O artigo apresenta uma discussão teórica do conceito de avaliação da aprendizagem e sobre a importância da autoavaliação dos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, na realização do Estágio Curricular Supervisionado. O objetivo do estudo é analisar os benefícios da autoavaliação da aprendizagem, dos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, no Estágio Curricular Supervisionado. Entre os resultados obtidos destacamos que a avaliação deve ser, sempre que possível, acompanhada pela autoavaliação. A análise dos argumentos dos teóricos afirma a importância de oportunizarmos à autoavaliação para os alunos do Curso de Graduação em Enfermagem durante a sua formação acadêmica, mais especificamente durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado, que visa o desenvolvimento de competências e habilidades nas atividades de cuidado e gerenciamento de serviços de Enfermagem e de Saúde. Através da autoavaliação, os alunos conseguem refletir melhor sobre os resultados de suas próprias ações e propor novos caminhos para superar as dificuldades e ampliar o seu conhecimento. Outro benefício da autoavaliação refere-se à possibilidade de discussões democráticas entre o professor e os alunos, à medida que as questões do ensino e aprendizagem são debatidas e estes são incentivados a exporem os seus pontos de vista e elaborarem melhor suas condutas.