ENTRE A CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM E A CRÍTICA AOS COSTUMES - PLAUTO E SUASSUNA NA SALA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36783 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3836 "inscrito_id" => 4575 "titulo" => "ENTRE A CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM E A CRÍTICA AOS COSTUMES - PLAUTO E SUASSUNA NA SALA DE AULA" "resumo" => "As produções literárias de Ariano Suassuna projetam um olhar sobre a cultura do Nordeste do Brasil, os costumes e tradições populares. Nesse sentido, as composições de suas peças teatrais e a construção dos personagens revelam tipos de nordestinos que satirizam e realizam reflexões sobre os conflitos do seres humanos. Este estudo tem como objetivo analisar possíveis alternativas metodológicas para a leitura do texto teatral em sala de aula. Sendo assim, contempla uma proposta metodológica a partir de uma pesquisa exploratória, numa abordagem descritiva, a partir da leitura das peças teatrais e o estudo das produções bibliográficas sobre a temática em questão. Portanto, as peças teatrais representam uma literatura que pode ajudar a tornar simples alunos em leitores competentes capazes de usufruir das produções literárias presentes no meio social. Desta forma, a leitura de ambas as comédias que aportam temáticas como a avareza, casamentos por conveniências, patrões que não enxergam os bons funcionários, a esperteza do pobre como uma arma de defesa para sobreviver numa sociedade egoísta e excludente, tudo que poderia ser trágico, dentro de um tratar cômico, de forma leve e com fortes reflexões filosóficas, sobre as questões existenciais do ser humano. Assim, a análise individual e comparativa entre Aululária de Plauto e de O santo e a porca de Ariano Suassuna, permitiu estabelecer reflexões sobre a crítica aos costumes sob a ótica dos autores, que apesar de apresentar semelhanças, cada produção teatral, mantém suas características e peculiaridades, Aululária apresenta os costumes e tradições da cidade de Atenas e O Santo e a porca representa a cultura nordestina. Contudo, é pertinente destacar o valor literário das comédias que dependendo das alternativas metodológicas podem potencializar atividades significativas de leitura, dentro de propostas didáticas, como o método recepcional, organizadas e planejadas com a intencionalidade para formação do leitor literário. Enfim, este estudo apresenta discussões e reflexões sobre a necessidade da escola investir em metodologias voltadas para formação do leitor, dentro de propostas didáticas que democratizem o acesso a leitura literária. A pesquisa contribuiu de forma significativa para fomentar discussões e reflexões que existe sim espaço e possibilidades de abordagem do texto dramático na sala de aula, apoiado em alternativas metodológicas capaz de a democratizar e acesso a leitura literária de forma prazerosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS, AULULÁRIA,, O SANTO E A PORCA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4575_16102017012112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA MARACAJÁ RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANA MARACAJÁ" "autor_email" => "ana.maracaj@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36783 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3836 "inscrito_id" => 4575 "titulo" => "ENTRE A CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM E A CRÍTICA AOS COSTUMES - PLAUTO E SUASSUNA NA SALA DE AULA" "resumo" => "As produções literárias de Ariano Suassuna projetam um olhar sobre a cultura do Nordeste do Brasil, os costumes e tradições populares. Nesse sentido, as composições de suas peças teatrais e a construção dos personagens revelam tipos de nordestinos que satirizam e realizam reflexões sobre os conflitos do seres humanos. Este estudo tem como objetivo analisar possíveis alternativas metodológicas para a leitura do texto teatral em sala de aula. Sendo assim, contempla uma proposta metodológica a partir de uma pesquisa exploratória, numa abordagem descritiva, a partir da leitura das peças teatrais e o estudo das produções bibliográficas sobre a temática em questão. Portanto, as peças teatrais representam uma literatura que pode ajudar a tornar simples alunos em leitores competentes capazes de usufruir das produções literárias presentes no meio social. Desta forma, a leitura de ambas as comédias que aportam temáticas como a avareza, casamentos por conveniências, patrões que não enxergam os bons funcionários, a esperteza do pobre como uma arma de defesa para sobreviver numa sociedade egoísta e excludente, tudo que poderia ser trágico, dentro de um tratar cômico, de forma leve e com fortes reflexões filosóficas, sobre as questões existenciais do ser humano. Assim, a análise individual e comparativa entre Aululária de Plauto e de O santo e a porca de Ariano Suassuna, permitiu estabelecer reflexões sobre a crítica aos costumes sob a ótica dos autores, que apesar de apresentar semelhanças, cada produção teatral, mantém suas características e peculiaridades, Aululária apresenta os costumes e tradições da cidade de Atenas e O Santo e a porca representa a cultura nordestina. Contudo, é pertinente destacar o valor literário das comédias que dependendo das alternativas metodológicas podem potencializar atividades significativas de leitura, dentro de propostas didáticas, como o método recepcional, organizadas e planejadas com a intencionalidade para formação do leitor literário. Enfim, este estudo apresenta discussões e reflexões sobre a necessidade da escola investir em metodologias voltadas para formação do leitor, dentro de propostas didáticas que democratizem o acesso a leitura literária. A pesquisa contribuiu de forma significativa para fomentar discussões e reflexões que existe sim espaço e possibilidades de abordagem do texto dramático na sala de aula, apoiado em alternativas metodológicas capaz de a democratizar e acesso a leitura literária de forma prazerosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS, AULULÁRIA,, O SANTO E A PORCA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4575_16102017012112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA MARACAJÁ RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANA MARACAJÁ" "autor_email" => "ana.maracaj@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }