Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: O LUDIÃO E A ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35695
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1092
    "inscrito_id" => 556
    "titulo" => "ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: O LUDIÃO E A ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS"
    "resumo" => "A experimentação é uma importante ferramenta que permite ao estudante alcançar a aprendizagem efetiva dos temas discutidos na Física do ensino básico, entretanto, se a metodologia utilizada para trabalhar com experimentação acontecer de forma tradicional, é possivel que não se alcance aprendizagem, já que nesse tipo de metodologia, o estudante apenas manipula objetos e dados, não participando ativamnte do processo de investigação. Diante disso, a nossa proposta tem como objetivo discutir conceitos de Física a partir de uma metodologia problematizadora em atividades experimentais com materiais de baixo custo e fácil aquisição, buscando promover aos estudantes atividades que os permitam construir suas ideias acerca do experimento, criar hipóteses e testá-las. As atividades propostas foram elaboradas pela equipe do PIBID/CAPES/UEPB do subprojeto de Física, tendo como público alvo estudantes de uma escola pública estadual situada na cidade de campina Grande-PB, os quais cursam o segundo ano do Ensino Médio regular. A atividade, dividida em duas etapas, discutiu temas de Física que dificilmente são trabalhados nas aulas regulares, os quais são: conceitos de Hidrostática através do experimento o ludião (submarino na garrafa), e temas de ótica através de um experimento de reflexões sucessivas utilizando espelhos. Cada uma das atividades se seguiu a partir de uma situação problematizadora que direcionou os estudantes a construção do experimento a partir de suas próprias ideias e hipóteses criadas. Diante da realização da proposta foi possível concluir que houve significativa compreensão do conteúdo abordado, além de se caracterizar como uma atividade dinâmica e prazerosa que atrai cada vez mais o estudante as aulas de Física. Concluímos que a proposta alcançou nossos objetivos e que nos permitiu enquanto futuros professores de Física refletir a importância da ação do professor enquanto mediador e multiplicador do saber e do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID556_08092017213330.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIANA CAVALCANTE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCIANA"
    "autor_email" => "marcianakwy@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35695
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1092
    "inscrito_id" => 556
    "titulo" => "ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: O LUDIÃO E A ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS"
    "resumo" => "A experimentação é uma importante ferramenta que permite ao estudante alcançar a aprendizagem efetiva dos temas discutidos na Física do ensino básico, entretanto, se a metodologia utilizada para trabalhar com experimentação acontecer de forma tradicional, é possivel que não se alcance aprendizagem, já que nesse tipo de metodologia, o estudante apenas manipula objetos e dados, não participando ativamnte do processo de investigação. Diante disso, a nossa proposta tem como objetivo discutir conceitos de Física a partir de uma metodologia problematizadora em atividades experimentais com materiais de baixo custo e fácil aquisição, buscando promover aos estudantes atividades que os permitam construir suas ideias acerca do experimento, criar hipóteses e testá-las. As atividades propostas foram elaboradas pela equipe do PIBID/CAPES/UEPB do subprojeto de Física, tendo como público alvo estudantes de uma escola pública estadual situada na cidade de campina Grande-PB, os quais cursam o segundo ano do Ensino Médio regular. A atividade, dividida em duas etapas, discutiu temas de Física que dificilmente são trabalhados nas aulas regulares, os quais são: conceitos de Hidrostática através do experimento o ludião (submarino na garrafa), e temas de ótica através de um experimento de reflexões sucessivas utilizando espelhos. Cada uma das atividades se seguiu a partir de uma situação problematizadora que direcionou os estudantes a construção do experimento a partir de suas próprias ideias e hipóteses criadas. Diante da realização da proposta foi possível concluir que houve significativa compreensão do conteúdo abordado, além de se caracterizar como uma atividade dinâmica e prazerosa que atrai cada vez mais o estudante as aulas de Física. Concluímos que a proposta alcançou nossos objetivos e que nos permitiu enquanto futuros professores de Física refletir a importância da ação do professor enquanto mediador e multiplicador do saber e do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID556_08092017213330.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIANA CAVALCANTE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCIANA"
    "autor_email" => "marcianakwy@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A experimentação é uma importante ferramenta que permite ao estudante alcançar a aprendizagem efetiva dos temas discutidos na Física do ensino básico, entretanto, se a metodologia utilizada para trabalhar com experimentação acontecer de forma tradicional, é possivel que não se alcance aprendizagem, já que nesse tipo de metodologia, o estudante apenas manipula objetos e dados, não participando ativamnte do processo de investigação. Diante disso, a nossa proposta tem como objetivo discutir conceitos de Física a partir de uma metodologia problematizadora em atividades experimentais com materiais de baixo custo e fácil aquisição, buscando promover aos estudantes atividades que os permitam construir suas ideias acerca do experimento, criar hipóteses e testá-las. As atividades propostas foram elaboradas pela equipe do PIBID/CAPES/UEPB do subprojeto de Física, tendo como público alvo estudantes de uma escola pública estadual situada na cidade de campina Grande-PB, os quais cursam o segundo ano do Ensino Médio regular. A atividade, dividida em duas etapas, discutiu temas de Física que dificilmente são trabalhados nas aulas regulares, os quais são: conceitos de Hidrostática através do experimento o ludião (submarino na garrafa), e temas de ótica através de um experimento de reflexões sucessivas utilizando espelhos. Cada uma das atividades se seguiu a partir de uma situação problematizadora que direcionou os estudantes a construção do experimento a partir de suas próprias ideias e hipóteses criadas. Diante da realização da proposta foi possível concluir que houve significativa compreensão do conteúdo abordado, além de se caracterizar como uma atividade dinâmica e prazerosa que atrai cada vez mais o estudante as aulas de Física. Concluímos que a proposta alcançou nossos objetivos e que nos permitiu enquanto futuros professores de Física refletir a importância da ação do professor enquanto mediador e multiplicador do saber e do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.