A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35620 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4205 "inscrito_id" => 7587 "titulo" => "A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA" "resumo" => "A educação ambiental é uma ferramenta importante e eficaz na formação do cidadão consciente das questões que envolvem a sua interação com o meio ambiente. Por tanto, deve estar imersa em todos os níveis do ensino escolar, e também, aplicada na sociedade em geral. Esse tipo de educação proporciona aos alunos a formação de um olhar crítico, capaz de observar os problemas ambientais e refletir sobre nossas ações em prol do meio ambiente. Objetivando verificar como a Educação Ambiental está presente no cotidiano dos alunos e no planejamento escolar, foi realizado um estudo de como a temática está presente nos cursos técnicos do Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista-BA. Analisou-se o nível de conhecimento e preocupação dos alunos do IFBA sobre temas ligados ao meio ambiente. Também, houve uma preocupação em verificar se existe algum projeto ou ação no instituto, voltada para as questões ambientais. A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada na coleta de dados, através da aplicação de um questionário para esses alunos. Em suma, fica evidente que a temática deve ser inserida no instituto, cabendo ao educador utilizar de estratégias para estimular ao aluno sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de incentivá-lo a se tornar um cidadão consciente e ativo na sociedade, de modo a construir um coletivo que se preocupe com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, ENSINO INTEGRADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID7587_16102017191016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIO FERNANDES BOTELHO E SILVA" "autor_nome_curto" => "KAIO BOTELHO" "autor_email" => "kaiobotelho4@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35620 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4205 "inscrito_id" => 7587 "titulo" => "A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA" "resumo" => "A educação ambiental é uma ferramenta importante e eficaz na formação do cidadão consciente das questões que envolvem a sua interação com o meio ambiente. Por tanto, deve estar imersa em todos os níveis do ensino escolar, e também, aplicada na sociedade em geral. Esse tipo de educação proporciona aos alunos a formação de um olhar crítico, capaz de observar os problemas ambientais e refletir sobre nossas ações em prol do meio ambiente. Objetivando verificar como a Educação Ambiental está presente no cotidiano dos alunos e no planejamento escolar, foi realizado um estudo de como a temática está presente nos cursos técnicos do Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista-BA. Analisou-se o nível de conhecimento e preocupação dos alunos do IFBA sobre temas ligados ao meio ambiente. Também, houve uma preocupação em verificar se existe algum projeto ou ação no instituto, voltada para as questões ambientais. A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada na coleta de dados, através da aplicação de um questionário para esses alunos. Em suma, fica evidente que a temática deve ser inserida no instituto, cabendo ao educador utilizar de estratégias para estimular ao aluno sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de incentivá-lo a se tornar um cidadão consciente e ativo na sociedade, de modo a construir um coletivo que se preocupe com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, ENSINO INTEGRADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID7587_16102017191016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIO FERNANDES BOTELHO E SILVA" "autor_nome_curto" => "KAIO BOTELHO" "autor_email" => "kaiobotelho4@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }