Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DATAS COMEMORATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DE OUTRAS ALTERNATIVAS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: DATAS COMEMORATIVAS, PROJETO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36373
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 381
    "inscrito_id" => 5528
    "titulo" => "DATAS COMEMORATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DE OUTRAS ALTERNATIVAS E  PROPOSTAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Durante as primeiras reuniões de planejamento para o ano letivo de 2014, o grupo de professoras do Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho ingressou em estudos e discussões sobre a importância das datas comemorativas no contexto, fazeres e objetivos pedagógicos para estruturar o trabalho pedagógico. Frente ao incômodo em secundarizar as curiosidades infantis e inserir atividades centradas nas datas eminentemente comerciais, por vezes descontextualizadas do cotidiano do grupo, propusemo-nos o desafio de (re) construir uma proposta que estivesse focada apenas na criança. Não foi um processo fácil, pois incluía desconstruir ideias de uma prática linear realizada há longo tempo, mas surtiram efeitos positivos. As festas temáticas foram substituídas pelo oferecimento de experiências culturais, festas nas quais toda e qualquer pessoa da família pudesse estar na escola, estreitando laços com a comunidade e a inserção de elementos, jogos simbólicos, brinquedos não estruturados e maior exploração do espaço físico da escola, isto por dispormos de mais tempo para pensar o brincar e colocá-lo como foco do planejado para o desenvolvimento das potencialidades infantis. Neste contexto, ganhamos todos, professores com apuração do olhar sobre as práticas, crianças na liberação de suas curiosidades e descobertas, além das famílias mais presentes na vida das crianças. O processo está, ainda, em fase embrionária, mas vemos com grande esperança de crescimento dos projetos de aprendizagem com espaços para pensar e refletir."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DATAS COMEMORATIVAS, PROJETO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID5528_08082017235940.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMÉLIA APARECIDA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "AMÉLIA BARBOSA"
    "autor_email" => "ameliabarbosa2012@hotmail"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36373
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 381
    "inscrito_id" => 5528
    "titulo" => "DATAS COMEMORATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DE OUTRAS ALTERNATIVAS E  PROPOSTAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Durante as primeiras reuniões de planejamento para o ano letivo de 2014, o grupo de professoras do Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho ingressou em estudos e discussões sobre a importância das datas comemorativas no contexto, fazeres e objetivos pedagógicos para estruturar o trabalho pedagógico. Frente ao incômodo em secundarizar as curiosidades infantis e inserir atividades centradas nas datas eminentemente comerciais, por vezes descontextualizadas do cotidiano do grupo, propusemo-nos o desafio de (re) construir uma proposta que estivesse focada apenas na criança. Não foi um processo fácil, pois incluía desconstruir ideias de uma prática linear realizada há longo tempo, mas surtiram efeitos positivos. As festas temáticas foram substituídas pelo oferecimento de experiências culturais, festas nas quais toda e qualquer pessoa da família pudesse estar na escola, estreitando laços com a comunidade e a inserção de elementos, jogos simbólicos, brinquedos não estruturados e maior exploração do espaço físico da escola, isto por dispormos de mais tempo para pensar o brincar e colocá-lo como foco do planejado para o desenvolvimento das potencialidades infantis. Neste contexto, ganhamos todos, professores com apuração do olhar sobre as práticas, crianças na liberação de suas curiosidades e descobertas, além das famílias mais presentes na vida das crianças. O processo está, ainda, em fase embrionária, mas vemos com grande esperança de crescimento dos projetos de aprendizagem com espaços para pensar e refletir."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DATAS COMEMORATIVAS, PROJETO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID5528_08082017235940.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMÉLIA APARECIDA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "AMÉLIA BARBOSA"
    "autor_email" => "ameliabarbosa2012@hotmail"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Durante as primeiras reuniões de planejamento para o ano letivo de 2014, o grupo de professoras do Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho ingressou em estudos e discussões sobre a importância das datas comemorativas no contexto, fazeres e objetivos pedagógicos para estruturar o trabalho pedagógico. Frente ao incômodo em secundarizar as curiosidades infantis e inserir atividades centradas nas datas eminentemente comerciais, por vezes descontextualizadas do cotidiano do grupo, propusemo-nos o desafio de (re) construir uma proposta que estivesse focada apenas na criança. Não foi um processo fácil, pois incluía desconstruir ideias de uma prática linear realizada há longo tempo, mas surtiram efeitos positivos. As festas temáticas foram substituídas pelo oferecimento de experiências culturais, festas nas quais toda e qualquer pessoa da família pudesse estar na escola, estreitando laços com a comunidade e a inserção de elementos, jogos simbólicos, brinquedos não estruturados e maior exploração do espaço físico da escola, isto por dispormos de mais tempo para pensar o brincar e colocá-lo como foco do planejado para o desenvolvimento das potencialidades infantis. Neste contexto, ganhamos todos, professores com apuração do olhar sobre as práticas, crianças na liberação de suas curiosidades e descobertas, além das famílias mais presentes na vida das crianças. O processo está, ainda, em fase embrionária, mas vemos com grande esperança de crescimento dos projetos de aprendizagem com espaços para pensar e refletir.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.