A NARRATIVA DOCENTE NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35488 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3318 "inscrito_id" => 5204 "titulo" => "A NARRATIVA DOCENTE NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "resumo" => "As pesquisas científicas que têm como foco de investigação os saberes docentes estão cada vez mais em evidência no campo da Educação Geográfica. Para nós, nesse tipo de investigação, a direção do pesquisador deve seguir o itinerário narrativo oriundo da fala do sujeito pesquisado. Assim, o objetivo deste artigo é estabelecer conexões entre a metodologia histórias de vida com o campo investigativo da Geografia, com enfoque na educação geográfica, tendo em vista que os saberes e os fazeres do professor dessa disciplina escolar estão munidos de múltiplas referências e influências, como as oriundas da formação escolar e das práticas cotidianas, que interferem na vida e na profissão. Trata-se, pois, de uma revisão de literatura científica à luz de autores da área da Educação, da Geografia e das metodologias biográfico-narrativas. Tais bases discursivas são decorrentes dos estudos desencadeados na disciplina “Metodologias para o Ensino de Geografia”, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba, no período 2017.1. A discussão em tela acena para o fato de que as pesquisas acadêmicas que levam em consideração a formação desse profissional da Educação devem considerar os fios que se convergem na voz do docente que se faz texto nas narrativas e na tessitura das textualizações dos espaços coletivos. As reflexões revelam, ainda, que esse tipo de investigação pode contribuir com a formação do profissional da educação geográfica, que consiste no sujeito de sua investigação a partir da recíproca relação entre o cotidiano, a formação e os saberes existentes entre academia, vida pessoal e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, FORMAÇÃO DOCENTE, HISTÓRIAS DE VIDA, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5204_10102017230733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIAS SILVANO DE BARROS" "autor_nome_curto" => "JOSIAS BARROS" "autor_email" => "barrosjosias@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35488 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3318 "inscrito_id" => 5204 "titulo" => "A NARRATIVA DOCENTE NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "resumo" => "As pesquisas científicas que têm como foco de investigação os saberes docentes estão cada vez mais em evidência no campo da Educação Geográfica. Para nós, nesse tipo de investigação, a direção do pesquisador deve seguir o itinerário narrativo oriundo da fala do sujeito pesquisado. Assim, o objetivo deste artigo é estabelecer conexões entre a metodologia histórias de vida com o campo investigativo da Geografia, com enfoque na educação geográfica, tendo em vista que os saberes e os fazeres do professor dessa disciplina escolar estão munidos de múltiplas referências e influências, como as oriundas da formação escolar e das práticas cotidianas, que interferem na vida e na profissão. Trata-se, pois, de uma revisão de literatura científica à luz de autores da área da Educação, da Geografia e das metodologias biográfico-narrativas. Tais bases discursivas são decorrentes dos estudos desencadeados na disciplina “Metodologias para o Ensino de Geografia”, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba, no período 2017.1. A discussão em tela acena para o fato de que as pesquisas acadêmicas que levam em consideração a formação desse profissional da Educação devem considerar os fios que se convergem na voz do docente que se faz texto nas narrativas e na tessitura das textualizações dos espaços coletivos. As reflexões revelam, ainda, que esse tipo de investigação pode contribuir com a formação do profissional da educação geográfica, que consiste no sujeito de sua investigação a partir da recíproca relação entre o cotidiano, a formação e os saberes existentes entre academia, vida pessoal e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, FORMAÇÃO DOCENTE, HISTÓRIAS DE VIDA, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5204_10102017230733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIAS SILVANO DE BARROS" "autor_nome_curto" => "JOSIAS BARROS" "autor_email" => "barrosjosias@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }