O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na turma do 2° ano do ensino fundamental I na Escola Municipal Dr. Severino Cruz em Campina Grande-PB na qual atuo como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo principal de refletir sobre a importância do gênero conto para o desenvolvimento da competência leitora do educando no processo de ensino aprendizagem, a partir da roda de leitura uma vez que este é um momento de o aluno encontrar o prazer pela leitura sem finalidades didático-pedagógicas que proporciona o gosto pela leitura de modo descontraído e cativante ao estimular a imaginação e a criatividade sem vista a um fim. O presente artigo é de caráter qualitativo, no qual utilizei como aporte teórico Braun e Vianna (2010) sobre a roda de leitura como espaço profícuo para a formação de leitores, Calvacanti (2009), Solé (1998), dentre outros, sobre a importância da leitura no processo educativo. Tal estudo foi realizado através de observação, da entrevista com professores da Educação Básica da Escola Municipal Dr. Severino Cruz em Campina Grande-PB e da avaliação e análise dos resultados apresentados na pesquisa com o intuito de comprovar e concretizar a relação teoria e prática. Para isso, começo por fazer alguns apontamentos referentes à importância da leitura na escola. Feito isso, apresento o gênero textual conto utilizado na roda de leitura enquanto uma proposta que contribui no processo de alfabetização do educando. A prática da leitura, nesta perspectiva, é um processo que foi construído durante o ano escolar no qual observei, ao longo de três meses, a eficácia do trabalho com a roda de leitura em sala de aula, uma vez que o hábito da leitura é um processo que deve ser incentivado desde cedo em casa e aperfeiçoado na escola, continuando pela vida toda. E, portanto, cabe ao professor incentivar e instigar a criança a ler.