Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO UMA PROPOSTA FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS ANGIOSPERMAS

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA., ANGIOSPERMAS., JOGOS DIDÁTICOS. Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38838
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4195
    "inscrito_id" => 9261
    "titulo" => "USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO UMA PROPOSTA FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS ANGIOSPERMAS"
    "resumo" => "O ensino de botânica aborda uma grande quantidade de conteúdos e conceitos científicos que na maioria das vezes partem de aulas tradicionais totalmente teóricas e não relaciona a realidade dos alunos, o que impossibilita uma aproximação do conteúdo escolar. É necessário fazer uso de novos recursos didáticos que torne as aulas dinâmicas e que chame atenção dos alunos para facilitar a compreensão dos assuntos abordados em sala de aula. Esta pesquisa tem como objetivo promover uma aprendizagem mais significativa sobre as angiospermas considerando o conhecimento prévio dos alunos e a interação com a ferramenta lúdica. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, em duas turmas da 2ª série do ensino médio, uma turma controle empregando metodologia tradicional e uma turma experimental empregando metodologia de ensino-aprendizagem trabalhando atividade lúdica, em que o instrumento da pesquisa foi questionários, utilizando o pré-teste e pós-teste, em virtude de que as duas turmas comparadas foi possível descobrir se o conteúdo morfologia vegetal das angiospermas usando a atividade lúdica, foi capaz de aumentar o conhecimento dos alunos. Os resultados evidenciaram que o jogo auxiliou os alunos no ensino aprendizado, em que eles conseguiram relacionar a teoria aplicada em sala de aula com a atividade lúdica onde havia informações sobre conceitos e funções de cada órgão das plantas angiospermas. Foi possível observar que o jogo didático despertou nos alunos da turma experimental o interesse pelo assunto abordado junto com o espirito competitivo, além de proporcionar uma melhor assimilação do conceito cientifico facilitando o processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA., ANGIOSPERMAS., JOGOS DIDÁTICOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9261_16102017185907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADNA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADNA MARIA"
    "autor_email" => "Adnasilva29@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38838
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4195
    "inscrito_id" => 9261
    "titulo" => "USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO UMA PROPOSTA FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS ANGIOSPERMAS"
    "resumo" => "O ensino de botânica aborda uma grande quantidade de conteúdos e conceitos científicos que na maioria das vezes partem de aulas tradicionais totalmente teóricas e não relaciona a realidade dos alunos, o que impossibilita uma aproximação do conteúdo escolar. É necessário fazer uso de novos recursos didáticos que torne as aulas dinâmicas e que chame atenção dos alunos para facilitar a compreensão dos assuntos abordados em sala de aula. Esta pesquisa tem como objetivo promover uma aprendizagem mais significativa sobre as angiospermas considerando o conhecimento prévio dos alunos e a interação com a ferramenta lúdica. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, em duas turmas da 2ª série do ensino médio, uma turma controle empregando metodologia tradicional e uma turma experimental empregando metodologia de ensino-aprendizagem trabalhando atividade lúdica, em que o instrumento da pesquisa foi questionários, utilizando o pré-teste e pós-teste, em virtude de que as duas turmas comparadas foi possível descobrir se o conteúdo morfologia vegetal das angiospermas usando a atividade lúdica, foi capaz de aumentar o conhecimento dos alunos. Os resultados evidenciaram que o jogo auxiliou os alunos no ensino aprendizado, em que eles conseguiram relacionar a teoria aplicada em sala de aula com a atividade lúdica onde havia informações sobre conceitos e funções de cada órgão das plantas angiospermas. Foi possível observar que o jogo didático despertou nos alunos da turma experimental o interesse pelo assunto abordado junto com o espirito competitivo, além de proporcionar uma melhor assimilação do conceito cientifico facilitando o processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA., ANGIOSPERMAS., JOGOS DIDÁTICOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9261_16102017185907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADNA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADNA MARIA"
    "autor_email" => "Adnasilva29@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de botânica aborda uma grande quantidade de conteúdos e conceitos científicos que na maioria das vezes partem de aulas tradicionais totalmente teóricas e não relaciona a realidade dos alunos, o que impossibilita uma aproximação do conteúdo escolar. É necessário fazer uso de novos recursos didáticos que torne as aulas dinâmicas e que chame atenção dos alunos para facilitar a compreensão dos assuntos abordados em sala de aula. Esta pesquisa tem como objetivo promover uma aprendizagem mais significativa sobre as angiospermas considerando o conhecimento prévio dos alunos e a interação com a ferramenta lúdica. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, em duas turmas da 2ª série do ensino médio, uma turma controle empregando metodologia tradicional e uma turma experimental empregando metodologia de ensino-aprendizagem trabalhando atividade lúdica, em que o instrumento da pesquisa foi questionários, utilizando o pré-teste e pós-teste, em virtude de que as duas turmas comparadas foi possível descobrir se o conteúdo morfologia vegetal das angiospermas usando a atividade lúdica, foi capaz de aumentar o conhecimento dos alunos. Os resultados evidenciaram que o jogo auxiliou os alunos no ensino aprendizado, em que eles conseguiram relacionar a teoria aplicada em sala de aula com a atividade lúdica onde havia informações sobre conceitos e funções de cada órgão das plantas angiospermas. Foi possível observar que o jogo didático despertou nos alunos da turma experimental o interesse pelo assunto abordado junto com o espirito competitivo, além de proporcionar uma melhor assimilação do conceito cientifico facilitando o processo de ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.