Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA, A PARTIR DO TRABALHO COM A RODA DE LEITURA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: CONTO, COMPETÊNCIA LEITORA, RODA DE LEITURA Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35352
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3660
    "inscrito_id" => 311
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA, A PARTIR DO TRABALHO COM A RODA DE LEITURA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na turma do 2° ano do ensino fundamental I na Escola Municipal Dr. Severino Cruz em Campina Grande-PB na qual atuo como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo principal de refletir sobre a importância do gênero conto para o desenvolvimento da competência leitora do educando no processo de ensino aprendizagem, a partir da roda de leitura uma vez que este é um momento de o aluno encontrar o prazer pela leitura sem finalidades didático-pedagógicas que proporciona o gosto pela leitura de modo descontraído e cativante ao estimular a imaginação e a criatividade sem vista a um fim. O presente artigo é de caráter qualitativo, no qual utilizei como aporte teórico Braun e Vianna (2010) sobre a roda de leitura como espaço profícuo para a formação de leitores, Calvacanti (2009), Solé (1998), dentre outros, sobre a importância da leitura no processo educativo. Tal estudo foi realizado através de observação, da entrevista com professores da Educação Básica da Escola Municipal Dr. Severino Cruz em Campina Grande-PB e da avaliação e análise dos resultados apresentados na pesquisa com o intuito de comprovar e concretizar a relação teoria e prática. Para isso, começo por fazer alguns apontamentos referentes à importância da leitura na escola. Feito isso, apresento o gênero textual conto utilizado na roda de leitura enquanto uma proposta que contribui no processo de alfabetização do educando. A prática da leitura, nesta perspectiva, é um processo que foi construído durante o ano escolar no qual observei, ao longo de três meses, a eficácia do trabalho com a roda de leitura em sala de aula, uma vez que o hábito da leitura é um processo que deve ser incentivado desde cedo em casa e aperfeiçoado na escola, continuando pela vida toda. E, portanto, cabe ao professor incentivar e instigar a criança a ler."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CONTO, COMPETÊNCIA LEITORA, RODA DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID311_15102017113654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÉTSIA FERREIRA VIANA BEZERRA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "KÉTSIA FERREIRA"
    "autor_email" => "ketsiaferreira2016@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35352
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3660
    "inscrito_id" => 311
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA, A PARTIR DO TRABALHO COM A RODA DE LEITURA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na turma do 2° ano do ensino fundamental I na Escola Municipal Dr. Severino Cruz em Campina Grande-PB na qual atuo como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo principal de refletir sobre a importância do gênero conto para o desenvolvimento da competência leitora do educando no processo de ensino aprendizagem, a partir da roda de leitura uma vez que este é um momento de o aluno encontrar o prazer pela leitura sem finalidades didático-pedagógicas que proporciona o gosto pela leitura de modo descontraído e cativante ao estimular a imaginação e a criatividade sem vista a um fim. O presente artigo é de caráter qualitativo, no qual utilizei como aporte teórico Braun e Vianna (2010) sobre a roda de leitura como espaço profícuo para a formação de leitores, Calvacanti (2009), Solé (1998), dentre outros, sobre a importância da leitura no processo educativo. Tal estudo foi realizado através de observação, da entrevista com professores da Educação Básica da Escola Municipal Dr. Severino Cruz em Campina Grande-PB e da avaliação e análise dos resultados apresentados na pesquisa com o intuito de comprovar e concretizar a relação teoria e prática. Para isso, começo por fazer alguns apontamentos referentes à importância da leitura na escola. Feito isso, apresento o gênero textual conto utilizado na roda de leitura enquanto uma proposta que contribui no processo de alfabetização do educando. A prática da leitura, nesta perspectiva, é um processo que foi construído durante o ano escolar no qual observei, ao longo de três meses, a eficácia do trabalho com a roda de leitura em sala de aula, uma vez que o hábito da leitura é um processo que deve ser incentivado desde cedo em casa e aperfeiçoado na escola, continuando pela vida toda. E, portanto, cabe ao professor incentivar e instigar a criança a ler."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CONTO, COMPETÊNCIA LEITORA, RODA DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID311_15102017113654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÉTSIA FERREIRA VIANA BEZERRA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "KÉTSIA FERREIRA"
    "autor_email" => "ketsiaferreira2016@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na turma do 2° ano do ensino fundamental I na Escola Municipal Dr. Severino Cruz em Campina Grande-PB na qual atuo como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo principal de refletir sobre a importância do gênero conto para o desenvolvimento da competência leitora do educando no processo de ensino aprendizagem, a partir da roda de leitura uma vez que este é um momento de o aluno encontrar o prazer pela leitura sem finalidades didático-pedagógicas que proporciona o gosto pela leitura de modo descontraído e cativante ao estimular a imaginação e a criatividade sem vista a um fim. O presente artigo é de caráter qualitativo, no qual utilizei como aporte teórico Braun e Vianna (2010) sobre a roda de leitura como espaço profícuo para a formação de leitores, Calvacanti (2009), Solé (1998), dentre outros, sobre a importância da leitura no processo educativo. Tal estudo foi realizado através de observação, da entrevista com professores da Educação Básica da Escola Municipal Dr. Severino Cruz em Campina Grande-PB e da avaliação e análise dos resultados apresentados na pesquisa com o intuito de comprovar e concretizar a relação teoria e prática. Para isso, começo por fazer alguns apontamentos referentes à importância da leitura na escola. Feito isso, apresento o gênero textual conto utilizado na roda de leitura enquanto uma proposta que contribui no processo de alfabetização do educando. A prática da leitura, nesta perspectiva, é um processo que foi construído durante o ano escolar no qual observei, ao longo de três meses, a eficácia do trabalho com a roda de leitura em sala de aula, uma vez que o hábito da leitura é um processo que deve ser incentivado desde cedo em casa e aperfeiçoado na escola, continuando pela vida toda. E, portanto, cabe ao professor incentivar e instigar a criança a ler.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.