A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35444 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3211 "inscrito_id" => 8378 "titulo" => "A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "Este artigo apresenta uma proposta de ensino a partir da utilização de recurso tecnológico educativo que venha contribuir para o aprendizado das crianças por meio da Linguagem de Programação Logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana, utilizada juntamente com o software SuperLogo 3.0 para o desenvolvimento durante o ensino e aprendizagem. A aplicação deste projeto foi realizada em uma escola municipal de Itacoatiara-AM, com duas turmas de 5º ano do ensino fundamental, dos turnos matutino e vespertino. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com alunos e professores e observação participante. O material empírico foi construído a partir do diário de campo, fotos e gravador de voz do pesquisador. A fundamentação teórica está pautada na perspectiva construtivista de Jean Piaget e Papert, e a partir de todo o conjunto estrutural deste projeto, buscamos resultados que comprovaram a eficácia deste recurso tecnológico para o ensino de geometria plana. Mediante a experiência vivenciada em sala de aula, foi possível observar, que alunos e professores em pouco tempo se familiarizaram com a Linguagem de Programação Logo, e em pouco tempo já estavam desenvolvendo suas artes, utilizando as figuras Geométricas Planas, com seus respectivos cálculos, tendo noção de distância e lateralidade. E isso nos retrata algo muito positivo, pois mesmo que a Linguagem fosse algo novo para eles, após aprenderem os comandos, sentiram-se os donos de seu próprio aprendizado e criação de atividades. É essa construção da aprendizagem que a Linguagem de Programação proporciona aos alunos. Outro ponto fundamental é que esta ferramenta instiga os alunos a buscar soluções a partir do erro, visto que o feedback acontece no momento da realização da atividade em execução. Com isso, a ferramenta proposta como ensino de Geometria Plana, nos trouxe resultados satisfatórios, e se encontra disponível no laboratório de Informática da escola para utilização durante as aulas de matemática e outras disciplinas que se pretende estudar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO, LINGUAGEM LOGO, GEOMETRIA, FERRAMENTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID8378_08102017164622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA DE MATOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andreza.m.oliveira@bol.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35444 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3211 "inscrito_id" => 8378 "titulo" => "A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "Este artigo apresenta uma proposta de ensino a partir da utilização de recurso tecnológico educativo que venha contribuir para o aprendizado das crianças por meio da Linguagem de Programação Logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana, utilizada juntamente com o software SuperLogo 3.0 para o desenvolvimento durante o ensino e aprendizagem. A aplicação deste projeto foi realizada em uma escola municipal de Itacoatiara-AM, com duas turmas de 5º ano do ensino fundamental, dos turnos matutino e vespertino. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com alunos e professores e observação participante. O material empírico foi construído a partir do diário de campo, fotos e gravador de voz do pesquisador. A fundamentação teórica está pautada na perspectiva construtivista de Jean Piaget e Papert, e a partir de todo o conjunto estrutural deste projeto, buscamos resultados que comprovaram a eficácia deste recurso tecnológico para o ensino de geometria plana. Mediante a experiência vivenciada em sala de aula, foi possível observar, que alunos e professores em pouco tempo se familiarizaram com a Linguagem de Programação Logo, e em pouco tempo já estavam desenvolvendo suas artes, utilizando as figuras Geométricas Planas, com seus respectivos cálculos, tendo noção de distância e lateralidade. E isso nos retrata algo muito positivo, pois mesmo que a Linguagem fosse algo novo para eles, após aprenderem os comandos, sentiram-se os donos de seu próprio aprendizado e criação de atividades. É essa construção da aprendizagem que a Linguagem de Programação proporciona aos alunos. Outro ponto fundamental é que esta ferramenta instiga os alunos a buscar soluções a partir do erro, visto que o feedback acontece no momento da realização da atividade em execução. Com isso, a ferramenta proposta como ensino de Geometria Plana, nos trouxe resultados satisfatórios, e se encontra disponível no laboratório de Informática da escola para utilização durante as aulas de matemática e outras disciplinas que se pretende estudar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO, LINGUAGEM LOGO, GEOMETRIA, FERRAMENTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID8378_08102017164622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA DE MATOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andreza.m.oliveira@bol.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }