ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: O LUDIÃO E A ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35695 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1092 "inscrito_id" => 556 "titulo" => "ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: O LUDIÃO E A ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS" "resumo" => "A experimentação é uma importante ferramenta que permite ao estudante alcançar a aprendizagem efetiva dos temas discutidos na Física do ensino básico, entretanto, se a metodologia utilizada para trabalhar com experimentação acontecer de forma tradicional, é possivel que não se alcance aprendizagem, já que nesse tipo de metodologia, o estudante apenas manipula objetos e dados, não participando ativamnte do processo de investigação. Diante disso, a nossa proposta tem como objetivo discutir conceitos de Física a partir de uma metodologia problematizadora em atividades experimentais com materiais de baixo custo e fácil aquisição, buscando promover aos estudantes atividades que os permitam construir suas ideias acerca do experimento, criar hipóteses e testá-las. As atividades propostas foram elaboradas pela equipe do PIBID/CAPES/UEPB do subprojeto de Física, tendo como público alvo estudantes de uma escola pública estadual situada na cidade de campina Grande-PB, os quais cursam o segundo ano do Ensino Médio regular. A atividade, dividida em duas etapas, discutiu temas de Física que dificilmente são trabalhados nas aulas regulares, os quais são: conceitos de Hidrostática através do experimento o ludião (submarino na garrafa), e temas de ótica através de um experimento de reflexões sucessivas utilizando espelhos. Cada uma das atividades se seguiu a partir de uma situação problematizadora que direcionou os estudantes a construção do experimento a partir de suas próprias ideias e hipóteses criadas. Diante da realização da proposta foi possível concluir que houve significativa compreensão do conteúdo abordado, além de se caracterizar como uma atividade dinâmica e prazerosa que atrai cada vez mais o estudante as aulas de Física. Concluímos que a proposta alcançou nossos objetivos e que nos permitiu enquanto futuros professores de Física refletir a importância da ação do professor enquanto mediador e multiplicador do saber e do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID556_08092017213330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIANA CAVALCANTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCIANA" "autor_email" => "marcianakwy@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35695 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1092 "inscrito_id" => 556 "titulo" => "ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: O LUDIÃO E A ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS" "resumo" => "A experimentação é uma importante ferramenta que permite ao estudante alcançar a aprendizagem efetiva dos temas discutidos na Física do ensino básico, entretanto, se a metodologia utilizada para trabalhar com experimentação acontecer de forma tradicional, é possivel que não se alcance aprendizagem, já que nesse tipo de metodologia, o estudante apenas manipula objetos e dados, não participando ativamnte do processo de investigação. Diante disso, a nossa proposta tem como objetivo discutir conceitos de Física a partir de uma metodologia problematizadora em atividades experimentais com materiais de baixo custo e fácil aquisição, buscando promover aos estudantes atividades que os permitam construir suas ideias acerca do experimento, criar hipóteses e testá-las. As atividades propostas foram elaboradas pela equipe do PIBID/CAPES/UEPB do subprojeto de Física, tendo como público alvo estudantes de uma escola pública estadual situada na cidade de campina Grande-PB, os quais cursam o segundo ano do Ensino Médio regular. A atividade, dividida em duas etapas, discutiu temas de Física que dificilmente são trabalhados nas aulas regulares, os quais são: conceitos de Hidrostática através do experimento o ludião (submarino na garrafa), e temas de ótica através de um experimento de reflexões sucessivas utilizando espelhos. Cada uma das atividades se seguiu a partir de uma situação problematizadora que direcionou os estudantes a construção do experimento a partir de suas próprias ideias e hipóteses criadas. Diante da realização da proposta foi possível concluir que houve significativa compreensão do conteúdo abordado, além de se caracterizar como uma atividade dinâmica e prazerosa que atrai cada vez mais o estudante as aulas de Física. Concluímos que a proposta alcançou nossos objetivos e que nos permitiu enquanto futuros professores de Física refletir a importância da ação do professor enquanto mediador e multiplicador do saber e do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID556_08092017213330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIANA CAVALCANTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCIANA" "autor_email" => "marcianakwy@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }