O presente estudo tem por objetivo analisar e apresentar um olhar de como ocorreu o processo de implantação do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tivemos o propósito de reconstruir, ainda que de modo inicial, sua trajetória quando ainda ofertado pela Faculdade de Filosofia (FAFI) no ano de 1952, até a sua protagonização no Centro de Educação (CE) da UFPB, a partir de 1978, com a finalidade de promover ao leitor/pesquisador um considerável entendimento referente aos acontecimentos que contribuíram para que o mesmo fosse vinculado à instituição mencionada. Tal temática caracteriza-se como pertinente, tendo em vista que o curso de Pedagogia carece de investigações provenientes dessa natureza. Além disso, este estudo apresenta contribuições significativas no que se refere à apreensão da história do curso. Utilizamo-nos dos seguintes procedimentos metodológicos: análises bibliográficas, nas quais organizamos nossas leituras de forma sistemática, selecionando autores de relevância quanto à história do curso de Pedagogia em âmbito nacional, a exemplo de Silva (2006) e Saviani (2005); análises documentais, a exemplo do Regimento do Centro de Educação (1979) e do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia (2006); e entrevistas, essas, por sua vez, realizadas com uma ex-funcionária do CE e com uma ex-aluna e ex-professora do curso. Concluímos, por conseguinte, que a implantação do curso na UFPB ocorreu no ano de 1960, com a federalização Universidade da Paraíba. Antecedendo-se ao CE, o curso de Pedagogia compôs o quadro dos cursos da FAFI, passando também pela Faculdade de Educação, bem como pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).