos e acessórios para uso de celulares no procedimento de produção. Os secundaristas construíram conhecimentos sobre técnicas de fotografia e cinema para produção de uma esquete com tema, roteiro e direção dos próprios alunos. A oficina foi realizada em dois dias e envolveu cerca de treze alunos do primeiro ano do ensino médio que optaram por produzir vídeos com as impressões dos demais alunos, professores e corpo administrativo da escola sobre a reforma promovida pelo Governo do Estado nas instalações daquele espaço de educação, situado no bairro mais populoso da cidade de Campina Grande, as Malvinas. A realização da intervenção motivou os alunos envolvidos nas atividades de gravação a partir de suas habilidades, o que resultou na fluidez do trabalho de forma alegre e participativa. A oficina aproximou o alunado dos professores, coordenação e demais funcionários da escola na construção das esquetes de vídeo sobre a reforma. A ampliação do espaço dialógico, do ecossistema educomunicativo e da cidadania são os destaques do trabalho resultante da oficina de produção audiovisual com mídias de bolso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO MIDIÁTICA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, AUDIOVISUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6629_11092017170234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAVIANO NASCIMENTO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CLAVIANO"
    "autor_email" => "claviano.sousa@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36016
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2072
    "inscrito_id" => 6629
    "titulo" => "AUDIOVISUAL COM MÍDIAS DE BOLSO COMO FORMA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "Apresenta-se um relato de intervenção educomunicativa planejada e desenvolvida a partir da relação comunicação-educação, bem como da possibilidade de inserção de tecnologias e mídias de bolso, como aparelhos smartphones, no processo de mediação na construção do conhecimento e senso crítico de alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande, Paraíba. A intervenção promovida em formato de oficina audiovisual com mídias de bolso, alocada nas áreas de produção midiática, educação para comunicação e mediação tecnológica, se utilizou dos aparelhos de comunicação móvel dos próprios alunos para produção de material audiovisual. Foram utilizados aparelhos celulares, fones de ouvido e microfones, disponíveis nos próprios aparelhos e acessórios para uso de celulares no procedimento de produção. Os secundaristas construíram conhecimentos sobre técnicas de fotografia e cinema para produção de uma esquete com tema, roteiro e direção dos próprios alunos. A oficina foi realizada em dois dias e envolveu cerca de treze alunos do primeiro ano do ensino médio que optaram por produzir vídeos com as impressões dos demais alunos, professores e corpo administrativo da escola sobre a reforma promovida pelo Governo do Estado nas instalações daquele espaço de educação, situado no bairro mais populoso da cidade de Campina Grande, as Malvinas. A realização da intervenção motivou os alunos envolvidos nas atividades de gravação a partir de suas habilidades, o que resultou na fluidez do trabalho de forma alegre e participativa. A oficina aproximou o alunado dos professores, coordenação e demais funcionários da escola na construção das esquetes de vídeo sobre a reforma. A ampliação do espaço dialógico, do ecossistema educomunicativo e da cidadania são os destaques do trabalho resultante da oficina de produção audiovisual com mídias de bolso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO MIDIÁTICA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, AUDIOVISUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6629_11092017170234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAVIANO NASCIMENTO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CLAVIANO"
    "autor_email" => "claviano.sousa@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Apresenta-se um relato de intervenção educomunicativa planejada e desenvolvida a partir da relação comunicação-educação, bem como da possibilidade de inserção de tecnologias e mídias de bolso, como aparelhos smartphones, no processo de mediação na construção do conhecimento e senso crítico de alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande, Paraíba. A intervenção promovida em formato de oficina audiovisual com mídias de bolso, alocada nas áreas de produção midiática, educação para comunicação e mediação tecnológica, se utilizou dos aparelhos de comunicação móvel dos próprios alunos para produção de material audiovisual. Foram utilizados aparelhos celulares, fones de ouvido e microfones, disponíveis nos próprios aparelhos e acessórios para uso de celulares no procedimento de produção. Os secundaristas construíram conhecimentos sobre técnicas de fotografia e cinema para produção de uma esquete com tema, roteiro e direção dos próprios alunos. A oficina foi realizada em dois dias e envolveu cerca de treze alunos do primeiro ano do ensino médio que optaram por produzir vídeos com as impressões dos demais alunos, professores e corpo administrativo da escola sobre a reforma promovida pelo Governo do Estado nas instalações daquele espaço de educação, situado no bairro mais populoso da cidade de Campina Grande, as Malvinas. A realização da intervenção motivou os alunos envolvidos nas atividades de gravação a partir de suas habilidades, o que resultou na fluidez do trabalho de forma alegre e participativa. A oficina aproximou o alunado dos professores, coordenação e demais funcionários da escola na construção das esquetes de vídeo sobre a reforma. A ampliação do espaço dialógico, do ecossistema educomunicativo e da cidadania são os destaques do trabalho resultante da oficina de produção audiovisual com mídias de bolso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.