DESAFIOS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA ATUAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36396 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2998 "inscrito_id" => 8547 "titulo" => """ DESAFIOS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA\r\n UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA ATUAL """ "resumo" => """ 1.\tResumo: Objetivamos nesse trabalho reconhecer os desafios que são postos à escola em face da perspectiva de inclusão escolar, a partir da opinião e das práticas de gestores, professores, familiares e alunos de uma escola da rede pública municipal de São Luís-Maranhão, para compreender como se comporta a escola atual diante dos desafios da inclusão escolar dos alunos da rede municipal do ensino fundamental, mediante ao atendimento da legislação vigente. O estudo prioriza as características de uma escola inclusiva com base no direito à educação proposto pelos dispositivos legais nos quais se pautam os princípios da Escola Inclusiva nas reflexões feitas por autores como Sassaki (1997), Mantoan (2004, 2006), Booth; Ainscow (2010) e Sanches, (2011) a partir das categorias evidenciadas no contexto da escola e da legislação sobre inclusão escolar, a saber: a) Implementação de políticas inclusivas na escola; b) Promoção de práticas inclusivas na escola e c) Criação de culturas inclusivas na escola para alcançar a partir de diferentes caminhos formas de enfrentar ou não, aos desafios de uma escola inclusiva. Ao procurar conhecer essas possibilidades pretendemos entender que a escola que se pretende inclusiva deverá se conscientizar através do hábito de trabalho cooperativo e da reflexão coletiva, bem como uma análise crítica dos problemas enfrentados diariamente através das atividades educativas desenvolvidas pelosprofessores, desde o planejamento escolar até a avaliação as aprendizagens para conscientiza r aos seus professores sobre os pressupostos da inclusão escolar e a sistematização dessas práticas inclusivas no seu cotidiano.\r\n \r\n 2.\tPalavras-chave: Escola Inclusiva; Políticas Educacionais; Práticas escolares inclusivas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCOLA INCLUSIVA;, POLÍTICAS EDUCACIONAIS;, PRÁTICAS ESCOLARES INCLUSIVAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8547_01102017132633.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA BONIFÁCIO DOS SANTOS REINALDO" "autor_nome_curto" => "TELMA B. S. REI" "autor_email" => "bomfarao@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36396 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2998 "inscrito_id" => 8547 "titulo" => """ DESAFIOS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA\r\n UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA ATUAL """ "resumo" => """ 1.\tResumo: Objetivamos nesse trabalho reconhecer os desafios que são postos à escola em face da perspectiva de inclusão escolar, a partir da opinião e das práticas de gestores, professores, familiares e alunos de uma escola da rede pública municipal de São Luís-Maranhão, para compreender como se comporta a escola atual diante dos desafios da inclusão escolar dos alunos da rede municipal do ensino fundamental, mediante ao atendimento da legislação vigente. O estudo prioriza as características de uma escola inclusiva com base no direito à educação proposto pelos dispositivos legais nos quais se pautam os princípios da Escola Inclusiva nas reflexões feitas por autores como Sassaki (1997), Mantoan (2004, 2006), Booth; Ainscow (2010) e Sanches, (2011) a partir das categorias evidenciadas no contexto da escola e da legislação sobre inclusão escolar, a saber: a) Implementação de políticas inclusivas na escola; b) Promoção de práticas inclusivas na escola e c) Criação de culturas inclusivas na escola para alcançar a partir de diferentes caminhos formas de enfrentar ou não, aos desafios de uma escola inclusiva. Ao procurar conhecer essas possibilidades pretendemos entender que a escola que se pretende inclusiva deverá se conscientizar através do hábito de trabalho cooperativo e da reflexão coletiva, bem como uma análise crítica dos problemas enfrentados diariamente através das atividades educativas desenvolvidas pelosprofessores, desde o planejamento escolar até a avaliação as aprendizagens para conscientiza r aos seus professores sobre os pressupostos da inclusão escolar e a sistematização dessas práticas inclusivas no seu cotidiano.\r\n \r\n 2.\tPalavras-chave: Escola Inclusiva; Políticas Educacionais; Práticas escolares inclusivas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCOLA INCLUSIVA;, POLÍTICAS EDUCACIONAIS;, PRÁTICAS ESCOLARES INCLUSIVAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8547_01102017132633.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA BONIFÁCIO DOS SANTOS REINALDO" "autor_nome_curto" => "TELMA B. S. REI" "autor_email" => "bomfarao@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }