Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA, A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE DE SANTO AMARO DO MARANHÃO: PERCEPÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA DENTRO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Palavra-chaves: DESENVOLVIMENTO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O programa Institucional Mais Extensão Universitária é uma iniciativa e realização da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE/UEMA em parceria com o Governo do Estado do Maranhão e fomenta ações extensionista da Universidade Estadual do Maranhão, proporcionando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH do Maranhão. O desenvolvimento deste projeto visou contribuir com a educação do Município de Santo Amaro do Maranhão – MA, por meio da formação dos seus gestores, para uma maior inclusão da comunidade na gestão das escolas públicas municipais. O Município foi criado, pela Lei Nº 6.127, de 10 de novembro de 1994, com sede no Povoado Santo Amaro, a ser desmembrado do município de Primeira Cruz, que antes era subordinado à Comarca de Humberto de Campos, IBGE (2015). Segundo ainda o IBGE (2015), a situação relacionada à educação ainda deve ser constantemente observada merecendo uma grande atenção em relação a qualidade do processo de ensino aprendizagem, onde a proporção de crianças e jovens frequentando ou tendo completado determinados ciclos indica a situação da educação entre a população em idade escolar do estado e compõe o Índice de Desenvolvimento humano do Município (IDHM) relacionado a Educação. Entretanto, apesar de ao longo do tempo ter sido realizado um amplo investimento em relação ao desenvolvimento da educação, com a intenção de ser oferecida de forma democrática para todos, sabe-se a necessidade de mais investimentos para que de fato se alcance essa meta, ou que pelo menos se aproxime desta. Nesse contexto, a importância da gestão democrática está baseada em fundamentos teóricos de alguns autores que se debruçaram sobre esta temática, entre eles: Silva (1996), Veiga (1997), Vianna (1986), Gadotti (2001), Libâneo (2004), Lück (2006) e Paro (1998). Nesse sentido lançou-se mão dos procedimentos metodológicos necessários à realização deste trabalho que partiram da abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa participante, objetivando compreender o processo de gestão democrática da escola pública municipal. Os trabalhos foram desenvolvidos com a colaboração do professor orientador e dos extensionistas do Projeto, a participação se deu de forma proativa e em fases, as tarefas foram desenvolvidas com a colaboração dos gestores e professores participantes das ações desenvolvidas, tendo em vista o acompanhamento da metodologia antecipadamente elaborada no projeto. Após a fundamentação com todas as informações necessárias, utilizou-se os seguintes procedimentos metodológicos, visando entender suas práticas e concepções de gestão afim de contribuir para a implementação dessa prática, onde todo o acompanhamento foi desenvolvido através de questionários, entrevistas, gravações e anotações, também foram realizados momentos de palestras, debates, seminários, workshop.

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