Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO ATUAL

Palavra-chaves: GESTÃO ESCOLAR, DESAFIOS, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35253
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2031
    "inscrito_id" => 7223
    "titulo" => "A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO ATUAL"
    "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo promover uma abordagem sobre os desafios enfrentados pela gestão escolar, em face das novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma. A escola é um ambiente construtivo, que produz mudanças no ser humano. No entanto, para que ela possa realmente cumprir o seu papel e sua função social ela precisa ter uma boa gestão. A gestão escolar possui inúmeras atribuições. Ela não se limita somente ao campo administrativo da escola. Ela é responsável também pelo fazer pedagógico, por todas as atividades desenvolvidas na escola, que possam proporcionar um rendimento do processo de ensino-aprendizagem e/ou promover um maior intercâmbio entre os sujeitos envolvidos no processo de escolarização. Por outro lado, deve-se reconhecer que o gestor escolar é responsável pelas atividades de um conjunto de profissionais da educação básica, os quais devem desempenhar suas respectivas atribuições para que a escola execute sua proposta pedagógica e garanta educação de qualidade. Para isso, é necessário que o gestor conheça as atribuições definidas na legislação para cada um dos cargos que ocupam os servidores sob sua coordenação. Neste trabalho foi demonstrado que o processo de gestão escolar é algo dinâmico. E, que no exercício de suas funções o gestor escolar enfrenta diversas situações/problemas, que lhe exige a apresentação de soluções inovadoras. Das decisões tomadas dependem, portanto, o êxito no processo administrativo e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, concluiu-se que a escola que a sociedade atual exige necessita de um gestor aberto ao processo de mudanças, que seja democrático e acima de tudo compromissado com a educação e capaz de levar a instituição sob o seu comando a produzir um ensino como qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, DESAFIOS, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7223_11092017163358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA CHAVES CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA CHAVES"
    "autor_email" => "renaatachaves97@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35253
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2031
    "inscrito_id" => 7223
    "titulo" => "A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO ATUAL"
    "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo promover uma abordagem sobre os desafios enfrentados pela gestão escolar, em face das novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma. A escola é um ambiente construtivo, que produz mudanças no ser humano. No entanto, para que ela possa realmente cumprir o seu papel e sua função social ela precisa ter uma boa gestão. A gestão escolar possui inúmeras atribuições. Ela não se limita somente ao campo administrativo da escola. Ela é responsável também pelo fazer pedagógico, por todas as atividades desenvolvidas na escola, que possam proporcionar um rendimento do processo de ensino-aprendizagem e/ou promover um maior intercâmbio entre os sujeitos envolvidos no processo de escolarização. Por outro lado, deve-se reconhecer que o gestor escolar é responsável pelas atividades de um conjunto de profissionais da educação básica, os quais devem desempenhar suas respectivas atribuições para que a escola execute sua proposta pedagógica e garanta educação de qualidade. Para isso, é necessário que o gestor conheça as atribuições definidas na legislação para cada um dos cargos que ocupam os servidores sob sua coordenação. Neste trabalho foi demonstrado que o processo de gestão escolar é algo dinâmico. E, que no exercício de suas funções o gestor escolar enfrenta diversas situações/problemas, que lhe exige a apresentação de soluções inovadoras. Das decisões tomadas dependem, portanto, o êxito no processo administrativo e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, concluiu-se que a escola que a sociedade atual exige necessita de um gestor aberto ao processo de mudanças, que seja democrático e acima de tudo compromissado com a educação e capaz de levar a instituição sob o seu comando a produzir um ensino como qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, DESAFIOS, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7223_11092017163358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA CHAVES CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA CHAVES"
    "autor_email" => "renaatachaves97@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo promover uma abordagem sobre os desafios enfrentados pela gestão escolar, em face das novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma. A escola é um ambiente construtivo, que produz mudanças no ser humano. No entanto, para que ela possa realmente cumprir o seu papel e sua função social ela precisa ter uma boa gestão. A gestão escolar possui inúmeras atribuições. Ela não se limita somente ao campo administrativo da escola. Ela é responsável também pelo fazer pedagógico, por todas as atividades desenvolvidas na escola, que possam proporcionar um rendimento do processo de ensino-aprendizagem e/ou promover um maior intercâmbio entre os sujeitos envolvidos no processo de escolarização. Por outro lado, deve-se reconhecer que o gestor escolar é responsável pelas atividades de um conjunto de profissionais da educação básica, os quais devem desempenhar suas respectivas atribuições para que a escola execute sua proposta pedagógica e garanta educação de qualidade. Para isso, é necessário que o gestor conheça as atribuições definidas na legislação para cada um dos cargos que ocupam os servidores sob sua coordenação. Neste trabalho foi demonstrado que o processo de gestão escolar é algo dinâmico. E, que no exercício de suas funções o gestor escolar enfrenta diversas situações/problemas, que lhe exige a apresentação de soluções inovadoras. Das decisões tomadas dependem, portanto, o êxito no processo administrativo e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, concluiu-se que a escola que a sociedade atual exige necessita de um gestor aberto ao processo de mudanças, que seja democrático e acima de tudo compromissado com a educação e capaz de levar a instituição sob o seu comando a produzir um ensino como qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.