LIMA, Protazio De Oliveira et al.. A relação entre política e a escola. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35582>. Acesso em: 05/11/2024 03:15
Vários estudos têm apontado uma carência em relação ao debate sobre política em sala de aula, bem como a falta de interesse dos alunos pelo mesmo. O presente trabalho, em forma de um artigo científico, tem como objetivo verificar se o tema política vem sendo discutido pelos professores nas salas de aula do ensino médio na cidade de Araruna-PB. Política é uma forma de o cidadão se organizar em sociedade e esta encontra-se estruturada por meio de relações políticas que não se limita, apenas, às políticas partidárias; é de fundamental importância que as escolas tratem sobre o assunto em sala de aula. No país, atualmente se apresenta alguns retrocessos para com a formação crítica dos alunos advindas nas reformas educacionais vigentes; projetos de lei como o Escola Sem Partido visam coibir a discussão sobre política em sala de aula, levando os alunos a não terem um senso crítico sobre polítia. A Nova Reforma do Ensino Médio também vai colaborar para um analfabetismo político, extinguindo componentes curriculares, como História e Geografia, classicamente conhecidas como essenciais para uma leitura de mundo e de sujeito. Este artigo está fundamentado em autores, como: Buffa (2000); Saviani (2000); dentre outros, que dão a fundamentação científica necessária. No percurso metodológico, este estudo se caracteriza pela pesquisa do tipo quali-quantitativa descritiva, sendo bibliográfica e de campo, em conformidade com Minayo (2010). Ao analisar os seus resultados, verifica-se a importância de se ter um ensino que abranja o conhecimento político de uma forma mais ampla, com liberdade de pensamento e expressão para todos os cidadãos.