Neste artigo é discutida a importância da literatura de cordel como meio de relevância
cultural, social, histórico e até mesmo didático no âmbito das salas de aula. É trabalhada o prestigio do
cordel como opção para o professor, em especial o de Historia, fugir do método de ensino tradicional e
aderir a inovações inseridas no cenário escolar. É abordada também a influência dessa literatura
através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de
História/UEPB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, localizada no
bairro do Novo Cruzeiro, Campina Grande - PB, nas turmas do 9° ano A e 9° ano B. Desse modo, a
experiência desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem da referida escola fez uso desse tipo de
literatura através do PIBID, para trabalhar os aspectos do regionalismo, bem como dos movimentos
sociais que assolaram a Primeira República, especialmente no Nordeste, a exemplo do cangaço. Dessa
maneira, o uso da literatura de cordel também abriu espaço para o desenvolvimento da criatividade do
alunado, trabalhando, além dos cordéis já prontos, com a confecção de novos e o desenho de
xilogravuras a partir de temas previamente propostos; no nosso, caso o cangaço. Diante dessa
proposta, os resultados foram satisfatórios, se não é que podemos dizer surpreendentes. Defronte de
todo esse cenário houve um dialogo com a perspectiva de Michel Foucault, colocando sua relação
poder/saber, relação essa responsável pela produção da subjetividade contemporânea. Foi amparado
por esse referencial teórico e buscando a analise de toda essa perspectiva que o trabalho se
desenvolveu