Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A NARRATIVA DOCENTE NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, FORMAÇÃO DOCENTE, HISTÓRIAS DE VIDA, COTIDIANO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As pesquisas científicas que têm como foco de investigação os saberes docentes estão cada vez mais em evidência no campo da Educação Geográfica. Para nós, nesse tipo de investigação, a direção do pesquisador deve seguir o itinerário narrativo oriundo da fala do sujeito pesquisado. Assim, o objetivo deste artigo é estabelecer conexões entre a metodologia histórias de vida com o campo investigativo da Geografia, com enfoque na educação geográfica, tendo em vista que os saberes e os fazeres do professor dessa disciplina escolar estão munidos de múltiplas referências e influências, como as oriundas da formação escolar e das práticas cotidianas, que interferem na vida e na profissão. Trata-se, pois, de uma revisão de literatura científica à luz de autores da área da Educação, da Geografia e das metodologias biográfico-narrativas. Tais bases discursivas são decorrentes dos estudos desencadeados na disciplina “Metodologias para o Ensino de Geografia”, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba, no período 2017.1. A discussão em tela acena para o fato de que as pesquisas acadêmicas que levam em consideração a formação desse profissional da Educação devem considerar os fios que se convergem na voz do docente que se faz texto nas narrativas e na tessitura das textualizações dos espaços coletivos. As reflexões revelam, ainda, que esse tipo de investigação pode contribuir com a formação do profissional da educação geográfica, que consiste no sujeito de sua investigação a partir da recíproca relação entre o cotidiano, a formação e os saberes existentes entre academia, vida pessoal e profissional.

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