Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO: UMA FERRAMENTA AUXILIADORA NA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA E DE INCENTIVO A CARREIRA DOCENTE

Palavra-chaves: AçõES DO PDVL, AULAS EXPERIMENTAIS, LICENCIATURA EM QUíMICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36941
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1727
    "inscrito_id" => 1292
    "titulo" => "EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO: UMA FERRAMENTA AUXILIADORA NA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA E DE INCENTIVO A CARREIRA DOCENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância e a contribuição das atividades experimentais de baixo custo no ensino de Química, uma vez que, os estudantes passam a compreender melhor o conteúdo, sem a necessidade de alto investimento para realização. O campo de pesquisa foi à escola Estadual Antônio Dias Cardoso, como campo de atuação dos membros do Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas, (PDVL) localizada no munícipio de Vitória de Santo Antão. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio participantes das ações do programa. O Show da Química é de suma importância no que confere a apresentar a química através de experimentos tornando-a mais atraente, pois os discentes de escola pública são levados ao Instituto Federal de Pernambuco, campus Vitória de Santo Antão, para participarem de uma realidade pouco vista em sala de aula, onde o ensino de química deixa de ser apenas teórico, e passa a interagir com o cotidiano, pois através da utilização de experimentos é possível elaborar diversas atividades que busquem contextualizar com o dia a dia, fazendo com que os estudantes passem a participar de forma mais efetiva. Sendo assim, no dia da visita guiada foi utilizado como metodologia o Ciclo da Experiência Kellyana, que visa os construtos do conhecimento através de cinco etapas: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Desta maneira, foi de grande percepção a evolução intelectual dos discentes a partir de sua chegada até o final da visita, pois os mesmos perceberam que o ensino de química vai além de quadro e piloto, e que as aulas podem não ser monótonas e tradicionais como veem costumeiramente. O show da química fez os estudantes despertarem o interesse para cursar a licenciatura em Química, para assim, aumentar o número de profissionais na área dessa ciência. Os resultados obtidos foram satisfatórios já que após as visitas guiadas vários estudantes tiveram o interesse de seguir a carreira docente, atingindo assim o objetivo do programa de atrair estudantes para seguirem à profissão de professor. Pesquisas dessa natureza são importantes para mudar à realidade vista nas escolas do País, além de contribuir para futuras discussões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AçõES DO PDVL, AULAS EXPERIMENTAIS, LICENCIATURA EM QUíMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1292_11092017101510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIGOR DIEGO FARIAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "HIGOR DIEGO"
    "autor_email" => "higordiego@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36941
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1727
    "inscrito_id" => 1292
    "titulo" => "EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO: UMA FERRAMENTA AUXILIADORA NA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA E DE INCENTIVO A CARREIRA DOCENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância e a contribuição das atividades experimentais de baixo custo no ensino de Química, uma vez que, os estudantes passam a compreender melhor o conteúdo, sem a necessidade de alto investimento para realização. O campo de pesquisa foi à escola Estadual Antônio Dias Cardoso, como campo de atuação dos membros do Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas, (PDVL) localizada no munícipio de Vitória de Santo Antão. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio participantes das ações do programa. O Show da Química é de suma importância no que confere a apresentar a química através de experimentos tornando-a mais atraente, pois os discentes de escola pública são levados ao Instituto Federal de Pernambuco, campus Vitória de Santo Antão, para participarem de uma realidade pouco vista em sala de aula, onde o ensino de química deixa de ser apenas teórico, e passa a interagir com o cotidiano, pois através da utilização de experimentos é possível elaborar diversas atividades que busquem contextualizar com o dia a dia, fazendo com que os estudantes passem a participar de forma mais efetiva. Sendo assim, no dia da visita guiada foi utilizado como metodologia o Ciclo da Experiência Kellyana, que visa os construtos do conhecimento através de cinco etapas: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Desta maneira, foi de grande percepção a evolução intelectual dos discentes a partir de sua chegada até o final da visita, pois os mesmos perceberam que o ensino de química vai além de quadro e piloto, e que as aulas podem não ser monótonas e tradicionais como veem costumeiramente. O show da química fez os estudantes despertarem o interesse para cursar a licenciatura em Química, para assim, aumentar o número de profissionais na área dessa ciência. Os resultados obtidos foram satisfatórios já que após as visitas guiadas vários estudantes tiveram o interesse de seguir a carreira docente, atingindo assim o objetivo do programa de atrair estudantes para seguirem à profissão de professor. Pesquisas dessa natureza são importantes para mudar à realidade vista nas escolas do País, além de contribuir para futuras discussões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AçõES DO PDVL, AULAS EXPERIMENTAIS, LICENCIATURA EM QUíMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1292_11092017101510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIGOR DIEGO FARIAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "HIGOR DIEGO"
    "autor_email" => "higordiego@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância e a contribuição das atividades experimentais de baixo custo no ensino de Química, uma vez que, os estudantes passam a compreender melhor o conteúdo, sem a necessidade de alto investimento para realização. O campo de pesquisa foi à escola Estadual Antônio Dias Cardoso, como campo de atuação dos membros do Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas, (PDVL) localizada no munícipio de Vitória de Santo Antão. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio participantes das ações do programa. O Show da Química é de suma importância no que confere a apresentar a química através de experimentos tornando-a mais atraente, pois os discentes de escola pública são levados ao Instituto Federal de Pernambuco, campus Vitória de Santo Antão, para participarem de uma realidade pouco vista em sala de aula, onde o ensino de química deixa de ser apenas teórico, e passa a interagir com o cotidiano, pois através da utilização de experimentos é possível elaborar diversas atividades que busquem contextualizar com o dia a dia, fazendo com que os estudantes passem a participar de forma mais efetiva. Sendo assim, no dia da visita guiada foi utilizado como metodologia o Ciclo da Experiência Kellyana, que visa os construtos do conhecimento através de cinco etapas: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Desta maneira, foi de grande percepção a evolução intelectual dos discentes a partir de sua chegada até o final da visita, pois os mesmos perceberam que o ensino de química vai além de quadro e piloto, e que as aulas podem não ser monótonas e tradicionais como veem costumeiramente. O show da química fez os estudantes despertarem o interesse para cursar a licenciatura em Química, para assim, aumentar o número de profissionais na área dessa ciência. Os resultados obtidos foram satisfatórios já que após as visitas guiadas vários estudantes tiveram o interesse de seguir a carreira docente, atingindo assim o objetivo do programa de atrair estudantes para seguirem à profissão de professor. Pesquisas dessa natureza são importantes para mudar à realidade vista nas escolas do País, além de contribuir para futuras discussões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.