Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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ADAPTAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA EM BRAILLE: UMA NOVA PERSPECTIVA DO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO DE QUÍMICA, TABELA PERIÓDICA, BRAILLE Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho busca a inclusão de alunos com deficiência visual, visto que as limitações físicas são conciliadas ao excesso de conteúdos existentes na matriz curricular. Em uma educação efetiva a prática e a teoria são fomentadas conjuntamente, logo, a quebra desta relação, atrelada às limitações da visão, aumentam as dificuldades na compreensão das disciplinas. O ensino de química não foge a regra, se toda realidade física possui elementos químicos não podemos privar os alunos com deficiência desta realidade. Por isso, o educador de química precisa transcender a realidade material com um processo de ensino que atinja o micro, o macro e o simbólico. Logo, o desenvolvimento de materiais inclusivos para referenciar a realidade física se faz de extrema necessidade, aumentando o seu grau de aplicabilidade quando trabalhado o conteúdo específico, como por exemplo, a Tabela Periódica. Portanto a adaptação em braille possibilita o avanço educacional saindo de uma educação tradicional, passando a uma educação horizontal. Então com base na tabela periódica oficial pensou-se na construção de uma tabela adaptada em Braille para os alunos cegos e produzidas cópias em Thermoform.

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