O Desenvolvimento Sustentável pode ser considerado como o desenvolvimento pautado na preservação dos recursos naturais atuais com a preocupação do uso destes pelas gerações futuras. Assim, figura-se como um dos maiores desafios a ser enfrentado pela sociedade, a administração racional e consciente destes recursos disponíveis no planeta, atrelando-se o uso de métodos embasados em novas tecnologias e inovações à disseminação de uma filosofia de Consumo Consciente a ser construída por meio de práticas advindas da Educação Ambiental. Como principal ideal, a Educação Ambiental busca formar cidadãos cientes com os problemas ambientais e preocupados com a resolução ou diminuição destes, levando em consideração também aspectos ligados a temáticas econômicas, sociais, políticas, ecológicas e éticas na construção de uma consciência ambiental. Desse modo, destaca-se como objetivo principal deste trabalho, a realização de um levantamento, da presença de ações de Educação Ambiental nas Universidades Federais do Nordeste, através da análise dos Planos de Gestão de Logística Sustentável publicados pelas respectivas instituições, e, assim, obter um percentual de apresentação para cada área proposta no plano dentre todas as universidades analisadas. A pesquisa seguiu uma abordagem combinada, utilizando-se métodos quantitativos e qualitativos para a coleta e análise dos dados e levou em consideração todas as Universidades Federais do Nordeste que possuíam publicados seus Planos de Gestão de Logística Sustentável, realizando a análise por meio de um checklist adaptado da Instrução normativa nº 10, de novembro de 2012. Como principal resultado foi possível levantar um panorama do compromisso com a educação ambiental destas instituições para cada um dos itens destacados no checklist, e, enfatizar em quais áreas mais se destacam ações voltadas para Educação Ambiental.