A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA SALA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35357 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4747 "inscrito_id" => 4738 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA SALA DE AULA" "resumo" => "Quando pensamos no ensino através do lúdico associamos automaticamente as brincadeiras desenvolvidas em sala de aula com o intuito de entreter os alunos, porém precisamos ter em mente que o ensino lúdico está muito além disso, ele ultrapassa a barreira da brincadeira e entra no campo do ensino e da aprendizagem, se utilizando dessas brincadeiras para desenvolver meios e métodos para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento do aluno. O presente artigo tem por objetivo destacar a importância do lúdico para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, principalmente nas turmas iniciais. Para tais afirmações vamos nos basear nas teorias apresenta por Feijó (1992), na qual o lúdico é considerado uma necessidade básica humana, e por Vygostsky (1995), na qual a lúdico é visto como um espaço de aprendizagem, onde a criança ultrapassa o comportamento cotidiano habitual de sua idade, onde ela age como se fosse maior do que é, representado simbolicamente o que mais tarde realizará, ou seja o aluno aprende dentro do seu mundo. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede privada do município de Cabedelo/PB, tendo como instrumento de coleta de dados a elaboração e desenvolvimento de 4 aulas da disciplina de matemática. A partir dos dados coletados, podemos afirmar que o ensino através do lúdico é de suma importância para o desenvolvimento escolar e intelectual do aluno, uma vez que os estímulos proporcionados por esse ensino é capaz de motivar não apenas a participação do aluno, mas o seu protagonismo em sala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "LÚDICO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID4738_16102017234535.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELISABETE REGIS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELISABETE" "autor_email" => "elisabete0934@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35357 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4747 "inscrito_id" => 4738 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA SALA DE AULA" "resumo" => "Quando pensamos no ensino através do lúdico associamos automaticamente as brincadeiras desenvolvidas em sala de aula com o intuito de entreter os alunos, porém precisamos ter em mente que o ensino lúdico está muito além disso, ele ultrapassa a barreira da brincadeira e entra no campo do ensino e da aprendizagem, se utilizando dessas brincadeiras para desenvolver meios e métodos para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento do aluno. O presente artigo tem por objetivo destacar a importância do lúdico para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, principalmente nas turmas iniciais. Para tais afirmações vamos nos basear nas teorias apresenta por Feijó (1992), na qual o lúdico é considerado uma necessidade básica humana, e por Vygostsky (1995), na qual a lúdico é visto como um espaço de aprendizagem, onde a criança ultrapassa o comportamento cotidiano habitual de sua idade, onde ela age como se fosse maior do que é, representado simbolicamente o que mais tarde realizará, ou seja o aluno aprende dentro do seu mundo. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede privada do município de Cabedelo/PB, tendo como instrumento de coleta de dados a elaboração e desenvolvimento de 4 aulas da disciplina de matemática. A partir dos dados coletados, podemos afirmar que o ensino através do lúdico é de suma importância para o desenvolvimento escolar e intelectual do aluno, uma vez que os estímulos proporcionados por esse ensino é capaz de motivar não apenas a participação do aluno, mas o seu protagonismo em sala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "LÚDICO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID4738_16102017234535.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELISABETE REGIS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELISABETE" "autor_email" => "elisabete0934@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }