O QUE PENSAM OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37913 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 5014 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "O QUE PENSAM OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?" "resumo" => "Ao discutir as funções da escola é interessante conhecer o percurso histórico da instituição escolar, uma vez que para conhecê-la é preciso ir a sua gênese. Pode-se dizer que a escola tem a função socializadora, no qual formará o indivíduo para conviver em sociedade, mas antes disto é preciso compreender a sociedade vigente para entender as atribuições que são dadas a escola. Portanto, é de total relevância que os alunos de pedagogia, durante sua formação, possam repensar sobre as funções da instituição escolar, pois desta forma, quando começarem a atuar, terão uma criticidade maior no seu campo de trabalho. Dito isto, o interesse pelo tema se originou na disciplina Sociologia da Educação ministrada no segundo semestre do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a pergunta que norteou esse trabalho foi: De que forma os discentes do curso de Pedagogia da UERN compreendem a função social da escola tendo como base os saberes constituídos no seu processo formativo? A partir disso, objetivamos identificar a função social da escola com base na percepção dos estudantes do curso de Pedagogia da UERN. Nosso estudo é de caráter qualitativo, no qual utilizamos análise bibliográfica de autores que dialogam sobre a temática. Além disso, recorremos à aplicação de um questionário eletrônico com alunos no quinto período que puderam vivenciar a relação teoria e prática, a partir do estágio supervisionado. Os resultados revelam que as discentes conseguem compreender o papel social da escola, a partir dos saberes constituídos na sua formação, a partir da reflexão das vivências teóricas e práticas desenvolvidas a partir do estágio supervisionado. A escola, por sua vez, apresenta como principal função social a formação do sujeito-cidadão crítico e reflexivo, no entanto, precisa favorecer uma educação mais equânime e igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FUNÇÃO SOCIAL, ESCOLA, CURSO DE PEDAGOGIA, DISCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID405_17102017160119.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAIZA NAIARA DA SILVA LUZ" "autor_nome_curto" => "TAIZA LUZ" "autor_email" => "mariataizaluz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37913 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 5014 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "O QUE PENSAM OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?" "resumo" => "Ao discutir as funções da escola é interessante conhecer o percurso histórico da instituição escolar, uma vez que para conhecê-la é preciso ir a sua gênese. Pode-se dizer que a escola tem a função socializadora, no qual formará o indivíduo para conviver em sociedade, mas antes disto é preciso compreender a sociedade vigente para entender as atribuições que são dadas a escola. Portanto, é de total relevância que os alunos de pedagogia, durante sua formação, possam repensar sobre as funções da instituição escolar, pois desta forma, quando começarem a atuar, terão uma criticidade maior no seu campo de trabalho. Dito isto, o interesse pelo tema se originou na disciplina Sociologia da Educação ministrada no segundo semestre do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a pergunta que norteou esse trabalho foi: De que forma os discentes do curso de Pedagogia da UERN compreendem a função social da escola tendo como base os saberes constituídos no seu processo formativo? A partir disso, objetivamos identificar a função social da escola com base na percepção dos estudantes do curso de Pedagogia da UERN. Nosso estudo é de caráter qualitativo, no qual utilizamos análise bibliográfica de autores que dialogam sobre a temática. Além disso, recorremos à aplicação de um questionário eletrônico com alunos no quinto período que puderam vivenciar a relação teoria e prática, a partir do estágio supervisionado. Os resultados revelam que as discentes conseguem compreender o papel social da escola, a partir dos saberes constituídos na sua formação, a partir da reflexão das vivências teóricas e práticas desenvolvidas a partir do estágio supervisionado. A escola, por sua vez, apresenta como principal função social a formação do sujeito-cidadão crítico e reflexivo, no entanto, precisa favorecer uma educação mais equânime e igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FUNÇÃO SOCIAL, ESCOLA, CURSO DE PEDAGOGIA, DISCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID405_17102017160119.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAIZA NAIARA DA SILVA LUZ" "autor_nome_curto" => "TAIZA LUZ" "autor_email" => "mariataizaluz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }