Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NUMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA NA CIDADE DE LIMOEIRO-PE

Palavra-chaves: PRÁTICAS DOCENTES, CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, LITERATURA INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
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      O objetivo do nosso trabalho foi investigar práticas docentes com vistas a perceber se estas valorizavam a história e a cultura africana e afro-brasileira no cotidiano de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola privada no município de Limoeiro-PE.  Consideramos que tais saberes são de suma importância para o desenvolvimento de valores positivos nos indivíduos. \r\n
      As respectivas práxis foram investigadas através de observações. Mediante esse estudo se fez necessário uma intervenção para a qual optamos pelo uso da literatura infantil. Também fizemos questionários que foram direcionados aos professores. A abordagem utilizada nesta investigação foi pesquisa qualitativa, tendo como ferramenta metodológica a pesquisa-ação. Como inserções da temática, realizamos oficinas utilizando de sete livros de literatura infantil afro buscando a valorização da identidade da criança negra e a história e cultura africana e afro-brasileira, com o intuito de propagar valores que nos remetem ao respeito com o próximo e suas diferenças. Os resultados dos dados revelaram que alguns professores desconheciam a Lei 10.639/2003, porém a maioria abordava de maneira simplória, sem muito aprofundamento a temática em questão. Partindo dessa realidade buscamos nas oficinas realizadas a participação dos estudantes que de fato foi notável e o modo que interagiram foi gratificante. Na primeira oficina as crianças puderam fazer seu autorretrato, após terem se olhado num espelho que estava dentro de uma caixa. Visto que a história contada antes dessa oficina retratava uma garotinha que não gostava do seu reflexo. Percebemos que eles têm uma autoestima elevada, desenharam com cuidado e carinho. Na segunda oficina cada grupo escolheu um livro, leram e fizeram a interpretação por escrito. Quanto aos professores gostaram muito da intervenção e acharam muito importante o uso da temática e decidiram utilizá-la em outros momentos. Concluímos que, através de atos simples como a contação de uma história podemos transferir o conhecimento ao próximo deixando uma reflexão tão importante, que pode fazer um indivíduo mudar seus pensamentos.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo do nosso trabalho foi investigar práticas docentes com vistas a perceber se estas valorizavam a história e a cultura africana e afro-brasileira no cotidiano de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola privada no município de Limoeiro-PE. Consideramos que tais saberes são de suma importância para o desenvolvimento de valores positivos nos indivíduos. As respectivas práxis foram investigadas através de observações. Mediante esse estudo se fez necessário uma intervenção para a qual optamos pelo uso da literatura infantil. Também fizemos questionários que foram direcionados aos professores. A abordagem utilizada nesta investigação foi pesquisa qualitativa, tendo como ferramenta metodológica a pesquisa-ação. Como inserções da temática, realizamos oficinas utilizando de sete livros de literatura infantil afro buscando a valorização da identidade da criança negra e a história e cultura africana e afro-brasileira, com o intuito de propagar valores que nos remetem ao respeito com o próximo e suas diferenças. Os resultados dos dados revelaram que alguns professores desconheciam a Lei 10.639/2003, porém a maioria abordava de maneira simplória, sem muito aprofundamento a temática em questão. Partindo dessa realidade buscamos nas oficinas realizadas a participação dos estudantes que de fato foi notável e o modo que interagiram foi gratificante. Na primeira oficina as crianças puderam fazer seu autorretrato, após terem se olhado num espelho que estava dentro de uma caixa. Visto que a história contada antes dessa oficina retratava uma garotinha que não gostava do seu reflexo. Percebemos que eles têm uma autoestima elevada, desenharam com cuidado e carinho. Na segunda oficina cada grupo escolheu um livro, leram e fizeram a interpretação por escrito. Quanto aos professores gostaram muito da intervenção e acharam muito importante o uso da temática e decidiram utilizá-la em outros momentos. Concluímos que, através de atos simples como a contação de uma história podemos transferir o conhecimento ao próximo deixando uma reflexão tão importante, que pode fazer um indivíduo mudar seus pensamentos.

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