Resumo:
O papel da educação e e o fator emocional na transmissão do conhecimento vêm sendo cada vez mais vinculados à espiritualidade que contempla o ser humano de forma integral em seu processo de crescimento, de uma forma organizada, participativa, com vínculos afetivos de acolhimento e respeito. A emoção atua como ponto gerador da mudança social e pessoal segundo a educadora Elisa Possebon (2015); dessa forma, a interação entre educação emocional e a espiritualidade atua de maneira significativa na proteção e prevenção do combate as drogas. O Profº Dr. Ferdinand Rörh (2013) elenca as cinco dimensões que estruturam o ser humano de maneira integral: a dimensão material (matéria mais densa, matéria física, corpo biológico); dimensão sensorial (sensações físicas, tato, visão, audição e paladar); dimensão emocional (estados emocionais como alegria, medo, empatia, tristeza, raiva); e a dimensão espiritual (matéria mais sutil, e comprometimento incondicional com valores éticos ou metafísicos). O objetivo desse artigo consiste em identificar a relevância da educação emocional e a espiritualidade como fatores de proteção e prevenção ao consumo das drogas, assim como em seu tratamento e recuperação dos dependentes químicos na instituição Manassés. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva de campo e a aplicação de 10 protocolos do teste At-9 elaborado pelo psicólogo Yves Durand. Como resultado estaremos apresentando a análise de um protocolo aplicado sendo possível identificar após análise dos dados, vários aspectos no âmbito das emoções e da espiritualidade. Concluímos que a educação emocional e a espiritualidade exercem um papel fundamental na prevenção e no tratamento da dependência química, embora as sequelas sejam muitas vezes irreversíveis, deixando o ponto de discussão a perspectiva de uma contribuição efetiva e integral.
Palavra-chave: Drogas, Educação Emocional, Espiritualidade.