RAMOS, Sebastian. Indisciplina e gestão democrática, humana, solidária e inclusiva. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37205>. Acesso em: 23/12/2024 09:16
O presente artigo aborda o tema da Gestão Democrática sob a ótica da Inclusão. Destaca a importância de se ter presente no ambiente escolar o fator da inclusão, fator este que contribui para um melhor crescimento e consequentemente uma melhor aprendizagem. A diversidade é um elemento muito característico de nossas escolas, assim sendo é urgente a proposta de levarmos a discussão da inclusão para nossas escolas, uma vez que acreditamos na versão de que educação é para todos. A educação tem a nobre missão de produzir conhecimento e ajudar as pessoas a serem melhores cidadãs e cidadãos. Desta maneira é legítimo ressaltar que inclusão e educação podem ser parceiras na construção de uma sociedade melhor. O tema coloca o gestor escolar diante de um dos seus maiores desafios, que é a indisciplina e a falta de limites dos alunos, que geram situações cada vez mais graves dentro do ambiente escolar, pontuando assim como o gestor pode trabalhar para reverter este problema, destacando que ele deve ter capacidade para mediar os conflitos e solucionar os problemas vindos do cotidiano escolar. Para tanto, foi abordado de maneira breve o conceito de indisciplina, detectando algumas causas e efeitos; a importância da participação da família e sua responsabilidade na questão de inserir limites e valores em seus filhos para que os mesmos consigam conviver em sociedade; a interação professor-aluno, sendo este um fato muito importante na busca da resolução deste problema; destacando a visão da sociedade e também a relevância do trabalho entre a escola, comunidade escolar e sociedade em geral na busca da disciplina e na construção de um ser humano mais humano.