A LITERATURA DE CORDEL COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO
DO PIBID
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É abordada também a influência dessa literatura\r\n através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de\r\n História/UEPB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, localizada no\r\n bairro do Novo Cruzeiro, Campina Grande - PB, nas turmas do 9° ano A e 9° ano B. Desse modo, a\r\n experiência desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem da referida escola fez uso desse tipo de\r\n literatura através do PIBID, para trabalhar os aspectos do regionalismo, bem como dos movimentos\r\n sociais que assolaram a Primeira República, especialmente no Nordeste, a exemplo do cangaço. Dessa\r\n maneira, o uso da literatura de cordel também abriu espaço para o desenvolvimento da criatividade do\r\n alunado, trabalhando, além dos cordéis já prontos, com a confecção de novos e o desenho de\r\n xilogravuras a partir de temas previamente propostos; no nosso, caso o cangaço. Diante dessa\r\n proposta, os resultados foram satisfatórios, se não é que podemos dizer surpreendentes. Defronte de\r\n todo esse cenário houve um dialogo com a perspectiva de Michel Foucault, colocando sua relação\r\n poder/saber, relação essa responsável pela produção da subjetividade contemporânea. 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