Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICA DE EXPANSÃO E DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM CAMPO GRANDE/MS.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

presente texto, apresenta um recorte parcial de uma pesquisa de Pós-Graduação Lato Sensu em andamento, que investiga a implementação de políticas públicas de educação profissional em uma escola estadual na cidade de Campo Grande, MS. A pesquisa está vinculada ao Curso de Pós-Graduação em Administração da Educação com Ênfase em Direito Aplicado a Educação pela Faculdade Campos Elíseos. Este trabalho tem como objetivo compreender a política de expansão da Educação Profissional e os desafios na implantação do programa em uma escola pública estadual. Analisa fontes histórico-sociais, no cenário nacional, que trouxeram significativas mudanças e se fizeram sentir nas modalidades de educação profissional a serem ofertadas à sociedade. O estudo faz uma breve abordagem sobre a concretização da educação profissional no Brasil e considera a proposta dessa modalidade de ensino na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, com foco na proposta atual de ensino médio integrado em uma escola estadual. Para tanto, realizamos, inicialmente, levantamento bibliográfico e através do estado do conhecimento, procuramos autores que discutem sobre o objeto de pesquisa, sendo Simões (2007), Ramos (2005), Kuenzer (2010) e outros, além de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (Lei n. 9.394/1996), o Referencial Curricular da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul (2012) e os Protótipos Curriculares de Ensino Médio e Ensino Médio Integrado propostos pela UNESCO. Destaca-se que, para que a Educação Profissional de qualidade seja assegurada, no país, é fundamental, sobretudo, que os filhos das classes menos favorecidas - historicamente alunos dessa modalidade de ensino - possam inserir-se concretamente nos setores societário e produtivo.

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