Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, ENSINO INTEGRADO Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35620
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4205
    "inscrito_id" => 7587
    "titulo" => "A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA"
    "resumo" => "A educação ambiental é uma ferramenta importante e eficaz na formação do cidadão consciente das questões que envolvem a sua interação com o meio ambiente. Por tanto, deve estar imersa em todos os níveis do ensino escolar, e também, aplicada na sociedade em geral. Esse tipo de educação proporciona aos alunos a formação de um olhar crítico, capaz de observar os problemas ambientais e refletir sobre nossas ações em prol do meio ambiente. Objetivando verificar como a Educação Ambiental está presente no cotidiano dos alunos e no planejamento escolar, foi realizado um estudo de como a temática está presente nos cursos técnicos do Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista-BA. Analisou-se o nível de conhecimento e preocupação dos alunos do IFBA sobre temas ligados ao meio ambiente. Também, houve uma preocupação em verificar se existe algum projeto ou ação no instituto, voltada para as questões ambientais. A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada na coleta de dados, através da aplicação de um questionário para esses alunos. Em suma, fica evidente que a temática deve ser inserida no instituto, cabendo ao educador utilizar de estratégias para estimular ao aluno sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de incentivá-lo a se tornar um cidadão consciente e ativo na sociedade, de modo a construir um coletivo que se preocupe com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, ENSINO INTEGRADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID7587_16102017191016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIO FERNANDES BOTELHO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAIO BOTELHO"
    "autor_email" => "kaiobotelho4@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35620
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4205
    "inscrito_id" => 7587
    "titulo" => "A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA"
    "resumo" => "A educação ambiental é uma ferramenta importante e eficaz na formação do cidadão consciente das questões que envolvem a sua interação com o meio ambiente. Por tanto, deve estar imersa em todos os níveis do ensino escolar, e também, aplicada na sociedade em geral. Esse tipo de educação proporciona aos alunos a formação de um olhar crítico, capaz de observar os problemas ambientais e refletir sobre nossas ações em prol do meio ambiente. Objetivando verificar como a Educação Ambiental está presente no cotidiano dos alunos e no planejamento escolar, foi realizado um estudo de como a temática está presente nos cursos técnicos do Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista-BA. Analisou-se o nível de conhecimento e preocupação dos alunos do IFBA sobre temas ligados ao meio ambiente. Também, houve uma preocupação em verificar se existe algum projeto ou ação no instituto, voltada para as questões ambientais. A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada na coleta de dados, através da aplicação de um questionário para esses alunos. Em suma, fica evidente que a temática deve ser inserida no instituto, cabendo ao educador utilizar de estratégias para estimular ao aluno sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de incentivá-lo a se tornar um cidadão consciente e ativo na sociedade, de modo a construir um coletivo que se preocupe com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, ENSINO INTEGRADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID7587_16102017191016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIO FERNANDES BOTELHO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAIO BOTELHO"
    "autor_email" => "kaiobotelho4@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A educação ambiental é uma ferramenta importante e eficaz na formação do cidadão consciente das questões que envolvem a sua interação com o meio ambiente. Por tanto, deve estar imersa em todos os níveis do ensino escolar, e também, aplicada na sociedade em geral. Esse tipo de educação proporciona aos alunos a formação de um olhar crítico, capaz de observar os problemas ambientais e refletir sobre nossas ações em prol do meio ambiente. Objetivando verificar como a Educação Ambiental está presente no cotidiano dos alunos e no planejamento escolar, foi realizado um estudo de como a temática está presente nos cursos técnicos do Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista-BA. Analisou-se o nível de conhecimento e preocupação dos alunos do IFBA sobre temas ligados ao meio ambiente. Também, houve uma preocupação em verificar se existe algum projeto ou ação no instituto, voltada para as questões ambientais. A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada na coleta de dados, através da aplicação de um questionário para esses alunos. Em suma, fica evidente que a temática deve ser inserida no instituto, cabendo ao educador utilizar de estratégias para estimular ao aluno sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de incentivá-lo a se tornar um cidadão consciente e ativo na sociedade, de modo a construir um coletivo que se preocupe com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.