A educação infantil a partir dos anos de 1996 tem avançado de forma significativa, com o advento da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, publicada em 21 de dezembro de 1996, a qual traz um novo capitulo para as políticas de educação infantil, regulamentada – como a primeira etapa da educação básica. Nesse sentido surge um novo paradigma nas práticas educativas no contexto das instituições de educação infantil. . Frente a esse novo contexto a pesquisa aborda sobre a formação do professor de educação infantil na contemporaneidade. Trata-se de uma investigação qualitativa, para a coleta de dados foi necessário um estudo teórico e empírico. Tomamos para a revisão de literatura os pesquisadores renomados da área entre eles : Farias e Salles (2012), Oliveira (2012), Tardif (2002) e as bases legais para formação dos professores. O relatório do estudo apontou as exigências legais para formação do professor de educação infantil no contexto atual, mostrando que avançou de forma legal, mas deixou lacunas no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas no âmbito de sua atuação docente.