BARROS, Josias Silvano De et al.. A narrativa docente na educação geográfica. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35488>. Acesso em: 22/11/2024 12:17
As pesquisas científicas que têm como foco de investigação os saberes docentes estão cada vez mais em evidência no campo da Educação Geográfica. Para nós, nesse tipo de investigação, a direção do pesquisador deve seguir o itinerário narrativo oriundo da fala do sujeito pesquisado. Assim, o objetivo deste artigo é estabelecer conexões entre a metodologia histórias de vida com o campo investigativo da Geografia, com enfoque na educação geográfica, tendo em vista que os saberes e os fazeres do professor dessa disciplina escolar estão munidos de múltiplas referências e influências, como as oriundas da formação escolar e das práticas cotidianas, que interferem na vida e na profissão. Trata-se, pois, de uma revisão de literatura científica à luz de autores da área da Educação, da Geografia e das metodologias biográfico-narrativas. Tais bases discursivas são decorrentes dos estudos desencadeados na disciplina “Metodologias para o Ensino de Geografia”, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba, no período 2017.1. A discussão em tela acena para o fato de que as pesquisas acadêmicas que levam em consideração a formação desse profissional da Educação devem considerar os fios que se convergem na voz do docente que se faz texto nas narrativas e na tessitura das textualizações dos espaços coletivos. As reflexões revelam, ainda, que esse tipo de investigação pode contribuir com a formação do profissional da educação geográfica, que consiste no sujeito de sua investigação a partir da recíproca relação entre o cotidiano, a formação e os saberes existentes entre academia, vida pessoal e profissional.