Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE PENSAM OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?

Palavra-chaves: FUNÇÃO SOCIAL, ESCOLA, CURSO DE PEDAGOGIA, DISCENTES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Ao discutir as funções da escola é interessante conhecer o percurso histórico da instituição escolar, uma vez que para conhecê-la é preciso ir a sua gênese. Pode-se dizer que a escola tem a função socializadora, no qual formará o indivíduo para conviver em sociedade, mas antes disto é preciso compreender a sociedade vigente para entender as atribuições que são dadas a escola. Portanto, é de total relevância que os alunos de pedagogia, durante sua formação, possam repensar sobre as funções da instituição escolar, pois desta forma, quando começarem a atuar, terão uma criticidade maior no seu campo de trabalho. Dito isto, o interesse pelo tema se originou na disciplina Sociologia da Educação ministrada no segundo semestre do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a pergunta que norteou esse trabalho foi: De que forma os discentes do curso de Pedagogia da UERN compreendem a função social da escola tendo como base os saberes constituídos no seu processo formativo? A partir disso, objetivamos identificar a função social da escola com base na percepção dos estudantes do curso de Pedagogia da UERN. Nosso estudo é de caráter qualitativo, no qual utilizamos análise bibliográfica de autores que dialogam sobre a temática. Além disso, recorremos à aplicação de um questionário eletrônico com alunos no quinto período que puderam vivenciar a relação teoria e prática, a partir do estágio supervisionado. Os resultados revelam que as discentes conseguem compreender o papel social da escola, a partir dos saberes constituídos na sua formação, a partir da reflexão das vivências teóricas e práticas desenvolvidas a partir do estágio supervisionado. A escola, por sua vez, apresenta como principal função social a formação do sujeito-cidadão crítico e reflexivo, no entanto, precisa favorecer uma educação mais equânime e igualitária.

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