Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS PARA O ENTENDIMENTO DE LIMITE – UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavra-chaves: CONCEITO DE LIMITES, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38022
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 266
    "inscrito_id" => 3950
    "titulo" => "OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS PARA O ENTENDIMENTO DE LIMITE – UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "Em pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo temos encontrado a evidência de diversas dificuldades que os alunos têm em compreender os conceitos básicos subjacentes ao Cálculo (Bagni, 2005; Bezuidenhout, 2001, Cornu, 1991, Orton, 1983; Tall, 1996). Uma dificuldade especial parece estar relacionada com o conceito de limite matemático. A este respeito, seja como base conceitual para a aprendizagem do cálculo ou como ponte entre o raciocínio concreto matemático e o pensamento abstrato matemático dos alunos, entendemos que o conceito de limite é um desafio para muitos alunos (Bagni, 2005; Burn, 2005; Cornu, 1991; Güçler, 2013; Juter, 2006a; Odafe, 2012; Swinyard 2011, alto, 1991, Tall, 2009). Um dos principais problemas reside na diferença entre as concepções intuitivas de limite dos alunos e sua definição formal (Bagni, 2005; Burn, 2005; Cornu, 1991; Cottrill et al, 1996. Güçler, 2013; Juter, 2006a; Moru de 2008; alto & Vinner, 1981; Williams, 1991). De fato, a abordagem da intuição evidencia um obstáculo com a definição. Este obstáculo é qualquer coisa que dificulta a aprendizagem dos alunos (Moru, 2007), nossa leitura da literatura tem três formas de obstáculo identificado, ligados à normalmente as dificuldades dos estudantes para acomodar as novas ideias (Tall, 1991). Eles podem ser de uma natureza epistemológica, devido a razões internas da própria matemática (Brousseau, 1997; Sierpinska, 1987); natureza cognitiva, devido aos processos de abstração e conceituação envolvidos (Cornu, 1991, Dubinsky, 1991; Sfard, 1991; Alto & Vinner, 1981) e de natureza didática, devido à natureza de ensino e aprendizagem (Brousseau, 1997). A seguir, resumimos o que a literatura tem a dizer sobre a natureza e fontes destes obstáculos ao ensino e aprendizagem do conceito de limite."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CONCEITO DE LIMITES, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID3950_21072017151640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA, A.S."
    "autor_email" => "professor.oliveira@yahoo."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38022
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 266
    "inscrito_id" => 3950
    "titulo" => "OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS PARA O ENTENDIMENTO DE LIMITE – UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "Em pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo temos encontrado a evidência de diversas dificuldades que os alunos têm em compreender os conceitos básicos subjacentes ao Cálculo (Bagni, 2005; Bezuidenhout, 2001, Cornu, 1991, Orton, 1983; Tall, 1996). Uma dificuldade especial parece estar relacionada com o conceito de limite matemático. A este respeito, seja como base conceitual para a aprendizagem do cálculo ou como ponte entre o raciocínio concreto matemático e o pensamento abstrato matemático dos alunos, entendemos que o conceito de limite é um desafio para muitos alunos (Bagni, 2005; Burn, 2005; Cornu, 1991; Güçler, 2013; Juter, 2006a; Odafe, 2012; Swinyard 2011, alto, 1991, Tall, 2009). Um dos principais problemas reside na diferença entre as concepções intuitivas de limite dos alunos e sua definição formal (Bagni, 2005; Burn, 2005; Cornu, 1991; Cottrill et al, 1996. Güçler, 2013; Juter, 2006a; Moru de 2008; alto & Vinner, 1981; Williams, 1991). De fato, a abordagem da intuição evidencia um obstáculo com a definição. Este obstáculo é qualquer coisa que dificulta a aprendizagem dos alunos (Moru, 2007), nossa leitura da literatura tem três formas de obstáculo identificado, ligados à normalmente as dificuldades dos estudantes para acomodar as novas ideias (Tall, 1991). Eles podem ser de uma natureza epistemológica, devido a razões internas da própria matemática (Brousseau, 1997; Sierpinska, 1987); natureza cognitiva, devido aos processos de abstração e conceituação envolvidos (Cornu, 1991, Dubinsky, 1991; Sfard, 1991; Alto & Vinner, 1981) e de natureza didática, devido à natureza de ensino e aprendizagem (Brousseau, 1997). A seguir, resumimos o que a literatura tem a dizer sobre a natureza e fontes destes obstáculos ao ensino e aprendizagem do conceito de limite."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CONCEITO DE LIMITES, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID3950_21072017151640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA, A.S."
    "autor_email" => "professor.oliveira@yahoo."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Em pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo temos encontrado a evidência de diversas dificuldades que os alunos têm em compreender os conceitos básicos subjacentes ao Cálculo (Bagni, 2005; Bezuidenhout, 2001, Cornu, 1991, Orton, 1983; Tall, 1996). Uma dificuldade especial parece estar relacionada com o conceito de limite matemático. A este respeito, seja como base conceitual para a aprendizagem do cálculo ou como ponte entre o raciocínio concreto matemático e o pensamento abstrato matemático dos alunos, entendemos que o conceito de limite é um desafio para muitos alunos (Bagni, 2005; Burn, 2005; Cornu, 1991; Güçler, 2013; Juter, 2006a; Odafe, 2012; Swinyard 2011, alto, 1991, Tall, 2009). Um dos principais problemas reside na diferença entre as concepções intuitivas de limite dos alunos e sua definição formal (Bagni, 2005; Burn, 2005; Cornu, 1991; Cottrill et al, 1996. Güçler, 2013; Juter, 2006a; Moru de 2008; alto & Vinner, 1981; Williams, 1991). De fato, a abordagem da intuição evidencia um obstáculo com a definição. Este obstáculo é qualquer coisa que dificulta a aprendizagem dos alunos (Moru, 2007), nossa leitura da literatura tem três formas de obstáculo identificado, ligados à normalmente as dificuldades dos estudantes para acomodar as novas ideias (Tall, 1991). Eles podem ser de uma natureza epistemológica, devido a razões internas da própria matemática (Brousseau, 1997; Sierpinska, 1987); natureza cognitiva, devido aos processos de abstração e conceituação envolvidos (Cornu, 1991, Dubinsky, 1991; Sfard, 1991; Alto & Vinner, 1981) e de natureza didática, devido à natureza de ensino e aprendizagem (Brousseau, 1997). A seguir, resumimos o que a literatura tem a dizer sobre a natureza e fontes destes obstáculos ao ensino e aprendizagem do conceito de limite.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.