Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AFROCÊNICA- UM MERGULHO PEDAGÓGICO NO UNIVERSO AFRICANO

Palavra-chaves: TEATRO-EDUCAÇÃO, LEI 10.639/03, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, DIVERSIDADE Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35736
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4549
    "inscrito_id" => 10105
    "titulo" => "AFROCÊNICA- UM MERGULHO PEDAGÓGICO NO UNIVERSO AFRICANO"
    "resumo" => """
      O Teatro como área de conhecimento, é uma linguagem relativamente nova no currículo escolar. Sua epistemologia se confunde com seu amplo caráter pedagógico, causando, algumas vezes, equívocos conceituais. A pedagogia teatral atua no exercício e consciência do corpo, enquanto elemento espacial, reflexivo e interativo. Assim, concomitantemente operam o autoconhecimento, a imaginação, criatividade, emoções e ideologias. É expressão libertária por excelência. A possibilidade de viver e/ou re-viver sentimentos, situações sem barreiras de tempo e espaço proporcionam uma série de resgates tanto individuais quanto coletivos.\r\n
      \r\n
      O presente estudo busca uma reflexão sobre o currículo de Artes Cênicas e a atuação da pedagogia do teatro no que se refere à lei 10639/03. Partindo-se do pressuposto de que é preciso compreender, por meio das atividades investigativas do ensino de Artes Cênicas nas salas de aula, como os educandos dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas municipais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, concebem, elaboram e desenvolvem a inclusão dos elementos referentes à cultura africana e afro-brasileira, esta pesquisa, explora tanto a literatura relativa ao campo do currículo quanto às questões histórico-culturais referentes às matrizes africanas, de modo a sublinhar o ensino das Artes Cênicas na sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "TEATRO-EDUCAÇÃO, LEI 10.639/03, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, DIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA6_ID10105_16102017224248.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA ALVES"
    "autor_email" => "mayartes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35736
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4549
    "inscrito_id" => 10105
    "titulo" => "AFROCÊNICA- UM MERGULHO PEDAGÓGICO NO UNIVERSO AFRICANO"
    "resumo" => """
      O Teatro como área de conhecimento, é uma linguagem relativamente nova no currículo escolar. Sua epistemologia se confunde com seu amplo caráter pedagógico, causando, algumas vezes, equívocos conceituais. A pedagogia teatral atua no exercício e consciência do corpo, enquanto elemento espacial, reflexivo e interativo. Assim, concomitantemente operam o autoconhecimento, a imaginação, criatividade, emoções e ideologias. É expressão libertária por excelência. A possibilidade de viver e/ou re-viver sentimentos, situações sem barreiras de tempo e espaço proporcionam uma série de resgates tanto individuais quanto coletivos.\r\n
      \r\n
      O presente estudo busca uma reflexão sobre o currículo de Artes Cênicas e a atuação da pedagogia do teatro no que se refere à lei 10639/03. Partindo-se do pressuposto de que é preciso compreender, por meio das atividades investigativas do ensino de Artes Cênicas nas salas de aula, como os educandos dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas municipais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, concebem, elaboram e desenvolvem a inclusão dos elementos referentes à cultura africana e afro-brasileira, esta pesquisa, explora tanto a literatura relativa ao campo do currículo quanto às questões histórico-culturais referentes às matrizes africanas, de modo a sublinhar o ensino das Artes Cênicas na sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "TEATRO-EDUCAÇÃO, LEI 10.639/03, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, DIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA6_ID10105_16102017224248.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA ALVES"
    "autor_email" => "mayartes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Teatro como área de conhecimento, é uma linguagem relativamente nova no currículo escolar. Sua epistemologia se confunde com seu amplo caráter pedagógico, causando, algumas vezes, equívocos conceituais. A pedagogia teatral atua no exercício e consciência do corpo, enquanto elemento espacial, reflexivo e interativo. Assim, concomitantemente operam o autoconhecimento, a imaginação, criatividade, emoções e ideologias. É expressão libertária por excelência. A possibilidade de viver e/ou re-viver sentimentos, situações sem barreiras de tempo e espaço proporcionam uma série de resgates tanto individuais quanto coletivos. O presente estudo busca uma reflexão sobre o currículo de Artes Cênicas e a atuação da pedagogia do teatro no que se refere à lei 10639/03. Partindo-se do pressuposto de que é preciso compreender, por meio das atividades investigativas do ensino de Artes Cênicas nas salas de aula, como os educandos dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas municipais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, concebem, elaboram e desenvolvem a inclusão dos elementos referentes à cultura africana e afro-brasileira, esta pesquisa, explora tanto a literatura relativa ao campo do currículo quanto às questões histórico-culturais referentes às matrizes africanas, de modo a sublinhar o ensino das Artes Cênicas na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.