Sabe-se que os acadêmicos recém aprovados ingressam nas universidades quase sempre entusiasmados com o início dessa nova etapa da vida. Esse momento é marcado, inicialmente, pelos primeiros contatos com o mundo acadêmico. Pensando nisso, foi elaborada a Semana de Recepção e Integração os discentes do curso de Terapia Ocupacional da UFPB. Assim, vinculada ao projeto de extensão PRADITO (Acompanhamento do Discente de Terapia Ocupacional: Combatendo à Evasão, Retenção e Aprimorando os Processos de Ensino e Aprendizagem), a ação foi pensada tendo como foco o acolhimento, a permanência, o acompanhamento e a formação dos discentes do curso. Nesse sentido, estabeleceu-se um conjunto de atividades, cujos objetivos foram: promover o acolhimento dos alunos ingressos do curso de Terapia Ocupacional; conhecer o perfil dos acadêmicos ingressos do curso de Terapia Ocupacional-UFPB; promover a integração dos discentes dos diferentes períodos do curso junto aos servidores docentes e técnicos do curso; desenvolver momentos que favoreçam a troca de experiências entre discentes e docentes e, por fim, realizar momentos que ajudassem os alunos nas maiores dificuldades apresentadas, principalmente relacionadas à aprendizagem. Nesse sentido, o presente artigo pretende apresentar os resultados dessa experiência de bom êxito e socializar com o coletivo a fim de validar cada vez mais práticas pedagógicas voltadas ao universo acadêmico do aluno ingressante. A metodologia adotada foi uma sequência de seguintes atividades lúdicas e elucidativas e também a aplicação de um questionário semiestruturado com os ingresso no final do evento. Desse modo, a ação se constituiu em um espaço sistemático aberto às reflexões com vistas ao aperfeiçoamento das habilidades pedagógicas com base nos princípios orientadores do projeto educacional da UFPB, firmados também no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, no Projeto Pedagógico Institucional – PPI e no PPC do curso. Com a semana, foi possível promover um momento em que os alunos se sentissem acolhidos e integrados no curso e na universidade. Além disso, foram compartilhadas ideias e experiências, pois os discentes e docentes demonstraram-se receptivos, interessados, participativos, e principalmente curiosos quanto às atividades realizadas pela semana.