RIBEIRO, Maria Elisabete Regis. A importância do lúdico na sala de aula. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35357>. Acesso em: 23/12/2024 00:08
Quando pensamos no ensino através do lúdico associamos automaticamente as brincadeiras desenvolvidas em sala de aula com o intuito de entreter os alunos, porém precisamos ter em mente que o ensino lúdico está muito além disso, ele ultrapassa a barreira da brincadeira e entra no campo do ensino e da aprendizagem, se utilizando dessas brincadeiras para desenvolver meios e métodos para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento do aluno. O presente artigo tem por objetivo destacar a importância do lúdico para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, principalmente nas turmas iniciais. Para tais afirmações vamos nos basear nas teorias apresenta por Feijó (1992), na qual o lúdico é considerado uma necessidade básica humana, e por Vygostsky (1995), na qual a lúdico é visto como um espaço de aprendizagem, onde a criança ultrapassa o comportamento cotidiano habitual de sua idade, onde ela age como se fosse maior do que é, representado simbolicamente o que mais tarde realizará, ou seja o aluno aprende dentro do seu mundo. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede privada do município de Cabedelo/PB, tendo como instrumento de coleta de dados a elaboração e desenvolvimento de 4 aulas da disciplina de matemática. A partir dos dados coletados, podemos afirmar que o ensino através do lúdico é de suma importância para o desenvolvimento escolar e intelectual do aluno, uma vez que os estímulos proporcionados por esse ensino é capaz de motivar não apenas a participação do aluno, mas o seu protagonismo em sala.