Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ENFOQUES DO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, MODELOS DE ENSINO, ENSINO POR DESCOBERTA, ENSINO EXPOSITIVO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38096
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 590
    "inscrito_id" => 4973
    "titulo" => "OS ENFOQUES DO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo discutir os modelos de ensino de Ciências utilizados pelas professoras que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental. Para fim deste estudo optamos pela classificação dos modelos de Ensino apresentados por Pozo e Gomez Crespo (1998) por entender que as disposições dos seus modelos serem mais abrangentes. Os dados foram coletados mediante observação participante de duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental de escola pública do município de Carpina – PE. Na análise dos modelos utilizados pelas professoras deixa claro que o tradicional foi o que mais prevaleceu, pois em grande parte as professoras se mostraram como detentora de um conhecimento exato e pouco incentivaram a prática da pesquisa, embora em alguns momentos tenha se percebido evidências de ensino por descoberta e o ensino expositivo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MODELOS DE ENSINO, ENSINO POR DESCOBERTA, ENSINO EXPOSITIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4973_28082017213738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE WANESSA DE SOUZA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE DIAS"
    "autor_email" => "dayane.folck@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38096
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 590
    "inscrito_id" => 4973
    "titulo" => "OS ENFOQUES DO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo discutir os modelos de ensino de Ciências utilizados pelas professoras que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental. Para fim deste estudo optamos pela classificação dos modelos de Ensino apresentados por Pozo e Gomez Crespo (1998) por entender que as disposições dos seus modelos serem mais abrangentes. Os dados foram coletados mediante observação participante de duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental de escola pública do município de Carpina – PE. Na análise dos modelos utilizados pelas professoras deixa claro que o tradicional foi o que mais prevaleceu, pois em grande parte as professoras se mostraram como detentora de um conhecimento exato e pouco incentivaram a prática da pesquisa, embora em alguns momentos tenha se percebido evidências de ensino por descoberta e o ensino expositivo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MODELOS DE ENSINO, ENSINO POR DESCOBERTA, ENSINO EXPOSITIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4973_28082017213738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE WANESSA DE SOUZA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE DIAS"
    "autor_email" => "dayane.folck@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo teve como objetivo discutir os modelos de ensino de Ciências utilizados pelas professoras que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental. Para fim deste estudo optamos pela classificação dos modelos de Ensino apresentados por Pozo e Gomez Crespo (1998) por entender que as disposições dos seus modelos serem mais abrangentes. Os dados foram coletados mediante observação participante de duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental de escola pública do município de Carpina – PE. Na análise dos modelos utilizados pelas professoras deixa claro que o tradicional foi o que mais prevaleceu, pois em grande parte as professoras se mostraram como detentora de um conhecimento exato e pouco incentivaram a prática da pesquisa, embora em alguns momentos tenha se percebido evidências de ensino por descoberta e o ensino expositivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.