A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35446 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4177 "inscrito_id" => 7551 "titulo" => "A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de estágio supervisionado concernente ao ensino de Literatura, ocorrido em uma escola da rede pública estadual, na cidade de Campina Grande/PB, em uma turma de 1° ano do Ensino Médio. Como sabemos, o ensino de Literatura é algo de suma importância para a formação dos alunos, uma vez que promove a reflexão acerca da sociedade e do próprio ser humano. Nessa perspectiva, Cosson (2006) ressalta que o ensino de Literatura na escola deve existir com vistas à formação leitora dos alunos, ou mais especificamente ao letramento literário. Para sua realização na escola, Cosson (2006) propõe a sistematização das aulas de Literatura em duas sequências, uma básica e outra expandida. Em nossa prática durante o estágio utilizamos a sequência básica, pois pode ser desenvolvida em um tempo mais reduzido e de forma mais simples. A sequência é formada fundamentalmente por quatro passos básicos, a saber: motivação, introdução, leitura e interpretação. Durante o estágio, buscamos desenvolver um trabalho de ensino de Literatura que pudesse envolver os alunos, através da interação e diálogo. Ao levar os textos para a sala de aula, procuramos lê-los e debatê-los amplamente, de modo que a turma pudesse refletir criticamente acerca deles. A temática elegida para o desenvolvimento de nossa sequência foi “O negro na sociedade”. Elegemos essa temática por ser atual e muito relevante, tendo em vista que traz a reflexão acerca da construção histórica da sociedade brasileira, revelando as dificuldades da inserção do negro nos mais diversos espaços sociais, as diferentes formas de preconceito e estereótipos difundidos ao longo da história, assim como a luta dos afrodescendentes pela autoafirmação frente a uma sociedade que ainda se mostra preconceituosa e excludente. Como aporte teórico, contamos com as contribuições teóricas de autores, a exemplo de Proença (2004), de Proença (2004), Lopes (2005), Costa e Bezerra (2013), Duarte (2005, 2008) e Colomer (2003)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, LETRAMENTO LITERÁRIO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID7551_16102017183944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISMÊNIA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA ISMÊNIA " "autor_email" => "ismenialima302@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35446 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4177 "inscrito_id" => 7551 "titulo" => "A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de estágio supervisionado concernente ao ensino de Literatura, ocorrido em uma escola da rede pública estadual, na cidade de Campina Grande/PB, em uma turma de 1° ano do Ensino Médio. Como sabemos, o ensino de Literatura é algo de suma importância para a formação dos alunos, uma vez que promove a reflexão acerca da sociedade e do próprio ser humano. Nessa perspectiva, Cosson (2006) ressalta que o ensino de Literatura na escola deve existir com vistas à formação leitora dos alunos, ou mais especificamente ao letramento literário. Para sua realização na escola, Cosson (2006) propõe a sistematização das aulas de Literatura em duas sequências, uma básica e outra expandida. Em nossa prática durante o estágio utilizamos a sequência básica, pois pode ser desenvolvida em um tempo mais reduzido e de forma mais simples. A sequência é formada fundamentalmente por quatro passos básicos, a saber: motivação, introdução, leitura e interpretação. Durante o estágio, buscamos desenvolver um trabalho de ensino de Literatura que pudesse envolver os alunos, através da interação e diálogo. Ao levar os textos para a sala de aula, procuramos lê-los e debatê-los amplamente, de modo que a turma pudesse refletir criticamente acerca deles. A temática elegida para o desenvolvimento de nossa sequência foi “O negro na sociedade”. Elegemos essa temática por ser atual e muito relevante, tendo em vista que traz a reflexão acerca da construção histórica da sociedade brasileira, revelando as dificuldades da inserção do negro nos mais diversos espaços sociais, as diferentes formas de preconceito e estereótipos difundidos ao longo da história, assim como a luta dos afrodescendentes pela autoafirmação frente a uma sociedade que ainda se mostra preconceituosa e excludente. Como aporte teórico, contamos com as contribuições teóricas de autores, a exemplo de Proença (2004), de Proença (2004), Lopes (2005), Costa e Bezerra (2013), Duarte (2005, 2008) e Colomer (2003)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, LETRAMENTO LITERÁRIO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID7551_16102017183944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISMÊNIA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA ISMÊNIA " "autor_email" => "ismenialima302@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }