Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAMINHOS DA TERMOLOGIA: A ORIENTAÇÃO EM JOGO

Palavra-chaves: JOGO, TERMOLOGIA, LIVRO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36122
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4891
    "inscrito_id" => 1218
    "titulo" => "CAMINHOS DA TERMOLOGIA: A ORIENTAÇÃO EM JOGO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar um recurso didático que auxilie o professor na apresentação do tema de Termologia, abordando principalmente os conceitos de calor e temperatura. Sendo assim o professor tem em suas mãos uma forma diferenciada de aprendizagem, o jogo, a partir da qual os alunos podem se interessar especificamente pela Termologia e, de uma forma mais geral, por tudo que a física envolve, mesmo quando o jogo trata de apenas um tema.  Este jogo foi construído de acordo com três únicas etapas, são elas; a elaboração do jogo, o desenvolvimento do aluno com a aplicação do jogo e a importância do professor ao utilizar o livro do orientador. Desta forma o PIBID-FÍSICA propôs a elaboração deste jogo para a promoção de novas habilidades, além da desconstrução de conhecimento prévios errôneos sobre o tema. Este jogo tem a finalidade de apresentar aos alunos através do professor orientador um cotidiano que é regido pelas leis da física, por exemplo, ambientes que se sustentam de diferentes temperaturas. O objetivo do professor através do livro do orientador é estabelecer metas aos alunos e que eles utilizem todo o contexto apresentado sobre Calor e temperatura para passar pelos obstáculos. O livro também destaca informações que serão necessárias para a resolução das situações propostas durante o jogo. Outro aspecto importante é que imagens que representam algumas situações propostas também estão, para o auxílio tanto do orientador quanto dos jogadores. Assim o orientador se faz importante, pois é ele quem direciona os jogadores durante o jogo, fazendo o uso das circunstâncias propostas e ajudando na elaboração dos cenários com os alunos a partir do uso da imaginação. Desta forma espera-se que o livro do orientador seja um instrumento de ensino eficaz e que o professor possa proporcionar ao aluno um momento descontraído de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO, TERMOLOGIA, LIVRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1218_17102017131858.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA RODRIGUES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA SOARES"
    "autor_email" => "janaina_rodrigues_soares@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36122
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4891
    "inscrito_id" => 1218
    "titulo" => "CAMINHOS DA TERMOLOGIA: A ORIENTAÇÃO EM JOGO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar um recurso didático que auxilie o professor na apresentação do tema de Termologia, abordando principalmente os conceitos de calor e temperatura. Sendo assim o professor tem em suas mãos uma forma diferenciada de aprendizagem, o jogo, a partir da qual os alunos podem se interessar especificamente pela Termologia e, de uma forma mais geral, por tudo que a física envolve, mesmo quando o jogo trata de apenas um tema.  Este jogo foi construído de acordo com três únicas etapas, são elas; a elaboração do jogo, o desenvolvimento do aluno com a aplicação do jogo e a importância do professor ao utilizar o livro do orientador. Desta forma o PIBID-FÍSICA propôs a elaboração deste jogo para a promoção de novas habilidades, além da desconstrução de conhecimento prévios errôneos sobre o tema. Este jogo tem a finalidade de apresentar aos alunos através do professor orientador um cotidiano que é regido pelas leis da física, por exemplo, ambientes que se sustentam de diferentes temperaturas. O objetivo do professor através do livro do orientador é estabelecer metas aos alunos e que eles utilizem todo o contexto apresentado sobre Calor e temperatura para passar pelos obstáculos. O livro também destaca informações que serão necessárias para a resolução das situações propostas durante o jogo. Outro aspecto importante é que imagens que representam algumas situações propostas também estão, para o auxílio tanto do orientador quanto dos jogadores. Assim o orientador se faz importante, pois é ele quem direciona os jogadores durante o jogo, fazendo o uso das circunstâncias propostas e ajudando na elaboração dos cenários com os alunos a partir do uso da imaginação. Desta forma espera-se que o livro do orientador seja um instrumento de ensino eficaz e que o professor possa proporcionar ao aluno um momento descontraído de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO, TERMOLOGIA, LIVRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1218_17102017131858.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA RODRIGUES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA SOARES"
    "autor_email" => "janaina_rodrigues_soares@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um recurso didático que auxilie o professor na apresentação do tema de Termologia, abordando principalmente os conceitos de calor e temperatura. Sendo assim o professor tem em suas mãos uma forma diferenciada de aprendizagem, o jogo, a partir da qual os alunos podem se interessar especificamente pela Termologia e, de uma forma mais geral, por tudo que a física envolve, mesmo quando o jogo trata de apenas um tema. Este jogo foi construído de acordo com três únicas etapas, são elas; a elaboração do jogo, o desenvolvimento do aluno com a aplicação do jogo e a importância do professor ao utilizar o livro do orientador. Desta forma o PIBID-FÍSICA propôs a elaboração deste jogo para a promoção de novas habilidades, além da desconstrução de conhecimento prévios errôneos sobre o tema. Este jogo tem a finalidade de apresentar aos alunos através do professor orientador um cotidiano que é regido pelas leis da física, por exemplo, ambientes que se sustentam de diferentes temperaturas. O objetivo do professor através do livro do orientador é estabelecer metas aos alunos e que eles utilizem todo o contexto apresentado sobre Calor e temperatura para passar pelos obstáculos. O livro também destaca informações que serão necessárias para a resolução das situações propostas durante o jogo. Outro aspecto importante é que imagens que representam algumas situações propostas também estão, para o auxílio tanto do orientador quanto dos jogadores. Assim o orientador se faz importante, pois é ele quem direciona os jogadores durante o jogo, fazendo o uso das circunstâncias propostas e ajudando na elaboração dos cenários com os alunos a partir do uso da imaginação. Desta forma espera-se que o livro do orientador seja um instrumento de ensino eficaz e que o professor possa proporcionar ao aluno um momento descontraído de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.