ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENQUANTO CAMINHO PARA COMPREENDER A RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS SABERES OUTROS DOS DISCENTES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36844 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2961 "inscrito_id" => 3038 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENQUANTO CAMINHO PARA COMPREENDER A RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS SABERES OUTROS DOS DISCENTES" "resumo" => "Este trabalho é fruto do resultado e das discussões abordada no projeto da disciplina Estágio Supervisionado do Ensino fundamental, realizado no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste, UFPE/CAA, o qual foi realizado em uma turma do 4º ano escola “Anexo”, localizada no município da Lagoa dos Gatos- PE. A escolha por esta turma foi condicionada pela gestora da instituição “Anexo” pelos seguintes critérios: a) por ser uma turma de maior quantidade de alunos; b) por ser uma turma muito dispersa, requerendo mais atenção. Nossos objetivos estão direcionados ao estabelecimento da regência para aprendizagem dos discentes. Nesse contexto, nosso objetivo geral se constitui em: compreender a importância do lugar de vivência para os sujeitos. Desse modo, nossos objetivos específicos foram: a) apresentar elementos constituintes da cultura campesina; b) apresentar elementos constituintes da cultura urbana; c) trabalhar os elementos constituintes do campo e da cidade de forma a valorizar os territórios de vivências dos sujeitos, bem como a refletir sobre as questões de diferença. Nesse sentido, além da introdução, nosso trabalho está divido em compreensões sobre: 1) Percurso Teórico-Metodológico: desenvolvimento da regência; 2) A importância do Estágio Supervisionado e a interação entre Teoria e Prática; 3) nossas considerações finais. Este trabalho é de natureza qualitativa, pois “está interessada na perspectiva dos participantes, em suas práticas do dia a dia e em seu conhecimento cotidiano relativo à questão em estudo” (FLICK, 2009, p.16, grifo nosso). Utilizamos a observação participante para podermos interagir com a turma, como também na realização da regência. Os recursos utilizados para a explanação das regências foram: imagens, mapa, Datashow, computador, papel, lápis comum e de cor. Assim, na realização desta regência e explanação dos objetivos traçados, pudemos esclarecer alguns preconceitos pré-estabelecidos socialmente sobre as diferenças entre campo e cidade, explanando também a importância do respeito e valorização dos espaços de vivência e dos saberes que os alunos já possuem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, REGÊNCIA, TEORIA E PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3038_29092017130958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GIRLENE CALLADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GIRLENE CALLADO" "autor_email" => "girlenecallado@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36844 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2961 "inscrito_id" => 3038 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENQUANTO CAMINHO PARA COMPREENDER A RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS SABERES OUTROS DOS DISCENTES" "resumo" => "Este trabalho é fruto do resultado e das discussões abordada no projeto da disciplina Estágio Supervisionado do Ensino fundamental, realizado no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste, UFPE/CAA, o qual foi realizado em uma turma do 4º ano escola “Anexo”, localizada no município da Lagoa dos Gatos- PE. A escolha por esta turma foi condicionada pela gestora da instituição “Anexo” pelos seguintes critérios: a) por ser uma turma de maior quantidade de alunos; b) por ser uma turma muito dispersa, requerendo mais atenção. Nossos objetivos estão direcionados ao estabelecimento da regência para aprendizagem dos discentes. Nesse contexto, nosso objetivo geral se constitui em: compreender a importância do lugar de vivência para os sujeitos. Desse modo, nossos objetivos específicos foram: a) apresentar elementos constituintes da cultura campesina; b) apresentar elementos constituintes da cultura urbana; c) trabalhar os elementos constituintes do campo e da cidade de forma a valorizar os territórios de vivências dos sujeitos, bem como a refletir sobre as questões de diferença. Nesse sentido, além da introdução, nosso trabalho está divido em compreensões sobre: 1) Percurso Teórico-Metodológico: desenvolvimento da regência; 2) A importância do Estágio Supervisionado e a interação entre Teoria e Prática; 3) nossas considerações finais. Este trabalho é de natureza qualitativa, pois “está interessada na perspectiva dos participantes, em suas práticas do dia a dia e em seu conhecimento cotidiano relativo à questão em estudo” (FLICK, 2009, p.16, grifo nosso). Utilizamos a observação participante para podermos interagir com a turma, como também na realização da regência. Os recursos utilizados para a explanação das regências foram: imagens, mapa, Datashow, computador, papel, lápis comum e de cor. Assim, na realização desta regência e explanação dos objetivos traçados, pudemos esclarecer alguns preconceitos pré-estabelecidos socialmente sobre as diferenças entre campo e cidade, explanando também a importância do respeito e valorização dos espaços de vivência e dos saberes que os alunos já possuem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, REGÊNCIA, TEORIA E PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3038_29092017130958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GIRLENE CALLADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GIRLENE CALLADO" "autor_email" => "girlenecallado@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }