Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENQUANTO CAMINHO PARA COMPREENDER A RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS SABERES OUTROS DOS DISCENTES

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, REGÊNCIA, TEORIA E PRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36844
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2961
    "inscrito_id" => 3038
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENQUANTO CAMINHO PARA COMPREENDER A RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS SABERES OUTROS DOS DISCENTES"
    "resumo" => "Este trabalho é fruto do resultado e das discussões abordada no projeto da disciplina Estágio Supervisionado do Ensino fundamental, realizado no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste, UFPE/CAA, o qual foi realizado em uma turma do 4º ano escola “Anexo”, localizada no município da Lagoa dos Gatos- PE. A escolha por esta turma foi condicionada pela gestora da instituição “Anexo” pelos seguintes critérios: a) por ser uma turma de maior quantidade de alunos; b) por ser uma turma muito dispersa, requerendo mais atenção. Nossos objetivos estão direcionados ao estabelecimento da regência para aprendizagem dos discentes. Nesse contexto, nosso objetivo geral se constitui em: compreender a importância do lugar de vivência para os sujeitos. Desse modo, nossos objetivos específicos foram: a) apresentar elementos constituintes da cultura campesina; b) apresentar elementos constituintes da cultura urbana; c) trabalhar os elementos constituintes do campo e da cidade de forma a valorizar os territórios de vivências dos sujeitos, bem como a refletir sobre as questões de diferença. Nesse sentido, além da introdução, nosso trabalho está divido em compreensões sobre: 1) Percurso Teórico-Metodológico: desenvolvimento da regência; 2) A importância do Estágio Supervisionado e a interação entre Teoria e Prática; 3) nossas considerações finais. Este trabalho é de natureza qualitativa, pois “está interessada na perspectiva dos participantes, em suas práticas do dia a dia e em seu conhecimento cotidiano relativo à questão em estudo” (FLICK, 2009, p.16, grifo nosso). Utilizamos a observação participante para podermos interagir com a turma, como também na realização da regência. Os recursos utilizados para a explanação das regências foram: imagens, mapa, Datashow, computador, papel, lápis comum e de cor. Assim, na realização desta regência e explanação dos objetivos traçados, pudemos esclarecer alguns preconceitos pré-estabelecidos socialmente sobre as diferenças entre campo e cidade, explanando também a importância do respeito e valorização dos espaços de vivência e dos saberes que os alunos já possuem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, REGÊNCIA, TEORIA E PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3038_29092017130958.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GIRLENE CALLADO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIRLENE CALLADO"
    "autor_email" => "girlenecallado@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36844
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2961
    "inscrito_id" => 3038
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENQUANTO CAMINHO PARA COMPREENDER A RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS SABERES OUTROS DOS DISCENTES"
    "resumo" => "Este trabalho é fruto do resultado e das discussões abordada no projeto da disciplina Estágio Supervisionado do Ensino fundamental, realizado no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste, UFPE/CAA, o qual foi realizado em uma turma do 4º ano escola “Anexo”, localizada no município da Lagoa dos Gatos- PE. A escolha por esta turma foi condicionada pela gestora da instituição “Anexo” pelos seguintes critérios: a) por ser uma turma de maior quantidade de alunos; b) por ser uma turma muito dispersa, requerendo mais atenção. Nossos objetivos estão direcionados ao estabelecimento da regência para aprendizagem dos discentes. Nesse contexto, nosso objetivo geral se constitui em: compreender a importância do lugar de vivência para os sujeitos. Desse modo, nossos objetivos específicos foram: a) apresentar elementos constituintes da cultura campesina; b) apresentar elementos constituintes da cultura urbana; c) trabalhar os elementos constituintes do campo e da cidade de forma a valorizar os territórios de vivências dos sujeitos, bem como a refletir sobre as questões de diferença. Nesse sentido, além da introdução, nosso trabalho está divido em compreensões sobre: 1) Percurso Teórico-Metodológico: desenvolvimento da regência; 2) A importância do Estágio Supervisionado e a interação entre Teoria e Prática; 3) nossas considerações finais. Este trabalho é de natureza qualitativa, pois “está interessada na perspectiva dos participantes, em suas práticas do dia a dia e em seu conhecimento cotidiano relativo à questão em estudo” (FLICK, 2009, p.16, grifo nosso). Utilizamos a observação participante para podermos interagir com a turma, como também na realização da regência. Os recursos utilizados para a explanação das regências foram: imagens, mapa, Datashow, computador, papel, lápis comum e de cor. Assim, na realização desta regência e explanação dos objetivos traçados, pudemos esclarecer alguns preconceitos pré-estabelecidos socialmente sobre as diferenças entre campo e cidade, explanando também a importância do respeito e valorização dos espaços de vivência e dos saberes que os alunos já possuem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, REGÊNCIA, TEORIA E PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3038_29092017130958.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GIRLENE CALLADO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIRLENE CALLADO"
    "autor_email" => "girlenecallado@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho é fruto do resultado e das discussões abordada no projeto da disciplina Estágio Supervisionado do Ensino fundamental, realizado no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste, UFPE/CAA, o qual foi realizado em uma turma do 4º ano escola “Anexo”, localizada no município da Lagoa dos Gatos- PE. A escolha por esta turma foi condicionada pela gestora da instituição “Anexo” pelos seguintes critérios: a) por ser uma turma de maior quantidade de alunos; b) por ser uma turma muito dispersa, requerendo mais atenção. Nossos objetivos estão direcionados ao estabelecimento da regência para aprendizagem dos discentes. Nesse contexto, nosso objetivo geral se constitui em: compreender a importância do lugar de vivência para os sujeitos. Desse modo, nossos objetivos específicos foram: a) apresentar elementos constituintes da cultura campesina; b) apresentar elementos constituintes da cultura urbana; c) trabalhar os elementos constituintes do campo e da cidade de forma a valorizar os territórios de vivências dos sujeitos, bem como a refletir sobre as questões de diferença. Nesse sentido, além da introdução, nosso trabalho está divido em compreensões sobre: 1) Percurso Teórico-Metodológico: desenvolvimento da regência; 2) A importância do Estágio Supervisionado e a interação entre Teoria e Prática; 3) nossas considerações finais. Este trabalho é de natureza qualitativa, pois “está interessada na perspectiva dos participantes, em suas práticas do dia a dia e em seu conhecimento cotidiano relativo à questão em estudo” (FLICK, 2009, p.16, grifo nosso). Utilizamos a observação participante para podermos interagir com a turma, como também na realização da regência. Os recursos utilizados para a explanação das regências foram: imagens, mapa, Datashow, computador, papel, lápis comum e de cor. Assim, na realização desta regência e explanação dos objetivos traçados, pudemos esclarecer alguns preconceitos pré-estabelecidos socialmente sobre as diferenças entre campo e cidade, explanando também a importância do respeito e valorização dos espaços de vivência e dos saberes que os alunos já possuem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.