O JOGO SOMA ZERO COMO ABORDAGEM INSTRUMENTAL PARA O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37783 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4514 "inscrito_id" => 544 "titulo" => "O JOGO SOMA ZERO COMO ABORDAGEM INSTRUMENTAL PARA O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS" "resumo" => "Esse artigo foi elaborado ao observar as dificuldades dos alunos, com analises das diagnoses das turmas feitas na disciplina de estagio I na universidade de Pernambuco, realizada na escola municipal Baltazar moreno, no município de Moreno-PE. Nas aulas de matemática umas grandes partes dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental II, nas operações de adição e subtração de números inteiros. Verificamos a dificuldade dos alunos em adquirir esse conteúdo com clareza. A partir dessa observação, Desenvolvemos uma pesquisa com objetivo de analisa as possibilidades do jogo Soma Zero para professores de matemática dessa escola. Mostra outra técnica diferenciada de mostra o conteúdo, visão e adaptada em sua sala de aula. Por tanto, pegamos como referencial teórico a abordagem instrumental. Nessa pesquisa foram utilizados quatro professores desta escola municipal, na primeira etapa foi apresentado o jogo aos professores, e regras. Segundo etapa, perguntei que eles já tinham trabalhado com esse material em sala de aula e depois realizamos uma partida entre os professores e pesquisadores. Na terceira etapa, quando terminou o jogo, todos os professores responderam um questionário de quatro pergunta, que foram o que achou do jogo, o que mudaria no jogo e como utilizaria o jogo em sua sala de aula. Com levantamento dos estudos, analisamos os processos de instrumentação e instrumentalização com referencia o jogo Soma Zero. E cada professor mostrou vários esquemas de modificação ou adaptação do Jogo Soma Zero em sua aula. E cada professor mostrou vários esquemas de modificação ou adaptação do Jogo Soma Zero em sua aulas, mostrado como seria adaptado em sua sala de aula o jogo Soma Zero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ABORDAGEM INSTRUMENTAL, JOGO MATEMÁTICO, ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, SUBTRAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID544_16102017223027.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTELA GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "STELA PACHECO" "autor_email" => "stelapachecogs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37783 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4514 "inscrito_id" => 544 "titulo" => "O JOGO SOMA ZERO COMO ABORDAGEM INSTRUMENTAL PARA O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS" "resumo" => "Esse artigo foi elaborado ao observar as dificuldades dos alunos, com analises das diagnoses das turmas feitas na disciplina de estagio I na universidade de Pernambuco, realizada na escola municipal Baltazar moreno, no município de Moreno-PE. Nas aulas de matemática umas grandes partes dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental II, nas operações de adição e subtração de números inteiros. Verificamos a dificuldade dos alunos em adquirir esse conteúdo com clareza. A partir dessa observação, Desenvolvemos uma pesquisa com objetivo de analisa as possibilidades do jogo Soma Zero para professores de matemática dessa escola. Mostra outra técnica diferenciada de mostra o conteúdo, visão e adaptada em sua sala de aula. Por tanto, pegamos como referencial teórico a abordagem instrumental. Nessa pesquisa foram utilizados quatro professores desta escola municipal, na primeira etapa foi apresentado o jogo aos professores, e regras. Segundo etapa, perguntei que eles já tinham trabalhado com esse material em sala de aula e depois realizamos uma partida entre os professores e pesquisadores. Na terceira etapa, quando terminou o jogo, todos os professores responderam um questionário de quatro pergunta, que foram o que achou do jogo, o que mudaria no jogo e como utilizaria o jogo em sua sala de aula. Com levantamento dos estudos, analisamos os processos de instrumentação e instrumentalização com referencia o jogo Soma Zero. E cada professor mostrou vários esquemas de modificação ou adaptação do Jogo Soma Zero em sua aula. E cada professor mostrou vários esquemas de modificação ou adaptação do Jogo Soma Zero em sua aulas, mostrado como seria adaptado em sua sala de aula o jogo Soma Zero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ABORDAGEM INSTRUMENTAL, JOGO MATEMÁTICO, ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, SUBTRAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID544_16102017223027.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTELA GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "STELA PACHECO" "autor_email" => "stelapachecogs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }