A educação ambiental é uma ferramenta importante e eficaz na formação do cidadão consciente das questões que envolvem a sua interação com o meio ambiente. Por tanto, deve estar imersa em todos os níveis do ensino escolar, e também, aplicada na sociedade em geral. Esse tipo de educação proporciona aos alunos a formação de um olhar crítico, capaz de observar os problemas ambientais e refletir sobre nossas ações em prol do meio ambiente. Objetivando verificar como a Educação Ambiental está presente no cotidiano dos alunos e no planejamento escolar, foi realizado um estudo de como a temática está presente nos cursos técnicos do Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista-BA. Analisou-se o nível de conhecimento e preocupação dos alunos do IFBA sobre temas ligados ao meio ambiente. Também, houve uma preocupação em verificar se existe algum projeto ou ação no instituto, voltada para as questões ambientais. A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada na coleta de dados, através da aplicação de um questionário para esses alunos. Em suma, fica evidente que a temática deve ser inserida no instituto, cabendo ao educador utilizar de estratégias para estimular ao aluno sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de incentivá-lo a se tornar um cidadão consciente e ativo na sociedade, de modo a construir um coletivo que se preocupe com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.