IDEIAS, (ENTRE)LINHAS TECEM CONSCIÊNCIA CIDADÃ
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A diversidade da sociedade líquida e o enorme aumento no seu potencial comunicativo requerem sujeitos comunicativos atuantes e adaptáveis. Comunicadores competentes a utilizar tanto a linguagem oral quanto a linguagem escrita para dar voz à diversidade de discursos. No entanto, o domínio das competências leitoras e principalmente escritas para utilização plena da língua não é um saber dominado por todos os cidadãos. Sente-se essa lacuna formativa, principalmente na proficiência escrita ao visualizar ininteligíveis posts e textos compartilhados na rede, só para mencionar um dos suportes mais utilizados na atualidade. Numa sociedade letrada como a nossa é imprescindível à aquisição de competências escritas para interagir e atuar de forma plena, acessando e reivindicando direitos, expressando opiniões e contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e responsável. A tarefa de fomentar e de desenvolver competências leitoras é atribuída e cobrada à escola que precisa encontrar meios de viabilizar esta demanda tão necessária de forma eficiente. Rever metodologias, orientar professores e mobilizar estudantes para esta aprendizagem são alguns dos muitos desafios diante desta problemática. Porque se aprende a escrever escrevendo, mas não se trata apenas de escrever por escrever. Trata-se de escrever com uma finalidade, dentro de um contexto específico considerando o provável leitor, exercendo a enunciação com conhecimento do assunto tratado, assim seria o escritor proficiente. Não se trata de uma tarefa simples. Exige orientação, comprometimento de professor e estudante, sistematização de estratégias e motivação. 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