ENSINO MÉDIO E CULTURA JUVENIL: UM ESPACO INOVADOR DO CONHECIMENTO DOS PARCEIROS ALUNOS E PROFESSORES NUMA AÇÃO PROTAGONISTA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36772 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4240 "inscrito_id" => 7971 "titulo" => "ENSINO MÉDIO E CULTURA JUVENIL: UM ESPACO INOVADOR DO CONHECIMENTO DOS PARCEIROS ALUNOS E PROFESSORES NUMA AÇÃO PROTAGONISTA" "resumo" => "Partimos de um caudaloso rio, emergindo no qual ensejamos seu afluente o “ensino médio” não leva em conta a dimensão cultural como elemento constituinte na formação dos jovens e que a cultura geral é um conceito amplo socioantropológico, destacamos algumas variáveis nessa perspectiva, buscando entender as características da cultura brasileira que permeiam as relações entre escola e cultura, no caso específico, a“cultura juvenil e o ensino médio”. Para tanto, iniciamos nossa investigação, considerando a origem antropológica do significado dessa palavra como elemento de hábitos, costumes, danças, modos de vida etc. entre os homens, sem os quais não haveria cultura. Em etnografia, a cultura instalada na escola constitui o foco de descrição do movimento e saberes de um grupo específico, no nosso caso, a cultura juvenil. Assim, abordamos como tema central desta pesquisa, o “ensino médio e sua relação com a cultura juvenil”, com o intuito de descrever, analisar e interpretar o significado do espaço inovador do conhecimento e formação cultural dos jovens. Supomos que a cultura juvenil não é considerada elemento fundante na maioria das escolas públicas do ensino médio no Estado de Pernambuco. Realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, na qual recorremos a entrevistas semi estruturadas, questionário, observação, caderno de campo, análise documental e fotografias cujos dados coletados revelaram que a cultura é defendida como modos de vida e os fenômenos estudados representam um corpus de significados. Nessa teia de relações, fomos tecendo o caminho da inovação pedagógica vinculado ao conceito mais geral de cultura. Chegamos à conclusão de que a cultura pode ser a porta de acesso para a inovação das práticas pedagógicas nas escolas, onde alunos e professores assumem parcerias para a formação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, CULTURAJUVENIL, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, PROTAGONISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7971_16102017193518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SANTOS" "autor_email" => "jsp55@terra.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36772 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4240 "inscrito_id" => 7971 "titulo" => "ENSINO MÉDIO E CULTURA JUVENIL: UM ESPACO INOVADOR DO CONHECIMENTO DOS PARCEIROS ALUNOS E PROFESSORES NUMA AÇÃO PROTAGONISTA" "resumo" => "Partimos de um caudaloso rio, emergindo no qual ensejamos seu afluente o “ensino médio” não leva em conta a dimensão cultural como elemento constituinte na formação dos jovens e que a cultura geral é um conceito amplo socioantropológico, destacamos algumas variáveis nessa perspectiva, buscando entender as características da cultura brasileira que permeiam as relações entre escola e cultura, no caso específico, a“cultura juvenil e o ensino médio”. Para tanto, iniciamos nossa investigação, considerando a origem antropológica do significado dessa palavra como elemento de hábitos, costumes, danças, modos de vida etc. entre os homens, sem os quais não haveria cultura. Em etnografia, a cultura instalada na escola constitui o foco de descrição do movimento e saberes de um grupo específico, no nosso caso, a cultura juvenil. Assim, abordamos como tema central desta pesquisa, o “ensino médio e sua relação com a cultura juvenil”, com o intuito de descrever, analisar e interpretar o significado do espaço inovador do conhecimento e formação cultural dos jovens. Supomos que a cultura juvenil não é considerada elemento fundante na maioria das escolas públicas do ensino médio no Estado de Pernambuco. Realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, na qual recorremos a entrevistas semi estruturadas, questionário, observação, caderno de campo, análise documental e fotografias cujos dados coletados revelaram que a cultura é defendida como modos de vida e os fenômenos estudados representam um corpus de significados. Nessa teia de relações, fomos tecendo o caminho da inovação pedagógica vinculado ao conceito mais geral de cultura. Chegamos à conclusão de que a cultura pode ser a porta de acesso para a inovação das práticas pedagógicas nas escolas, onde alunos e professores assumem parcerias para a formação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, CULTURAJUVENIL, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, PROTAGONISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7971_16102017193518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SANTOS" "autor_email" => "jsp55@terra.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }