Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTADO DA ARTE:NECESSIDADES FORMATIVAS DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARA ATUAR JUNTO A PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS TRES PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: NECESSIDADE FORMATIVA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, ALFABETIZAÇÃO-LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36824
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4528
    "inscrito_id" => 5661
    "titulo" => "ESTADO DA ARTE:NECESSIDADES FORMATIVAS DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARA ATUAR JUNTO A PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS TRES PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "Este artigo contem uma pesquisa referente a análise do “estado da arte” sobre a investigação de necessidades formativas de coordenadores pedagógicos para atuar junto a professores alfabetizadores nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, tendo em vista a concretização dos direitos de aprendizagem referentes ao processo de alfabetização de crianças na idade certa. O objetivo é o de construir ao longo das análises das produções científicas encontradas em sites de pesquisa de relevância acadêmica, a qualificação e suportes para o desenvolvimento da pesquisa na temática pretendida. Como metodologia, adotamos a compreensão teórica/ metodológica das pesquisas de ROMANOWSKI (2006), FERREIRA (2002) e VERMELHO e AREU (2005), que realizaram o estado da arte dividido em três momentos (consultar e construir o inventário - quantificação e mapeamento; seleção de trabalhos para compor o estado da arte da pesquisa; análises das produções selecionadas). Os resultados do trabalho desenvolvido apontaram que o tema da pesquisa em questão é qualificado para uma pesquisa acadêmica devido as suas relevâncias para a pesquisa educacional e melhoria do processo ensino-aprendizagem no interior da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "NECESSIDADE FORMATIVA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, ALFABETIZAÇÃO-LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5661_16102017223637.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DULCINEIDE DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "DULCI GOMES"
    "autor_email" => "dulcigomes2015@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36824
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4528
    "inscrito_id" => 5661
    "titulo" => "ESTADO DA ARTE:NECESSIDADES FORMATIVAS DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARA ATUAR JUNTO A PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS TRES PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "Este artigo contem uma pesquisa referente a análise do “estado da arte” sobre a investigação de necessidades formativas de coordenadores pedagógicos para atuar junto a professores alfabetizadores nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, tendo em vista a concretização dos direitos de aprendizagem referentes ao processo de alfabetização de crianças na idade certa. O objetivo é o de construir ao longo das análises das produções científicas encontradas em sites de pesquisa de relevância acadêmica, a qualificação e suportes para o desenvolvimento da pesquisa na temática pretendida. Como metodologia, adotamos a compreensão teórica/ metodológica das pesquisas de ROMANOWSKI (2006), FERREIRA (2002) e VERMELHO e AREU (2005), que realizaram o estado da arte dividido em três momentos (consultar e construir o inventário - quantificação e mapeamento; seleção de trabalhos para compor o estado da arte da pesquisa; análises das produções selecionadas). Os resultados do trabalho desenvolvido apontaram que o tema da pesquisa em questão é qualificado para uma pesquisa acadêmica devido as suas relevâncias para a pesquisa educacional e melhoria do processo ensino-aprendizagem no interior da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "NECESSIDADE FORMATIVA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, ALFABETIZAÇÃO-LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5661_16102017223637.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DULCINEIDE DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "DULCI GOMES"
    "autor_email" => "dulcigomes2015@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo contem uma pesquisa referente a análise do “estado da arte” sobre a investigação de necessidades formativas de coordenadores pedagógicos para atuar junto a professores alfabetizadores nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, tendo em vista a concretização dos direitos de aprendizagem referentes ao processo de alfabetização de crianças na idade certa. O objetivo é o de construir ao longo das análises das produções científicas encontradas em sites de pesquisa de relevância acadêmica, a qualificação e suportes para o desenvolvimento da pesquisa na temática pretendida. Como metodologia, adotamos a compreensão teórica/ metodológica das pesquisas de ROMANOWSKI (2006), FERREIRA (2002) e VERMELHO e AREU (2005), que realizaram o estado da arte dividido em três momentos (consultar e construir o inventário - quantificação e mapeamento; seleção de trabalhos para compor o estado da arte da pesquisa; análises das produções selecionadas). Os resultados do trabalho desenvolvido apontaram que o tema da pesquisa em questão é qualificado para uma pesquisa acadêmica devido as suas relevâncias para a pesquisa educacional e melhoria do processo ensino-aprendizagem no interior da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.