Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E CULTURAL EM LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS E PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL

Palavra-chaves: LINGUA INGLESA, INTERCÂMBIO CULTURAL, APRIMORAMENTO LINGUÍSTICO Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Aprender uma língua estrangeira é um processo complexo que está atrelado ao desenvolvimento de diversas competências linguísticas. Essa aprendizagem geralmente se dá por meio do contato direto com falantes da língua ou com professores na sala de aula. Por outro lado, o intercâmbio apresenta-se como alternativa para imersão cultural e linguística diante da busca pela aquisição de um novo idioma. No contexto da Língua Inglesa, a fim de que haja uma aprendizagem bem sucedida, é importante que sejam desenvolvidas as quatro habilidades linguísticas: listening, speaking, reading e writing. Partindo desses pressupostos, surgiu o presente artigo, que é resultado de uma pesquisa monográfica realizada na cidade de Petrolina – PE e objetivou analisar a importância do intercâmbio como ferramenta auxiliar na construção do conhecimento em Língua Inglesa. Para tanto, foi utilizado uma amostra de 17 estudantes, 2 professores de Língua Inglesa e a coordenadora do projeto. Assim, 5 escolas da rede municipal e um Núcleo de Línguas foram ambientes de estudo. A pesquisa foi de cunho qualitativo e bibliográfico e os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado. O trabalho foi ancorado nas concepções de autores como: Leffa (1999), Ronnini, Platero e Weigel (2010), Paiva (1999; 2000), Harmer (1998; 2007), Sebben (2007), dentre outros. Os resultados obtidos comprovaram a primordialidade da Língua Inglesa no cenário atual e evidenciaram êxito na aprendizagem da mesma pelos participantes, revelaram, também, a eficácia do intercâmbio na aprendizagem da Língua Inglesa, assim como no aprimoramento das habilidades linguísticas. O intercâmbio apresenta-se como fator motivacional no estudo do idioma, uma vez que agrega elementos culturais e sociais na vida dos participantes. Desse modo, o intercâmbio configura-se como uma ferramenta que oferece condições favoráveis para a aquisição do idioma em estudo. Por fim, esperamos que os resultados obtidos tenham contribuído para a valorização do ensino da Língua Inglesa na nossa cidade e na criação de projetos educacionais, que possibilitem o crescimento pessoal e profissional dos estudantes, bem como possíveis ampliações do projeto em estudo.

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